quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Google traduz conversas no celular em tempo real

Foi em janeiro deste ano que eu soube desta notícia e através daqueles meus passeios virtuais... E por falar nesses passeios, já tem um bom tempo que eu não faço. Mas voltando ao assunto do título desta postagem, onde diz que o Google lançou um aplicativo capaz de traduzir conversas de celulares em tempo real, hoje eu fiz novas consultas e descobri mais informações. Abaixo, mais detalhes da matéria.


A primeira vez que eu soube desta notícia foi pelo Jornal Extra, onde dizia que o Google tinha lançado uma novidade para celulares com o sistema operacional Android.

A ferramenta conhecida por "Conversation Mode" (modo de conversa), ouve a frase que uma pessoa fala ao celular, faz a tradução e repete o conteúdo em som alto, permitindo que o usuário do outro lado da linha ouça o conteúdo em sua própria língua. Contudo, como a versão está em fase experimental, ainda é sensível a ruídos, sotaques carregados e pronúncias muito rápidas, funcionando apenas para inglês e espanhol sem previsão de quando a ferramenta ficará disponível para os demais idiomas.

A novidade, já tinha sido demonstrada em uma conferência (Feria de Telecomunicações - IFA) em Berlim, na Alemanha, em setembro de 2010, e foi previsto que em alguns meses estaria disponível para os consumidores usuários de smartphone Android.

Em testes feitos pela equipe do "Digital & Mídia" em um smartphone Android (Sony Ericsson Xperia X10 mini pro), o aplicativo solicitou instalação de bibliotecas adicionais e de um primeiro módulo chamado "SpeechSynthesis Data Installer", que se instala com sucesso no cartão micro SD de memória. Já o segundo módulo, de conversão estendida de texto em voz, consta como não encontrado no Market - a loja de aplicativos do Andriod.

Segundo o Google, a maioria dos usuários da ferramenta tradicional Translate em celulares Androids - sem o modo de conversa - vem de fora dos EUA e o uso diário já atinge 150 países, "da Malásia ao México e à Moçambique. Translate reconheceu 53 línguas, entre ela so português.

Nas novas consultas que eu fiz hoje, pelo site da UOL, vi que em fevereiro, este aplicativo foi lançado para usuários de iPhone, sendo capaz de reconhecer falas e escritas em 15 idiomas e pode traduzí-las para 50 idiomas.

5 comentários:

  1. nossa que legal essa informação, adorei
    trendluxo.com.br

    ResponderExcluir
  2. sim sim, Any Brasil... principalmente para quem não domina outro idioma. Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. A Tecnologia avança com uma velocidade assustadora! Não dá sem para imaginar o que vem depois disso.

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Boa noite minha querida amiga Barbie!!!
    Ótima notícia minha amiga, é o google inovando mais uma vez, aos poucos eles vão encampando todo tipo de serviços virtuais, vão comprando, produzindo e encampando uma porção de serviços e utilitários para nos ajudar. Essa tecnologia que você nos apresenta é muito promissora, poder conversar com as pessoas sem conhecer a língua é maravilhoso, vamos aguardar os aperfeiçoamentos. Valeu minha amiga, adorei!
    Tenha uma noite abençoada e feliz!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  5. @Nestor é verdade, temos que nos atualizar constantemente para não correr o risco de ficarmos desinformados. Abraços e tudo de bom!

    @Dú Pirollo sim sim... com certeza! É ideal para quem não pôde fazer um segundo idioma, assim "todos" podem se comunicar com mais facilidade. Agora é esperar a nossa vez e as futuras melhoras. Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir