sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Dia de Reis

Do mesmo modo que existe um Dia para se montar a Árvore de Natal, existe um dia para desmontá-la... E parece que foi ontem que eu estava montando a minha, esse Natal foi tão bom, guardarei boas lembranças na memória e prometo vir compartilhar um pouco dessas "lembranças" aqui.

Contudo, nesta postagem, falarei sobre o Dia de Reis, dia onde se desmontar as árvores e os presépios natalinos. Na tradição cristã, é comemorado hoje (06 de janeiro) em lembrança ao momento em que, após o nascimento, Jesus Cristo recebe a visita dos três reis magos com presentes.


Nessa visita, Baltazar, leva mirra (arbusto originário da África); Gaspar, leva incenso (como alusão à sua divindade) e Melchior ou Belchior, leva ouro (simboliza a nobreza).

Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis e esta folia tem origem portuguesa, sendo trazida para o Brasil na época colonial.

E um lugar aonde esta festa é comemorada com glamour, é na cidade de Angra dos Reis que recebeu esse nome pelo fato da cidade ter sido descoberta, coincidentemente, nesta data. Ai, que saudades de morar lá.

O site Escola Brasil, descreve que em outros países a comemoração desta data, é feita de forma diferente. Na Espanha, as crianças deixam sapatos com capim na janela, a fim de receber guloseimas em troca e na Itália, a comemoração é conhecida como Befana, onde uma bruxa boa oferece presente às crianças. 

2 comentários:

  1. Oi, minha querida amiga Barbie, boa noite!!!
    Legal minha amiga, aprendi mais um pouco sobre o Dia de Reis e como ele é comemorado em alguns lugares. Antigamente, aqui em minha cidade, este dia era comemorado, hoje já não comemoram mais, uma pena! Valeu minha amiga, adorei a postagem!!!
    Tenha uma linda e abençoada noite!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. @Dú Pirollo Por nada... realmente, é uma linda festa, pena que esse costume esteja ficando "esquecido" em algumas culturas. Abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir