terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Caderno de notas: Moleskine

Certas tendências me chamam atenção e a moleskine foi uma delas... Dia desses minha irmã que anda preparando detalhes para a festa de minha sobrinha chegou com uma novidade para mim, dizendo que estava fazendo anotações sobre a festa de minha sobrinha numa moleskine. Eu pedi para ver aquilo que, para mim, se tratava de uma novidade e e gostei do que vi.

Mas acredito que assim como eu, vocês devem estar se perguntando o que seria uma moleskine, não é verdade? Bem, antes mesmo de fazer minhas pesquisas, só de olhar, eu já imaginei do que se tratava e o restante dos detalhes e dúvidas que eu tinha, encontrei pela internet.

Numa consulta feita pela Wikipédia, vi que Moleskine é uma marca de cadernos de notas produzida pela empresa italiana Moleskine SRL. E embora o nome aluda ao tecido de mesmo nome, moleskin, o caderno não é produzido com este material, mas sim com uma capa dura de cartão envolvida por material impermeável. Outras características que a distinguem são cantos arredondados, uma tira de elástico, um marcador e uma lombada costurada.

E, ainda, neste texto da wikipédia, li que, no passado, estes cadernos (bloco de notas), foram utilizados por reputados intelectuais - escritores e artistas - que influenciaram, a cultura no século XX, tais como Vicent Van Gogh, Henri Matisse, Pablo Picasso, André Breton, Louis Férdinand Céline e Ernest Hemingway.


Fazendo outras consultas, vi por aí que, nos dia de hoje, ela continua sendo usada por escritores, estilistas, jornalistas, profissionais criativos, blogueiros e até eu utilizo, mas não sabia, sendo que o que eu costumo usar é um simples bloco de notas mesmo e nele, eu anoto compromissos importantes, despesas (para fazer controle e evitar gastos excessivos), planejamentos, ideias, coisas que eu preciso comprar, etc.

Vi, também, que algumas pessoas chamam de "a" Moleskine, pois dizem que ela substituiu a agenda e outras, chama de "o" Moleskine, pois dizem que ele substituiu o bloco de anotações. Mas vocês sabem o que eu pensei desde o momento em que minha irmã me mostrou? Que aquilo era na verdade um bloco de notas chique.  Contudo, não importa qual o gênero disto, se é no masculino ou no feminino, mas uma coisa é certa, este "bloquinho" tem muita utilidade, além de praticidade.

Outra conclusão que eu cheguei, após realizar essas consultas, é que a marca (moleskine) virou produto (bloco de notas chique) por ter se popularizado do mesmo modo que o iogurte, virou Danone; o amido de milho, virou Maizena; a palha de aço, virou bombril e por aí vai.

E como forma de finalizar minhas consultas, eu fiz uma busca para ver aonde eu poderia encontrar uma Moleskine pra mim. A média de preços está em torno de R$ 30,00 à R$ 80,00, é pode ser encontrada na Fnac, na Saraiva, no Submarino e nas Americanas.com. Sobre a minha, adquiri no mesmo shopping e loja onde minha irmã comprou a dela... e o nome da loja é Uatt?. Detalhe: O preço estava pela metade, ela é do Pequeno Príncipe e junto, vem uma agendinha 2012. 

Abaixo, a minha Moleskine:




Na primeira imagem, a Moleskine, é a de cor amarela, a de cor azul, é a agendinha que veio junto e abaixo da duas, tem o meu atual bloco de notas com um espiral. Já na segunda e terceira imagens, a Moleskine amarela, está aberta de duas formas diferentes. A Moleskine que eu adquiri, não chega a ser igual a do vídeo mais acima, mas me agradou muito.

2 comentários:

  1. Barbie ,

    Que coisa chique heim ?
    Adorei o vídeo .
    abs
    Francisco

    ResponderExcluir
  2. Oi, Barbie, adorei sua colocação, "na verdade é um bloco de notas chique"! hahaha, Isso mesmo! É aquilo, na verdade nada se cria, tudo se copia. Eu também já usei muito, só muda o nome! Um abraço e bom domingo!

    ResponderExcluir