Acredito que "influenciada" pelo Rock in Rio, tempos atrás, lembrei de um comercial que fez grande sucesso na história publicitária, trata-se de We Will Rock You da banda Queen produzido pela empresa de refrigerantes Pepsi... Motivada por este pensamento, resolvi fazer aqueles meus passeios virtuais e mais abaixo, vocês podem ver o resultado de minhas pesquisas.
Abaixo, um pouco do que eu encontrei:
Na primeira pesquisa que eu fiz, vi que:
O comercial foi produzido em 2003 no Coliseu romano. O vídeo-clipe conta a história de um combate, que está prestes a acontecer, entre 3 jovens gladiadoras. Porém, para decepção do Imperador, quando elas saem no agito da multidão, ao invés de lutarem entre si, jogam as armas no chão, se recusando a lutar, olham umas para as outras e começam a cantar o sucesso we will rock you do grupo musical Queen. Depois, elas atiram as latinhas da Pepsi para os espectadores, e ao final do comercial, o Imperador cai em frente a um leão.
O desafio dos produtores, foi recriar o Coliseu e uma multidão de 50.000 no computador. As primeiras 5 linhas do Coliseu e as pessoas associadas foram filmadas de verdade e o resto é um "truque" tecnológico. O que tornou este um pouco mais difícil do que o cenário habitual, replicação de multidão, foi o fato de que eles ficaram relativamente perto, a uma resolução de cinema e com uma câmera panorâmica criar um grau justo de paralaxe. Foram filmados cerca de 50 figurantes contra uma tela verde e com alguns softwares inhouse espalhou ao redor do auditório aleatoriamente com deslocamentos aleatórios e correção de cores. O próprio auditório foi construído convencionalmente no computador com texturas do conjunto e as outras fotos filmado em Roma.
Já na segunda pesquisa, vi que:
Segundo a crítica da época, o comercial foi o mais caro da história, tendo a participação de Beyoncé Knowles, Britney Spears, Pink, Enrique Iglesias e os integrantes do Queen. Foi mencionado, também, que cada estrela teria recebido US$ 2 milhões pelo comercial.
No Brasil, a campanha foi exibida pela primeira vez, em 2004, num domingo, no intervalo do Fantástico e teve duração de 3 minutos.
A propaganda é uma citação de Gladiador, o filme estrelado por Russel Crowe, que ganhou Oscar de melhor filme em 2001. Britney, Pink e Beyoncé interpretam as gladiadoras que se envolvem numa emocionante disputa diante do imperador, personalizado pelo cantor espanhol Enrique Iglesias, filho de Julio Iglesias. E ao som de We Will Rock You da banda inglesa Queen, a Pepsi apresentou a assinatura "Arrisque mais. Viva mais".
E a marca que teve um alto investimento neste comercial, foi toda gravada em Roma, nos estúdios da Cinecittá, o mesmo onde o diretor Martin Scorcese filmou as cenas externas de Gangues de Nova Iorque. A propaganda teve ainda as participações de Brian May e Roger Taylor, guitarrista e baterista do Queen. A direção ficou a cargo de Tarsem Singh, o mesmo do filme A Cela, estrelado por Jennifer López.
O resultado de tanto investimento foi o sucesso que a marca apresentou no Brasil. De acordo com a pesquisa da Nielsen, somente em 2003 o crescimento foi de 24% e em fevereiro de 2004 chegou a 13,1%.
Outra manifestação da época, foi a frase que o guitarrista do grupo disse: "Vou morrer feliz", disse Brian May, guitarrista do grupo Queen. Ele ficou super contente com este comercial.
E mais abaixo, você poderá ver alguns vídeos:
Vídeo 1 (Making of oficial do comercial):
Vídeo 2 (vídeo-clipe do comercial):
Nenhum comentário:
Postar um comentário