quarta-feira, 3 de agosto de 2011

LiveMocha, a rede social para aprender idiomas

Fontes de consultas e informações: LiveMocha Google 

Aproveitando o modismo das redes sociais, hoje vim recompartilhar uma informação a respeito de uma que internacional que é very cool, pois permite aos usuários aprenderem outros idiomas, interagindo com outras pessoas para como posso dizer... ah! treinarem o que aprenderam. Tomei conhecimento dela, primeiro através de meu pai e depois, em abril deste ano, através de minha prima.

O LiveMocha é a primeira rede social de aprendizado de idiomas on-line do gênero. Sendo composta por lições divertidas e interativas que se adequa ao ritmo certo de cada usuário. O site permite, ainda, que o usuário acompanhe o seu progresso e atinja suas metas com as ferramentas disponíveis. Detalhe: O serviço é gratuíto, mas existem opções pagas (Premium) para alguns cursos, nas quais o usuário conta com recursos adicionais, como tutores oficiais, possibilidade de download de arquivos e textos que explicam a gramática da língua estudada.

A comunidade foi criada em Seatle, em 2007, nos Estados Unidos, sendo perfeita para quem precisa ou, simplesmente, deseja se aperfeiçoar em um outro idioma. Baseada no conceito de colaboração, o serviço põe o usuário em contato com aqueles que desejam aprender com os nativos de cada idioma. A rede disponibiliza atualmente onze idiomas (Inglês, Italiano, Espanhol, Português (Brasil), Francês, Híndi, Alemão, Islandês, Mandarim, Japonês e Russo). Assim como nos cursos regulares e presenciais, as lições abrangem leitura, compreensão e expressão oral, escrita e gramática. O diferencial está nas ferramentas que permitem que o usuário submeta textos ou áudios à correção de outros membros. Além disso, o LiveMocha traz todas as outras características de uma rede social convencional. Isso permite aos usuários encontrarem internautas nativos em outros idiomas, que não os 11 que já estão no banco de dados do site - de Filipino a Tailandês; de Sueco a Birmali; etc.

(na primeira imagem, "início" com indicação de usuários on line - possíveis amigos, e na segunda, "perfil" com informações do usuário - sobre você)
Obs.: para ver a imagem melhor, clique em cima da mesma.

Os cursos apresentados no LiveMocha, abrangem desde o nível básico até o nível pré-intermediário, permitindo que qualquer pessoa com uma leve noção do idioma inglês tenha acesso a ele, Sua forma diferente de ensinar e a promoção de comunicação entre os usuários fazem toda a diferença.

A melhor vantagem deste serviço é que ele conta com tradução para o português e pode ensinar desde os primeiros passos aos iniciantes até noções avançadas em diversas línguas simultâneas. Serviço indicado, principalmente, para as pessoas iniciantes em qualquer um dos idiomas, possibilitando novas culturas e criação de um diferencial de maneira simples.

Obs a parte: Eu, particularmente, só me cadastrei e escolhi o idioma Inglês, porém, ainda, não "aprendi" a utilizar o site, mas com certeza, pretendo utilizar este serviço com muita freqüência. Por enquanto, só fiz alguns passeios pela internet, apenas para entender melhor como esta "nova" rede social funciona.

Ps.: Para entrar no site é só se cadastrar, clicando aqui.

5 comentários:

  1. Barbie
    é sempre bom saber esse tipo de notícia. Embora ainda não veja ainda a necessidade de aprender outro idioma. É bom saber!
    Muito legal...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Nestor! E eu vou te confessar que embora eu esteja cadastrada lá, ainda não usei, deixei-o "adormecido" para o caso de precisar. ;]
    Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar, mas ideia é bem interessante. Gostei!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite minha querida amiga Barbie! Minha amiga, não conhecia essa rede social, bem interessante, depois vou fazer uma visita para ver como funciona. Hoje para muitas profissões é necessário um segundo idioma... Bela dica minha amiga, adorei conhecer!!!
    Tenha uma noite maravilhosa e abençoada!
    Abraços e muita paz!!! :)

    ResponderExcluir
  5. @Larissa Bohnenberger sim sim... com certeza! Nada melhor do que aprender um idioma com quem melhor entende e, ainda, poder ensinar quem tem interesse no nosso como uma "troca de favores"! ;] Abraços e tudo de bom!

    @Dú Pirollo Ah! faça sim, ele é muito bom! E nem fala, quem tem um segundo idioma sempre se destaca entre os demais no mercado de trabalho. ;D Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir