quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Passeios natalinos cariocas

O Rio de Janeiro pode ter lá seus defeitos, mas não deixa a desejar quando se trata do título que recebe... título de ser a cidade maravilhosa.

A cidade carioca é, indubitavelmente, linda e "completa", pois tem de tudo um pouco, com lugares que agradam a qualquer gosto... para os baladeiros o que não faltam são casas noturnas; para os cultos tem museus, teatros, para os religiosos tem igrejas; para os praieiros tem as praias e por aí vai, sem contar nos principais cartões postais que são o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, pois vir ao Rio e não visitar esses dois lugares é o mesmo que comer pão sem manteiga ou tomar chá sem açúcar. Detalhe: Eu conheço 100% dos principais pontos turísticos cariocas e recomendo todos. O encanto e a diversão, são garantidos!

E como toda boa cidade turística, quando o período natalino se aproxima, surgem uma infinidade de passeios e exposições interessantes e dentre esses "passeios e exposições turísticas" três deles me encantaram neste ano, contudo acredito não se possível ir a todos, mas pelo menos um deles, irá entrar para a minha galeria de visitação e após esse acontecimento, volto aqui para compartilhar os detalhes.

O primeiro deles, é o CowParade, uma espécie de exposição de arte pública internacional que foi apresentada nas principais cidades do mundo. As esculturas das vacas são em fibra de vidro, decoradas por artistas locais e distribuídas pelas cidades, em lugares públicos como estações de metrô, avenidas importantes e parques. Após a exposição, as vacas são leiloadas e o dinheiro é entregue a instituições de caridade. Elas estão em exposição nas ruas desde o dia 02 de novembro e ficam até 20 de dezembro.

Pin-up Cow

O segundo, é o Festival de Presépios, uma espécie de evento que apresenta obras de artistas de cinco estados brasileiros que são: Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, montados com diversos tipos de materiais. Esse festival foi considerado pelo público e pela mídia como o melhor evento de arte de rua do Rio de Janeiro dos últimos tempos. E, também, foi considerado como a maior exposição de presépios artísticos em tamanho grande a céu aberto do mundo, com obras exclusivas de artistas brasileiras. O festival foi aberto ao público em 03 de dezembro no Parque do Jardim de Alah, em Ipanema, na zona sul da cidade e ficará em exposição até o dia 25 de dezembro.

Presépio em ferro oxidado

E o terceiro e último, é a Árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, uma espécie de inauguração comemorativa para abertura das festas natalinas que conta com a maior árvore flutuante do mundo, com altura recorde de 85 metros montada desde 1996. Este ano a árvore foi inaugurada no dia 26 de dezembro com shows e fogos de artifícios e ficará na Lagoa até o dia 6 de janeiro de 2012.

Inauguração de 1 de dezembro de 2007

Ps.1: Não poderia deixar de mencionar que os três passeios, citados acima, são gratuitos.
Ps.2: E no futuro voltarei para contar se fui em um, em alguns ou em todos eles.

3 comentários:

  1. Ahhh, eu imagino como deve ser show, ter acesso a tudo isso!!! Da exposição com as vaquinhas, já ouvi falar, da árvore tbm, mas dos presépios foi a primeira vez, que show!
    Liiiinda essa foto de 2007!!!

    Bjoka!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Barbie.. bom dia querida!
    Hoje estava mesmo pensando em ir a um lugar maravilhoso que despertasse toda a magia do natal..Então recebo o e-mail do seu site, abro e pronto: a resposta chegou!!! e bem rápido por sinal!
    Adorei as sugestões e pretendo seguí-las, pois preciso sair um pouco da minha cidade, esquecer o trabalho e os problemas para mergulhar no clima de Natal.
    Obrigada Barbie, você me me encheu de ideias! Agora vou me organizar para começar a arrumar as malas!! ÊBA!!!
    Beijos linda!!!

    ResponderExcluir
  3. @Lidi Nem fale, por aqui o que não falta é opção para passear... Sobre os presépios, estão começando a ter um destaque maior este ano mesmo. Obrigada pelo elogio! ;] beijusss e tudo de bom!

    @Adriana Helena Nossa, que maravilha! Fico feliz por ser a "responsável" dessa resposta. ;] E garanto que você não se arrependerá, pois tanto as pessoas quanto a cidade tem cordialidade e encanto, respectivamente.

    ResponderExcluir