domingo, 4 de março de 2012

Meu sonho é ser modelo?!

Na verdade nunca foi, mas o encanto foi surgindo aos poucos, por isso comecei por uma pergunta afirmativa. No entanto, tenho interesse e não, exatamente, vontade, pois minha vontade está na carreira profissional que escolhi e exerço atualmente e o interesse na carreira de modelo me encantou, pois adoro fotografar, vesti-me bem, andar maquiada, enfim... a moda me atrai, também.

No texto a seguir, explicarei como tudo começou...

Foi quando eu tinha uns 7 anos de idade, morando em Belém do Pará, região norte do País. No clube que eu frequentava, existiam eventos diversos, entre eles, desfiles infantis. Certo dia, convidaram-me para um desses desfiles, no qual minha irmã mais velha já participava... O desfile em questão era de trajes de banho e aconteciam numa passarela dentro da piscina do clube. E enquanto minha mãe foi comprar o maiô para eu desfilar, fiquei ensaiando com as outras meninas e como uma delas, a mais insegura, me orientou a desfilar de uma forma vergonhosa, que eu descobri após mostrar aos meus amiguinhos, desisti de desfilar, pois fiquei envergonhada e com receio de ser vaiada. Bem, ela era do tipo que ganhava quase todos os desfile e se algo a "ameaçasse", ela tratava de dar um jeito, por isso a classifiquei com insegura, ao invés de malvada.


Avançando no tempo... A segunda fase da vida de modelo, aconteceu comigo no Rio de Janeiro e eu estava com 9 anos. Na época, minha mãe inscreveu eu e minhas duas irmãs num curso de modelo e manequim, contudo, apenas minha irmã mais velha fez o curso até o final. Já eu, era tímida para isto e minha irmã mais nova não ligava. A intenção de minha mãe, não era apenas nos transformar em modelo, segundo ela, o curso servia para aprender: a andar, a se vestir e a se comportar (regras de etiqueta)... E ela estava certa, pois através de minha irmã mais velha aprendi um pouco mais sobre isso, pois digamos que embora o conhecimento de minha mãe não fosse amplo, ela entendia um pouco de tudo isso.


Depois dessas "duas chances" de iniciar a vida no mundo fashion da moda que seria a idade ideal, eu dei um tempo, mas foi um bom tempo mesmo. Contudo, aos 14 anos, fiz um curso de Jazz por nove meses e nele, tive grande destaque... lembro-me que fazia parte do grupo de pré-adolescentes, mas, em algumas apresentações, dançava num grupo com as garotas mais experientes de dança e idade... e por quê eu não continuei? Bem, dessa vez, não foi timidez, medo ou insegurança, o motivo foi falta de tempo, precisei dar uma pausa para os estudos e nunca mais voltei para dança ou para a moda.


Tempos depois, passeando num shopping, já no ano de 2005 (7 anos atrás), fui abordada por uma Booker da produtora de modas Portifolyo e depois de perguntar se eu tinha interesse na área de moda e dizer que eu tinha jeito, deixou um cartão comigo para eu ir até a agência deles. Em casa, eu pensei um pouco, conversei com meus pais e resolvi ligar para agendar uma visita. Na primeira visita, preenchi uma ficha e agendei umas fotos de cadastro... Depois eu ainda voltei lá para participar de um Workshop com o palestrante e diretor da produtora Otávio Sobrinho


Sobre o Workshop que eu fiz lá, durou três dias e lá foi falado sobre como se vestir, como falar numa entrevista, como andar na passarela, televisão, etc. E apesar de não ser obrigatório, o workshop era necessário, pois para quem não sabia nada sobre o mundo da moda, saía de lá com algum conhecimento, sem contar que o quê aprendi lá, uso até hoje em outras situações de minha vida. Futuramente, virei falar um pouco do que aprendi lá.

Fiquei nessa agência por uns tempos e tive que abandoná-los, mas desta vez, o motivo foi desagrado de meus pais, eles não concordaram desde o início e o fato deles terem ido lá, não mudou a opinião deles, eles achavam que aquilo não seria bom para mim, por isso sumi de lá sem dar explicações... Tenho pais super protetores, mas eu já aprendi a lidar com eles e o segredo está nas atitudes, confiança e comportamento.

Mas nem esse episódio me afastou do mundo fashion, pois em 2007, o diretor desta mesma agência, convidou-me para fazer fotos para o site da Portifolyo e ainda me convidou para alguns eventos, mas, com exceção das fotos do site, nada se realizou e eu encerrei o assunto em questão mais uma vez.


Acredito que este post tenha respondido questionamento de alguns leitores, não é verdade? E embora, eu fosse considerada modelo desdo o momento em que me cadastrei na agência, eu sou no máximo uma new face. Sobre o interesse de ser modelo, continua, mas só se eu puder conciliá-lo com minha atual carreira, pois sem ela, nada de books, cursos ou qualquer outra coisa e tem mais, a vida de modelo é efêmera, depois que a idade chega, tudo chega, inclusive a saída da moda, já a carreira aqui fora não, essa não depende de idade, mas sim atividade, empenho e o tal interesse.

Futuramente, voltarei para falar sobre o workshop e outras novidades sobre minhas passagens pelo mundo da moda, okay friends!? 

6 comentários:

  1. Olá Barbie,
    que legal, não tinha percebido, mais você leva jeito mesmo! Cheia de caras e bocas hein rsrs, ser modelo é o sonho de muitas garotas.
    Já minha filha sonha em ser cantora rsrs! Como paizão visto a camisa dela, com um pé na realidade e outro no sonho. Vamos ver no que dá...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Barbie, é um mercado tão disputado e por isso tão dificil, requer disciplina, atenção e cuidados.

    Se tiver que ser, será. E se for, que tenha o sucesso merecido.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Barbie,
    independente da sua carreira, porque voce nao volta a fazer ensaios de fotografia? Parece que voce gosta disso e leva jeito!
    bjsss

    ResponderExcluir
  4. @Nestor Que maravilha! E é por aí, com moderação, não custa nada tentar, vai que... rs rs rs

    @Sissym É verdade... vou deixar nas mãos de Deus!

    @O Diário da Engenheira Você tem razão, de repente nem atrapalhe minha carreira mesmo. ;]

    E a todos, obrigada pelo carinho, palavras e apoio. Abraços e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  5. Olá Calie, tudo bem com você?
    Eu acho que modelo tem tudo haver com você, moda e essas coisas que você entende como poucas, o que eu não entendi foi porque seus pais não deixaram você continuar, não tem nada demais..
    A sua foto ali ficou muito legal

    ResponderExcluir
  6. @Frank Castle a verdade é que eles não chegaram a proibir, mas, também, não gostavam das minhas idas a agência, não me apoiavam, não achavam legal, dizendo que aquilo não seria bom para mim... enfim essas preocupações de pais.

    ResponderExcluir