quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Como fazer um blog de qualidade

Como primeira postagem do ano de 2012, vim compartilhar uma informação que já tenho conhecimento antes mesmo de começar este blog... Mas a verdade é que eu já tive outros 3 endereços, ou seja, migrei meu blog 3 vezes, até decidir largar tudo e começar de novo, ou melhor, "re"começar num novo endereço, repaginando algumas postagens do antigo blog, além de trazer muitas outras novidades para este novo.

E antes de recomeçar neste novo endereço, fiz algumas pesquisas, pensei um pouco com faria algo de qualidade e finalmente, recomecei a blogar. Foi difícil largar tudo, afinal, eu tinha: mais de 600 postagens, um servidor gratuito e o "compartilhamento" dos meus artigos no PaperBlog, um site que reúne blogs de conteúdos interessantes.


E como seria esta qualidade? E aonde eu me baseie para fazê-la da melhor forma? Mais abaixo, eu explico:

Primeiro, procurei por informações referentes a direitos autorais que encontrei no blog JURISconsulto. Lá existe um artigo que fala sobre contrafação e explica sobre reprodução de textos e imagens de forma ilícita... Se bem que a autora fez um pouco de "terrorismo" em seu artigo, pois há sites que permitem "copiar" imagens e até textos desde que citem os créditos e outra coisa citação direta e/ou indireta, nunca foi crime.

Seguindo nas consultas, achei um outro artigo no blog Blogarte com informações referentes a credibilidade como forma do blogueiro obter sucesso em seu blog.

Mas o que eu mais gostei mesmo, foi o blog da Blogosfera Legalizada, eles parecem ser sérios e falam com mais coerência, sem falar no layout deles que é leve e agradável.

Além desses blogs sobre direitos autorais e tudo mais, fiz consultas, também, sobre como incluir: tradutor de idiomas e botão curtir... mantendo assinatura feed e vídeos. E como eu adoro fazer vídeos, fiz ainda, consultas sobre músicas livres de direitos autorais, download de músicas sem pagar direitos autorais e um site que oferece download com músicas sem proteção de direitos autorais

Existe por aí muito mais informação do que isso, mas estas foram suficientes para eu continuar fazendo o que eu gosto sem "prejudicar" ninguém. E até as imagens "próprias", eu tenho cuidado para postar em meus artigos, ou seja, somente, eu apareço nelas e no máximo, minha sobrinha e minha irmã que me dão autorização para isso sem muitos problemas.

E é só, friends... Feliz 2012 e até as próximas postagens!

6 comentários:

  1. Barbie
    fazer um blog de qualidade da muito trabalho, mas só assim se consegue chegar ao lugar desejado.
    O uso de imagens é outra coisa muito difícil hoje em dia, a grade maioria das imagens tem direitos autorais. Para quem usa imagens poéticas até encontra, mas para meu blog que é sobre segurança do trabalho quase nunca encontro, então tenho que fazê-las. Plágio na internet é crime, e muitas pessoas não se deram conta disso ainda, como já acordei para isso bem cedo, já estou dando meu "jeitinho", assim como você!

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Legal Barbie !
    Boas informações .
    Valeu a leitura .
    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
  3. Olá querida, amei as dicas e os sites que indicou, já salvei aqui pra ler com calma tudinho !! Afinal conhecimento e informação nunca é demais, não é mesmo !!
    Obrigado por compartilhar conosco estas dicas maravilhosas e contribuir para uma blogosfera melhor !!

    Grande beijooooo e bom fim de semana !

    ResponderExcluir
  4. muito legal de sua parte se preocupar com tudo que faz.um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Que ,massa lhe admiro por isso, também gosto de usar imagens minhas, e agora comprei uma máquina fotográfica só para fazer fotos e postar, ainda uso fotos da net, confesso, mas tomo o cuidado de usar os direitos para mim, isso é de suma importância e é de fato um respeito aos colegas.

    Meus parabéns pelo espaço é bem agradável, gostei daqui e vou aparecer mais vezes.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. @Nestor Que bom que você tem essa consciência... E eu até acredito que algumas pessoas usam desse "recurso" sem maldade, afinal, já fui uma delas. ;]

    @Massoterapeuta Obrigada! Que bom gostou! *-*"

    @Samanta Sammy Fico feliz que tenhas gostado, obrigada! Concordo contigo, afinal sempre tem algum "detalhe" que não temos conhecimento. :)

    @bernar55 Ah! sim, eu me preocupo... Obrigada por comentar! ;]

    @Dani Sans É verdade, nossas imagens nos dão 100% de certeza de que estamos no caminho certo... continue assim... no futuro breve, postarei aqui informações mais específicas sobre aonde se pode pegar imagens com domínio público sem problemas. ;D

    ResponderExcluir