terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Aparelho ortodôntico de porcelana

Ainda em minha adolescência, coloquei o meu primeiro aparelho ortodôntico na boca, na época ele era metalizado... Passei por alguns problemas na época, entre eles, foi necessário mudar de médico umas 4 vezes e por fim, decidi retirar o aparelho, deixando a "boca livre" por uns 2 anos. 


A cerca de 1 ano, precisei recolocar o aparelho na boca, para continuar o tratamento, sendo que desta vez, coloquei de porcelana e ele já é o terceiro aparelho... Esse aparelho, é super discreto e ao contrário do que se pensa ou falam, ele não é mais frágil ou menos eficaz do que o de metal, mas vou confessar, que nenhum deles é agradável e eu só tinha essa ideia na adolescência, lembro-me que na época, nos primeiros 2 anos, eu achava aquele sorriso metalizado o máximo.


Foi muito difícil conseguir este novo tratamento com um aparelho de porcelana, mas eu consegui e espero que no fim eu consiga pelo menos resolver os problemas deixados pelo antigo tratamento e eu até já desisti da estética, quero só alívio dos incômodos.

Sobre os "problemas", ainda não posso comentar, talvez quando o segundo e espero ser o último tratamento, terminar, eu compartilhe com vocês a situação por completo.

Comentários a parte 1: O meu conselho para quem deseja colocar um desses na boca, é sempre fazer uma pesquisa antes... pesquise com pessoas que usam e de preferência com as que já usaram. Ah! e vá num ortodontista indicado.

Comentários a parte 2: E o que não se pode esquecer é de aumentar os cuidados com relação a limpeza dos dentes, pois se não tiver cuidado, certamente os dentes ficarão feios e o pior, com a saúde bucal comprometida, com possíveis cáries, tátaros, etc. O ideal, é utilizar além da escova de dente, pasta de dente, o fio dental e flúor, usar uma escova de dente interdental e passa fio (uma espécie de "agulha" de plástico que auxilia no uso do fio dental). Ah! e continue visitando o seu dentista, pois nem sempre o ortodontista irá te avisar se aparecer uma cárie ou tártaro em seu dente.


8 comentários:

  1. Barbie
    é vivendo e aprendendo! Apesar de minha esposa ser aux. de Saúde Bucal, não sabia que existia esse tipo de tratamento. É muito importante saber sobre isso afinal, nunca sabemos quando iremos precisar e se iremos precisar!


    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maravilha, Nestor, fico feliz por ter compartilhado uma informação necessária e de certa forma "nova". Abraços e tudo de bom!

      Excluir
  2. Eu vou colocar essa semana o aparelho de porcelana, voce que o tem, te pergunto vc acha que tem muita diferença com o de safira, eu sinceramente acho que não...vou colocar por estetica mesmo,espero que fique bem natural...

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Florzinha, para efeito de funcionalidade e resultado não tem diferença, só que, no meu caso, o ortodontista não substitui o breckt no caso dele quebrar ou partir só na pontinha, ele só faz substituição quando descola e perde. Falo isso, pois ele promete trocar e nunca troca... os de porcelana são bem mais frágeis e podem partir depois de um certo tempo, já os de metal, no máximo descolam. Mas tirando isso, o resto é igual e o aparelho é bem discreto. ;)

      Excluir
  3. Oi queria saber qunto voce pagou para colocar o aparelho e quanto voce paga mensal todo mes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei pelo plano e não sei qual seria o valor. Lamento não poder ajudar.

      Excluir
  4. Às 08h00 de hoje um leitor, fez-me a seguinte pergunta:

    Oi,
    Você disse que colocou pelo plano, qual o seu plano de saúde dentária?
    Obrigada.

    Na hora de publicar para responder, sem querer, eu apaguei... enfim, respondendo a questão: O plano é da Odontoprev.

    ResponderExcluir