terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Jô Soares entrevista José Alexandre Bastos

Há quase duas semanas atrás, dia 16 de dezembro de 2011, passou na Rede Globo o último programa do Jô Soares e posso dizer que fechou com chave de ouro, pois os entrevistados eram excelentes.

Os entrevistados do programa foram: o Roger Ricco, falando sobre ser cantor e ex-jogador do pior time de futebol do mundo, o Ibis, o neurologista, que me chamou atenção e será assunto deste post, José Alexandre Bastos, falando sobre discalculia, um problema que faz com que certas pessoas não consigam aprender Matemática, além disso ele é autor do livro "O cérebro e a matemática" e por fim, o animador cultural João Luiz de Souza, conhecido como João do Corujão, um insone que sempre gostou de livros e por conta dessa insônia começou a frequentar livrarias com pessoas que sofriam do mesmo problema, além disso ele tem costume de distribuir, gratuitamente, livros às pessoas.

Mas voltando ao Doutor José Alexandre, num bate-papo descontraído sobre a dificuldade com a Matemática do ponto de vista neurológico, numa definição básica, ele disse ao Jô que...
"Discalculia é o rendimento abaixo do esperado em Aritmética em pessoas com inteligência normal e quem tem uma dificuldade específica no aprendizado da matemática. Isso pode ser nas tabuadas, nos fatos aritméticos e até nos procedimentos."
O médico explicou, ainda, que muitas pessoas podem ter dificuldades com a Matemática, mas isso não quer dizem que elas tenham discalculia. Eu, por exemplo, tenho o mesmo "problema" do Jô, ou seja, eu só era boa aluna em Matemática se o professor fosse bom, do contrário... eu era uma derrota! Mas para a minha sorte, isso aconteceu em algumas séries escolares, pois na faculdade, só tive bons professores, tanto que só tinha notão, meus amigos achavam que eu era "a inteligente".

Mais abaixo, a entrevista:

2 comentários:

  1. Oi, minha querida amiga Barbie, boa noite!!!
    Minha amiga, que bela postagem, não assisti ao programa neste dia, bem interessante essa dificuldade com a matemática. Não conhecia essa doença discalculia, pessoas com inteligência normal e dificuldades apenas na matemática, agora faz sentido e dá para entender aqueles amigos de escola que iam muito bem nas outras matérias mais eram uma negação na matemática. Valeu minha amiga, assisti ao vídeo e aprendi mais um pouco!
    Tenha uma noite maravilhosa e abençoada!
    Abraços e muita paz!!!
    Feliz 2012!!!

    ResponderExcluir
  2. É verdade, Dú! Afinal, ninguém sabe "tudo"! ;] Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir