domingo, 17 de julho de 2011

Top 7: Filmes interessantes para Administradores de Empresas

Inspirada pelo post do site Administradores, elaborei uma lista com sete filmes que eu julgo serem importantes para qualquer profissional da área administrativa e até mesmo de outras áreas.

O bom do cinema é que além dele ser divertido, conseguimos "aprender" ótimas lições no sentido administrativo, sendo para aqueles que estão procurando seu primeiro emprego, estão empregados ou desejam uma "promoção", não há aliado melhor do que os exemplos demonstrados nos filmes.

Dos filmes que eu citarei mais abaixo, alguns deles são de opinião própria e outras do site Administradores com auxílio das sinopses extraídas do site Adoro Cinema. Outro detalhe é que dos que eu citarei (rosa), já assisti e os demais (verde), pretendo assistir.

Cena do filme "Amor sem Escalas" - Com George Clooney

Mais abaixo a listagem de filmes:

1 - Amor Sem Escalas (Up in the air, 2009)

Ryan Bingham (George Clooney) é um executivo que tem a função de demitir trabalhadores de empresas multinacionais. Por estar acostumado com o desespero e a angústia alheios, ele se torna uma pessoa fria. Além disto, Ryan adora seu trabalho. Ele viaja pelo mundo para executar este trabalho. 
Contudo, chega o dia que seu chefe contrata Natalie Keener (Anna Kendrick), que desenvolveu um sistema de videoconferência onde as pessoas poderão ser demitidas sem que seja necessário deixar o escritório. Este sistema, caso, seja implementado, põe em risco o emprego de Ryan e é aí que entra em cena um conflito entre gerência tradicional e gerência nova das escolas de negócios transformando relações. Diante disso, ele tenta convencê-la do erro que é sua implementação, viajando com Anna para mostrar a realidade de seu trabalho.


2 - O Diabo Veste Prada (The Devil Wears Prada, 2006)

Andrea Sachs (Anne Hathaway) é uma jovem que conseguiu um emprego na Runaway Magazine, a mais importante revista de moda de nova York. Nesta empresa, ela passa a trabalhar como assistente de Miranda Priestly (Meryl Streep), principal executiva da revista. Apesar da chance que muitos sonhariam em conseguir, logo Andrea  nota que trabalhar com Miranda não é tão simples assim.
O filme é divertido e interessante, pois a lição que ele tem é a "superação de expectativas", além de autenticiade, inovação e brilhantismo da protagonista. E detalhe: Eu gostei tanto deste filme que comprei o DVD para poder assistir quando eu quiser.


3 - O Último Imperador (The Last Emperor, 1987)

Baseado em fatos reais conta a história de Pu Yi (John Lone), o último imperador da China que subiu ao trono com apenas três anos de idade e viveu enclausulado na Cidade Proibida até ser deposto pelo governo revolucionário, enfrentando então o mundo pela primeira vez quando tinha 24 anos. Neste período se tornou plaboy, mas logo teria um papel político quando se tornou um pseudo-imperador da Manchúria, quando esta foi invadida pelo Japão. Aprisionado pelos soviéticos, foi devolvido à China como prisioneiro político em 1950. É exatamente neste período que o filme começa, mas logo retorna a 1908, o ano em que se tornou imperador.
O filme serve para mostrar o que o imperador passa para ser tornar um líder e com ajuda de uma "equipe" ele aprende, o reaprende e adquire um autoconhecimento para poder governar.


4 - Gandhi (Gandhi, 1982)

Após ser expulso da primeira classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi (ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações energéticas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos. 
É um bom filme para absorver lições sobre liderança.


5 - Vida de Inseto (A Bug's Life, 1998) 

O filme se passa em torno de uma colônia de formigas onde todos os anos, os gananciosos gafanhotos exigem parte da conheita feita durante a primavera e o verão que as sustentará no inverno. Mas quando Flick, uma formiga atrapalhada, derruba todo o suprimento juntado, os gafanhotos ameaçam destruir as formigas se elas não juntarem mais mantimentos para eles, com isso, as formigas são "forçadas" a pedir ajuda a outros insetos.
Para quem fez ou faz o curso de Administração de Empresas, poderá notar dois modelos organizacionais: o mecânico (o poder é centralizado e não há autonomia para criar, inovar ou arriscar) e o orgânico (o poder é descentralizado e há autonomia para tomar decisões, inovar e arriscar).


6 - Click (Click, 2006)

Michael  Newman (Adam Sandler) é casado com Donna (Kate Beckinsale), com quem tem Ben (Josepeh Castanon) e Samantha (Tatum McCann) como filhos. Michael tem tido dificuldades em ver os filhos, já que tem feito "horas extras" no escritório de arquitetura em que trabalha no intuito de chamar a atenção de seu chefe (David Hasselhoff). Um dia, exausto devido ao trabalho, Michael tem dificuldades em encontrar qual dos controles remotos de sua casa liga a televisão. Decidido a acabar com o problema, ele resolve comprar um controle remoto que seja universal, ou seja, que funcione para todos os aparelhos eletrônicos que sua casa possui. Ao chegar à loja Cama, Banho & Além ele encontra um funcionário excêntrico chamado Morty (Christopher Walken), que lhe dá um controle remoto experimental o qual garante que irá mudar sua vida. Michael aceita a oferta e logo descobre que o controle é muito prático, já que coordena todos os aparelhos. Porém, Michael logo descobre que o controle tem ainda outras funções, como abafar o som dos latidos de seu cachorro e também adiantar os fatos de sua própria vida.
A "lição" que o filme passa é que o sucesso na carreira é bom, mas a família não deve ser deixada em segundo plano por isso.


7 - Wall Street 1 - Poder e Cobiça (Wall Street, 1987)

Bud Fox (Charlie Sheen) é um jovem ambicioso corretor que trabalha no mercado de ações. Após várias tentativas ele consegue falar com Gordon Gekko (Michael Douglas), um inescrupuloso bilionário. Durante a conversa Bud sente que precisa dar alguma dica muito quente para ter a atenção de Gekko e então lhe fala o que seu pai, Carl Fox (Martin Sheen), um líder sindical, tinha lhe dito, que a Bluestar, a companhia aérea para a qual trabalha, ganhou um importante processo. Esta informação não foi ainda divulgada oficialmente, mas quando  isto acontecer as ações terão uma significativa alta. Gekki o adota como discípulo e logo Bud trabalha secretamente para Gekkp, abandonando qualquer escrúpulo, ética e meios lícitos, pois só quer enriquecer. Bud obtém sucesso, o que faz seu padrão de vida mudar. Além disto, se envolve com Darien Taylor (daryl Hannah), uma decoradora em ascensão, mas se os ganhos são bem maiores, os riscos também são.
Enfim, o filme, mostra o homem ganancioso e inescrupuloso que é capaz de fazer qualquer coisa por dinheiro.  "E mostra de forma clara, o perigo que é o tema do manejo da informação confidencial no mercado de valores, além de diferentes faces da liderança.

2 comentários:

  1. Olá amiguinha Barbie, passando só pra te desejar um FELIZ DIA DO AMIGO! Receba o meu abraço virtual. bjnhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, amiguinha,
    Muito obrigada pelo carinho!
    Feliz dia do amigo pra ti também!
    beijos e abraços virtuais. ;)

    ResponderExcluir