terça-feira, 26 de julho de 2011

A história da música “We Will Rock You” no comercial da Pepsi

Acredito que "influenciada" pelo Rock in Rio, tempos atrás, lembrei de um comercial que fez grande sucesso na história publicitária, trata-se de We Will Rock You da banda Queen produzido pela empresa de refrigerantes Pepsi... Motivada por este pensamento, resolvi fazer aqueles meus passeios virtuais e mais abaixo, vocês podem ver o resultado de minhas pesquisas.

Abaixo, um pouco do que eu encontrei:



Na primeira pesquisa que eu fiz, vi que:

O comercial foi produzido em 2003 no Coliseu romano. O vídeo-clipe conta a história de um combate, que está prestes a acontecer, entre 3 jovens gladiadoras. Porém, para decepção do Imperador, quando elas saem no agito da multidão, ao invés de lutarem entre si, jogam as armas no chão, se recusando a lutar, olham umas para as outras e começam a cantar o sucesso we will rock you do grupo musical Queen. Depois, elas atiram as latinhas da Pepsi para os espectadores, e ao final do comercial, o Imperador cai em frente a um leão.

O desafio dos produtores, foi recriar o Coliseu e uma multidão de 50.000 no computador. As primeiras 5 linhas do Coliseu e as pessoas associadas foram filmadas de verdade e o resto é um "truque" tecnológico. O que tornou este um pouco mais difícil do que o cenário habitual, replicação de multidão, foi o fato de que eles ficaram relativamente perto, a uma resolução de cinema e com uma câmera panorâmica criar um grau justo de paralaxe. Foram filmados cerca de 50 figurantes contra uma tela verde e com alguns softwares inhouse espalhou ao redor do auditório aleatoriamente com deslocamentos aleatórios e correção de cores. O próprio auditório foi construído convencionalmente no computador com texturas do conjunto e as outras fotos filmado em Roma.

Já na segunda pesquisa, vi que:

Segundo a crítica da época, o comercial foi o mais caro da história, tendo a participação de Beyoncé Knowles, Britney Spears, Pink, Enrique Iglesias e os integrantes do Queen. Foi mencionado, também, que cada estrela teria recebido US$ 2 milhões pelo comercial.

No Brasil, a campanha foi exibida pela primeira vez, em 2004, num domingo, no intervalo do Fantástico e teve duração de 3 minutos.

A propaganda é uma citação de Gladiador, o filme estrelado por Russel Crowe, que ganhou Oscar de melhor filme em 2001. Britney, Pink e Beyoncé interpretam as gladiadoras que se envolvem numa emocionante disputa diante do imperador, personalizado pelo cantor espanhol Enrique Iglesias, filho de Julio Iglesias. E ao som de We Will Rock You da banda inglesa Queen, a Pepsi apresentou a assinatura "Arrisque mais. Viva mais".

E a marca que teve um alto investimento neste comercial, foi toda gravada em Roma, nos estúdios da Cinecittá, o mesmo onde o diretor Martin Scorcese filmou as cenas externas de Gangues de Nova Iorque. A propaganda teve ainda as participações de Brian May e Roger Taylor, guitarrista e baterista do Queen. A direção ficou a cargo de Tarsem Singh, o mesmo do filme A Cela, estrelado por Jennifer López.

O resultado de tanto investimento foi o sucesso que a marca apresentou no Brasil. De acordo com a pesquisa da Nielsen, somente em 2003 o crescimento foi de 24% e em fevereiro de 2004 chegou a 13,1%.

Outra manifestação da época, foi a frase que o guitarrista do grupo disse: "Vou morrer feliz", disse Brian May, guitarrista do grupo Queen. Ele ficou super contente com este comercial.

E mais abaixo, você poderá ver alguns vídeos:

Vídeo 1 (Making of oficial do comercial):


Vídeo 2 (vídeo-clipe do comercial):

Nenhum comentário:

Postar um comentário