sábado, 13 de agosto de 2011

A história da carroça vazia

Uma ótima reflexão que recebi via e-mail.

A boca fala daquilo que o coração está cheio.

Certa manhã, meu pai, muito sábio, convidou-me a da um passeio no bosque e eu aceitei com prazer.
Ele se deteve numa clareira e, depois de um pequeno silêncio, perguntou-me:
- Além do cantar dos pássaros, você está ouvindo mais alguma coisa?


Apurei meus ouvidos alguns segundos e respondi:
- Estou ouvindo um barulho de carroça.
E ele, meu pai, complementou:
- Isso mesmo, e de uma carroça vazia.
Pergunte-lhe então:
- Como o senhor sabe que a carroça estava vazia, se ainda não a vimos?
- Ora, respondeu ele, é muito fácil saber se uma carroça está vazia por causa do barulho.
- Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que ela faz.


Tornei-me adulto, e até hoje, quando vejo uma pessoa falando demais, tratando o próximo com grossura, prepotente, interrompendo a conversa dos outros ou querendo demonstrar que é dona da verdade, tenho a impressão de ouvir a voz do meu pai, dizendo:
"Quanto mais vazia a carroça, maior é o barulho que ela faz..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário