quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Os últimos serão os primeiros: Brasil, o País do futuro!

Nunca se falou tanto em crise financeira mundial, economia e Brasil ao mesmo tempo... por tanto tempo... e este último, por incrível que pareça tem acumulado pontos positivos sobre todo o contexto.

Em março deste ano, ao visitar uma de minhas redes sociais, vi um vídeo, no perfil de um ex-professor universitário, que chamou minha atenção, o título tinha o nome de "O Brasil na visão dos Americanos (Reportagem da TV Americana)." Resolvi assistir o vídeo e gostei tanto do conteúdo que na época, postei em meu antigo blog. E, hoje, estou repostando aqui por se tratar de um assunto que continua sendo atual.

Abaixo, o vídeo americano:



O vídeo, acima, é do programa com o nome de 60 minutos da TV CBS americana, porém a duração da reportagem é de 13 minutos. Esta reportagem, fala, sobretudo, que o atual desenvolvimento econômico no Brasil tem demonstrado credibilidade. Mais abaixo, falarei um pouco do conteúdo deste vídeo.

O repórter, destaca, logo no começo, que o Brasil foi o último país a entrar na grande recessão e o primeiro a sair dela, com disposição a passar a França e a Inglaterra como a 5º maior economia do mundo, dizendo ainda que, talvez, o presidente seja o político mais popular do planeta. Destaca, também, que com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o Brasil fará sua grande entrada no cenário global.

Seguindo com a matéria, o repórter vai narrando comparações do futebol com centro financeiro; samba e carnaval com commodities da indústria de gado; e praias como a "melhor" visão... E é neste momento que entra Eike Batista... Eike, fala sobre o crescimento do PIB entre outros assuntos.

Interessante, também, foi a comparação que o repórter fez de Brasília à cidade futurista dos Jetsons. E isto é uma verdade que eu já pude comparar de perto.

E numa conversa com Lula, o ex-presidente fala sobre o "segredo" do sucesso político como sendo a arte de fazer o óbvio, porém alguns insistem em fazer diferente. Lula, fala, também, sobre "o desafio" de Dilma Rousseff como uma continuação positiva.

O repórter, narra que há alguns "poréns", como o jeitinho brasileiro, a nossa tolerância a corrupção e a aceitação às altas taxas.

Eduardo Bueno (cartunista e Best Seller de livros de história brasileira), não considera, ainda, o Brasil como um país sério... mas talvez, o problema não esteja, apenas, no país, mas sim com as pessoas... a educação dessas pessoas... Se bem que, Bueno fala: "As pessoas dizem que farão algo e, simplesmente, não o fazem." E ele não mentiu, pois eu mesma, vez ou outra, passo por esta situação e acho muito chato... Enfim, quando as pessoas começarem a tomar atitudes sinceras, ou seja, cumprirem suas promessas, essa "impressão" muda.

O vídeo fala, ainda, sobre a pacificação de favelas como uma revolução positiva para a solução da pobreza brasileira.

E no final, o repórter narra que: "Economistas da Goldman Sachs prevêem que juntamente com o Brasil, a China, a Rússia e a Índia, dominarão a economia do século 21. Se isso acontecer, o Brasil será uma superpotência diferente, aquela que preferirá o amor à guerra. Não possuidor de arsenal nuclear e contribuindo com forças aliadas em 1944, o Brasil é um país pacífico desde 1870."

E o vídeo se encerrou nisso... Mas o tempo foi passando e pelo cenário econômico que eu tenho acompanhado desde então, o Brasil continua indo muito bem. Prova disso é que dias atrás assistindo ao Jornal Nacional, falaram algo similar, citando que no ranking de atração de investimento externo, o Brasil saltou para o 5º lugar, "pulando" 10 posições de 2009 à 2010. Acredito que se continuarmos assim, finalmente seremos o "País do futuro"!

2 comentários:

  1. NOSSA E BOM SABER QUE O NOSSO BRASIL
    NÃO TA TAO RUM ASSIM GOSTEI VAI BRASIL.
    UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Luiz Scalercio! "Nossa vez", finalmente, está chegando! ;] Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir