quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Passeio ao MAC: Museu de Arte Contemporânea

Eu sempre fui fã de viagens, passeios e badalações... E sabe o que tem de mais divertido nessas badalações, além de estar com pessoas queridas? São as fotos, pois são através delas é que eternizamos as melhores lembranças. Hoje, irei recompartilhar uma visita que fiz ao Museu de Arte Contemporânea em Niterói, situado na região metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. 


O passeio em questão, aconteceu na páscoa de 2008, no dia 21 de março... nele estavam eu, uma de minhas irmãs e mais duas "amigas-irmãs" de faculdade.

O museu é um verdadeiro encanto e está situado num local privilegiado que é próximo da praia de Icaraí. O MAC tem um formato de nave espacial e fica praticamente dentro do mar, e para ser mais precisa, à beira mar, para chegar lá, nos encontramos na Praça XV e pegamos a barca que atravessa a Baía de Guanabara até Niterói. Detalhe: Lá do museu, é possível ver o morro do Pão de Açúcar.


Na plaquinha localizada na entrada do museu, diz que o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, foi um projeto do Arquiteto Oscar Niemeyer e começou a ser construído em 1991, no Governo de Jorge Roberto Silveira. Foi concluído na Gestão do Prefeito João Sampaio, em 2 de setembro de 1996, tendo como núcleo inicial de seu acervo a coleção de arte brasileira de João Leão Sattamini Neto.

No dia em que eu fui ao museu, estava em exposição os "100 anos de Oscar Niemeyer - Arquiteto Brasileiro Cidadão", esta exposição ficou do dia 8 de dezembro de 2007 à 30 de abril de 2008. Com curadoria (organização) de Marcus Lontra Costa, a realização do Instituto Tomie Ohtake, em parceria com a prefeitura de Niterói, e o Instituto dos Arquitetos do Brasil, a mostra comemorou os cem anos do arquiteto que colocou o Brasil na pauta da criação mundial. O Arquiteto completou cem anos no dia 15 de dezembro de 2007.


Uma das características da mostra, foi percorrer várias cidades e realizar a exposição sempre em uma de suas obras, homenageando, assim, o mestre e a cidade em questão. Esta exposição passou por várias outras cidades brasileiras.


A exposição destacou os aspectos poéticos de Oscar Niemeyer e os fragmentos mais representativos de sua produção arquitetônica. Em Niterói, a mostra, que fui, teve acréscimo de obras de nove artistas pertencentes à coleção João Sattamini, em comodato (empréstimo gratuíto de coisa não fungível, ou seja, que não cobra dívida, a qual deve ser entregue no tempo convencionado) como o MAC: Aluísio Carvão, Beatriz Milhares, Franz Weissemann, Ione Saldanha, Ivan Serpa, Joaquim Tenreiro, Lygia Clark, Paulo Roberto Leal e Sérgio Camargo. Eu, particularmente, adorei a obra de Franz Weissemann, para ser mais precisa, encantei-me com a flor mineral... a flor é lindíssima!


E mais abaixo, o interior do museu com as seguintes obras: o Jardim de Burle Marx (RJ), a Mão (SP), Catedral (DF), Congresso Nacional (DF), os guerreiros (DF), duas irmãs, boneca no vidro e museu de Curitiba (PR).






Informações sobre o MAC:

Endereço: Mirante Boa Viagem, s/nº - Niterói, Rio de Janeiro
Telefones: 21 - 2620-2400
Visitação: de 3º feira à domingo, das 10h às 18h (durante o horário de verão o museu funciona aos sábados e domingos até às 19h)
Estudantes e adultos acima de 60 anos pagam meia entrada; estudantes do ensino público até o ensino médio  e crianças até 7 anos não pagam. As quartas-feiras, a entrada é franca.
Mais informações acesse o site do museu: www.macniteroi.com.br

E para finalizar, comentários sobre o look:

* Look visita ao museu: blusa branca de gola e renda (C&A), bermuda (C&A), cinto branco (Sonho dos Pés), sandália branca (Sonho dos Pés) e várias pulseiras finas prateadas (não lembro aonde foram compradas).


bye bye e até o próximo passeio.

7 comentários:

  1. Obrigada (:
    Que bom que gostou!
    Beijo.

    Layla, peacetime1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa dica! Belo passeio. Não conhecia o museu. Parabéns e obrigado por compartilhar. Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Profex... O passeio é uma maravilha mesmo, pois o Museu por si só já é uma obra de arte! Abraços e tudo de bom! ;]

      Excluir
  3. Olá minha querida amiga Barbie, boa noite!!!
    Que belo passeio minha amiga, adorei conhecer o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, muito lindo... e o interessante é que a gente vai junto, parece que também estamos participando do passeio, valeu minha amiga, adorei a postagem e participar digitalmente deste belo passeio!!!
    Tenha uma linda e abençoada noite!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  4. Que Pernas Lindas vc tem!!!

    fabio.santos@cienciaprima.com.br

    ResponderExcluir