sábado, 20 de agosto de 2011

Edição especial dos livros da saga Crepusculiana e o significado de cada capa


Dos livros da série crepusculiana, da autora Stephenie Meyer e da editora Intríseca, tenho quase todos, exceto o quarto (Amanhecer), primeiro porquê, recentemente, comecei a ler Eclipse e depois porquê o livro com capa nova ainda nem foi lançado e já que eu comecei comprando pelas edições especiais, vou até o fim com elas. Enfim, aproveitando esta "introdução", comentarei aqui como a história começou, o significado das capas originais e sobre as capas novas desta agradável série.

Para quem ainda não conhece, a saga crepusculiana surgiu em 2003 de uma série de livros, lançados em 2005... Meyer conta que a história surgiu de um sonho que teve onde era uma garota vampira e havia um vampiro apaixonado por ela e que desejava o seu sangue. Baseada nesse sonho, a autora escreveu a transcrição do que  é, agora, o capítulo 13 do primeiro livro da série. Inicialmente, a história foi "proposta" como "trilogia", ou seja, três séries (Crepúsculo, Lua Nova e Eclipse), mas devido ao grande sucesso de vendas, a autora resolveu lançar mais uma série (Amanhecer) para a saga e atualmente, já está sendo escrito o 5º livro (Sol da Meia-Noite) da série. E, foi também, devido ao grande sucesso dos livros que resolveram transformar essas tão encantadoras séries em filmes.

Um vídeo ilustrativo das 4 sagas, porém com cenas, apenas, da 1º saga:


Confesso, que há um tempinho atrás, eu "não ligava" para a história da saga e achava toda essa história "muito adolescente", mas foi vendo o trailler da sátira (Os Vampiros que se mordam) que eu comecei a me interessar interessar pela história. Se bem que... eu não vi a sátira, resolvi primeiro assistir o filme para entender do que se tratava a "zoação" e daí pra "febre" de filmes e livros originais foi um pulo... E querem saber o que eu achei da sátira? Nada, pois ainda não vi, mas fica combinado assim: depois que eu ver, volto aqui para contar o que achei, certo!?

Mas para não fugir muito do tema inicial, mais abaixo finalizarei o post falando das novas capas dos livros que adquiri desde 2010 (só não me recordo do mês). E antes, falarei do significado das capas originais baseada em consultas que fiz, apenas para deixar, aqueles que ainda não conhecem a saga ou, pelo menos, para aqueles que querem conhecer melhor, um pouco mais interagidos sobre o assunto.


Parte I - Crepúsculo

Significado do nome: Edward gosta do Crepúsculo e diz isso à Bella no livro.
Significado da capa: A maçã na capa representa a fruta proibida no livro Gênesis, ou seja, simboliza o amor "proibido" entre Bella e Edward. Logo, amar um Vampiro é equivalente a morder uma maçã proibida.


Parte II - Lua Nova

Significado do nome: A capa e o nome Now Moon, não se refere, aos lobos. E sim quando o sol está no lado oposto da lua (de onde estamos), e por isso o lado iluminado da lua não  é visível da terra. Este é o tipo de noite mais escura.
Significado da capa: Lua Nova é o período mais escuro e sombrio da vida de Bella. E a flor sangrenta lembra um vestido de noiva sujo de sangue, por isso, pode significar o pedido de casamento que Edward faz a Bella, ou seja, se casar com um vampiro... isso pode ser tipo, noiva e sangue.


Parte III - Eclipse

Significado do nome: Eclipse refere-se aos sentimentos de Bella perante a Jacob, pois ela não tem certeza se quer a amizade ou o amor dele.
Significado da capa: O laço partido representa escolha, como no livro, onde Bella deve escolher entre seu amor pelo vampiro, Edward, e sua amizade com o lobo, Jacob Black. E, também, este laço representa a ideia de que Bella não pode se separar totalmente de sua vida humana.


Parte IV - Amanhecer

Significado do nome: Bella "acorda" para o mundo dos vampiros.
Significado da capa: Essa capa é uma metáfora para a progressão de Bella durante toda a saga. Ela começou como peão, a peça mais fraca no tabuleiro (ao menos fisicamente, quando comparada aos vampiros e lobos). E ela termina como a mais forte, a rainha. No final, é Bella quem traz a vitória para os Cullens.


Parte V - Sol da Meia Noite

Significado do nome: Edward não dorme, logo fica sempre acordado. A história contada neste livro será sobre o ponto de vista dele que é muito grande por pensar demais.
Significado da capa: Não tem capa ainda! Mas... porém... contudo... todavia, em minhas consultas, achei algo que poderá vir a ser uma capa. No entanto, não me atrevo a falar mais do que falei até o momento. Esperarei pelo lançamento do livro e volto para contar aqui.


Diante de toda esta linda história de amor não há como não se encantar, não é verdade?

Enfim... para finalizar, compartilho, as novas capas dos livros da saga crepusculiana - Edição Especial de Stephenie Meyer baseada nos filmes do cinema. As capas em questão tiveram lançamento, em edição especial, pela editora Intrísica, com posteres exclusivos e com capas movie-tie in.


Por enquanto, há três, até mesmo porquê Amanhecer está com previsão para chegar aos cinemas em novembro deste ano. Contudo, por uma coincidência eu não adquiri o quarto livro e não fiz, pois há pouco tempo comecei a ler Eclipse. Hmmm... de repente eu termino de ler o 3º livro, assisto o filme nos cinemas e logo logo eles lançam a edição especial de Breaking Dawn nas livrarias... daí sim, eu compro!

Ps1.: Cada um dos livros novos vem com posteres onde há citações.

Ps2.: sobre a edição especial da quarta capa, eu não duvido nadinha que nela tenham: Edward, Bella e Renesmee, e aí? Alguém palpita diferente?

2 comentários:

  1. rsrs, lançaram 2 capas pra amanhecer né, uma baseada em amanhecer parte 1 e outra baseada em amanhecer parte 2 ><

    ResponderExcluir