quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Gerações... X Y Z... Qual é a sua?


Eles querem mudar o mundo... Nos últimos 60 anos, três gerações marcaram época, mudando valores e jeito da sociedade pensar. Agora é a vez da "abusada" Geração Y. E quem nunca ouviu falar da Geração Y


Para aqueles que ainda não tem conhecimento do que se trata o assunto... Mais abaixo, há conceitos sobre a Geração Y, que por sinal é a qual eu pertenço, além de conceitos das gerações anteriores e das posteriores. No final finalizarei com um vídeo e alguns links.


 Tradicionais (até 1945): É a geração que enfrentou uma grande guerra e passou pela grande Depressão. Com os países arrasados, precisam reconstruir o mundo e sobreviver. São práticos, dedicados, gostam de hierarquias rígidas, ficam bastante tempo na mesma empresa e sacrificam-se para alcançar seus objetivos.



Baby-Boomers (1946 a 1964): São os filhos do pós-guerra, que romperam padrões e lutaram pela paz. Já não conheceram o mundo destruído e, mais otimistas, puderam pensar em valores pessoais e na boa educação dos filhos. Têm relações de amor e ódio com os superiores, são ficados e preferem agir em consenso com os outros.



Geração X (1965 a 1977): Nesse período, as condições materiais do planeta permitem pensar em qualidade de vida, liberdade no trabalho e nas relações. Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação já podem tentar equilibrar vida pessoal e trabalho. Mas, como enfrentam crises violentas, como a do desemprego na década de 80, também se tornaram céticos e superprotetores.



Geração Y (a partir de 1978 a 1995): Com o mundo relativamente estável, eles cresceram em uma década de valorização intensa da infância, com internet, computador e educação mais sofisticada que as gerações anteriores. Ganharam autoestima e não se sujeitam a atividades que não fazem sentido em longo prazo. Sabem trabalhar em rede e lidam com autoridades como se fossem um colega de turma.



Geração Z (a partir de 1996 a 2010): São ainda mais ligados à alta tecnologia num mundo globalizado e interconectado, sendo menos deslumbrados que a Geração Y, pois sentem-se integrados à tecnologia. Podem ser definidos como geração digital. A letra "Z" vem do termo zapear, que ao pé da letra significa mudar freneticamente os canais de TV, hoje digital e interativa. Essa garotada muda de um canal para outro, vai da internet para o telefone, do telefone para outro aparato tecnológico qualquer e retorna novamente à internet - já que estudo, diversão e até relações se constroem virtualmente -, e assim como troca de canal também pode mudar sua visão de mundo. Garotas e garotos da Geração Z, na maioria, nunca conceberam o planeta sem computador, internet e celular. Mas eles acreditam num mundo de igualdade e creem que homens e mulheres são, de fato, iguais em direitos.

Já há conceitos falando sobre as gerações que vem depois das citadas acima e li por aí que a denominação de cada uma está se dando a cada 10 anos, diminuindo o espaço entre uma e outra, assim como as mudanças do atual mundo que estão cada vez mais rápidas... Porém, nada muito definido... Mas e você? Identificou a sua? E a de seus filhos (se tiver), pais e avós?

Mais abaixo, um vídeo explicativo sobre algumas delas:



Quer saber mais, então clica no links:
(Jornal da Globo - Série Especial)

 Gerações (Parte IV) (aqui fala sobre o FaceBook)

E no link abaixo, outras informações interessantes:


Bem... agora me deêm licença que eu vou atualizar minhas redes sociais, terminar de fazer minhas unhas, para o Rock In Rio, enquanto termino de assistir a novela A Vida da Gente, escutando música... =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário