terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Top 7: Dicas para um LikedIn mais eficaz

No começo do ano, fazendo uns passeios pela internet, achei dicas, no site do Jornal O Globo, que julguei valiosíssimas para a carreira profissional de quem está dentro (subir na carreira) ou fora (ser recrutado) do mercado de trabalho. São dicas sobre o "currículo" do futuro.

Abaixo, as informações da matéria:

Se seu perfil do LinkedIn anda meio parado? 
Você está perdendo oportunidades preciosas de colher bons frutos? 
Que tal plantar novas sementes? 

O site americano Glassdoor.com, especializado em carreiras, sugere que o usuário comece tirando as descrições batidas, que foram identificadas por analistas como os termos mais usados na rede social de trabalho, como:

experiência comprovada; perfil inovador; profissional motivado e orientado para resultados; boa dinâmica em trabalhos em equipe; solucionador de problemas e empreendedor.

 Sendo assim , siga estes sete passos para um LinkedIn mais eficaz:


1 . Adicione um pouco de brilho e entusiasmo. Escolha com cuidado o que vai dizer sobre si mesmo. Se você não tiver certeza do que adicionar, dê uma olhada na página de profissionais com histórias de trabalho semelhantes para ver o que eles usam. O material deve ser elaborado com informações de sua carreira e experiência. Depois que você terminar, execute a verificação ortográfica em cada seção.

2 . Adicione uma foto profissional. Ela vai acabar sendo útil em outras situações também. O sorriso e o olhar devem ser esperançosos e cheios de energia. Isso tem impacto e mostra personalidade. Essa foi uma das ideias mais sugeridas numa pesquisa do LinkedIn sobre como aprimorar seu perfil.

3 . Enriqueça o resumo sobre você. Esta área permite que o usuário dê detalhes sobre quem é, o que representa no mercado de trabalho e no que é melhor. É um lugar onde se pode destacar pós-graduações, prêmios profissionais e outros destaques que irão aguçar a curiosidade das pessoas para saber mais sobre você.

4 . Seja detalhista. A especialista em carreiras americana Susan Ireland sugere apontar suas conquistas profissionais, o trabalho em equipe e a inovação. "Dê exemplos", diz ela. "Detalhes e especificidades vão fazê-lo sobressair". No entanto, recomenda a consultora, evite especificar anos de experiência se o total faz você "parecer um dinossauro em sua empresa", sugere Susan. Nesse caso, basta dizer que tem mais de 10 anos de experiência na área.

5 . Adicione resultados de seu trabalho através de estatísticas ou descrições das soluções implementadas. Esta é uma maneira de dizer aos empregadores o que você pode fazer por eles. Não tem certeza se seus resultados são impressionantes? Fale com um amigo. Se eles surpreenderem seu amigo, então, devem ser incluídos.

6 . Obtenha recomendações entusiasmadas. Procure a partir de pessoas - executivos em posições de liderança e clientes - de seu atual círculo profissional. Se todas as recomendações são provenientes de colegas de empregos que você ocupou três ou mais anos atrás, as pessoas podem perguntar por que você não está conquistando a admiração em seu atual posto. "Quanto mais, melhor!", escreve o especialista em redes sociais Neal Schaffer em seu novo livro "Understandind, Leveraging & Maximizing LinkedIn".

7 . Adicione conteúdos que pareçam relevantes para você e seus objetivos de carreira. Ávidos leitores podem compartilhar seus livros favoritos. Você pode postar um vídeo de si mesmo que notabilize seu desempenho ao falar. Anexe o seu currículo e disponibilize-o para os recrutadores, se você estiver procurando trabalho. Confira, no blog de Susan Ireland, o psot "Usando o LinkedIn" outros recursos simples que podem ser valiosos.

Depois de terminar todas as atualizações, leve um tempo conferindo seu novo perfil profissional on-line. Em seguida, coloque um lembrete em sua agenda: e fazer tudo de novo num período de seis a noves meses.

Também não se esqueça de fazer "pequenas boas ações". O consultor e autor de best-sellers sobre a nova geração de profissionais Lindsey Pollak sugere, num post em seu blog, que o usuário felicite contatos pelo novo emprego ou partilhe os seus conhecimentos e ideias na seção de respostas, respondendo às perguntas dos demais. Não se esqueça, neste caso, de ler as respostas dos outros primeiro: o importante é se diferenciar e agregar valor ao que está lá, Schaffer lembra.

Curiosidades a parte, segundo o Diretor do LinkedIn para a América Latina: Desde março deste ano, o linkedIn já atingiu a marca de 3 milhões de membros no Brasil. E entre os membros, há executivos de todas as companhias presentes na lista Fortune 500, além de 69 empresas da Fortune 100. Sendo assim, o LinkedIn está mais preparado do que nunca para conectá-lo a profissionais em todo o mundo, fornecer insights da indústria em que você atua e ajudá-lo a encontrar sua próxima oportunidade.

E, hoje (6 de dezembro de 2011), recebi um e-mail do diretor brasileiro desta rede (Osvaldo Barbosa de Oliveira), onde continha a informação de que o LinkedIn abriu o primeiro escritório na América latina, em São Paulo, Brasil e já ultrapassam a marca de 6 milhões de usuários no país. O objetivo deles é expandir a equipe no Brasil aumentando a quantidade de profissionais cadastrados, já que os brasileiros estão num momento em que sua influência na economia global está aumentando.

E para finalizar, segundo o G1, no Canadá e nos EUA, o LinkedIn é o site preferido de 93% dos recrutadores. E eu descobri ainda que existem recursos, dentro de seções, onde é possível interagir com atualizações do Twitter e do WordPress (a melhor plataforma para blog na internet) no site.

7 comentários:

  1. Hummm, ótimas dicas!!! A forma de apresentar o currículo muda tanto, quando penso em me candidatar para uma vaga fico super perdida!

    Beijooo flor!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Sim sim, Lidi... isso é essencial, tudo começa por ele, às vezes nem adianta ter "Q.I." se o currículo não for bom. abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Oiiii amiga obrigado pela sua dica vou pesquisar tentar elaborar um bom currículo!!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  4. Por nada, Mundo Virtual! Boa sorte e sucesso! *-*"
    Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Barbie
    tenho um perfil no Linkedin mas uso ele mais para divulgar links do meu blog rsrsrsrs! Essas dicas foram um tapa ni minha cara, para que o torne mais profissional, aliás, é como deve ser!

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Gatinha Barbie, vou usar muito essas suas dicas, por isso adicionei aos favoritos para ler com mais calma e fazer tudo certinho. Obrigado pelas dicas!
    Um beijão bonequinha!!!

    ResponderExcluir
  7. (risos) é verdade, Nestor... o perfil do LinkedIn deve ser sério! Abraços e tudo de bom!

    @Aurelio Por nada! Desejo sucesso em suas atualizações lá do perfil LinkedIn... ;] Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir