terça-feira, 27 de março de 2012

O que aconteceu com a gentileza?

Todos os dias vou trabalhar de ônibus e noto há um bom tempo a falta de educação nas pessoas... E começa com o motorista, que não responde a um simples bom dia, seguindo pelos passageiros que não pedem licença, ficam grudados na porta atrapalhando a passagem de quem vai descer e por fim, aqueles que não se importam com os idosos, grávidas e pessoas com crianças de colo, salvo os deficientes físicos, que, não demoram muito para deixarem de serem respeitado.

Outro dia desses, peguei um ônibus executivo, destinado a um público mais seletivo ou pelo menos deveria ser... enfim, ao entrar, vi algumas pessoas de pé e próxima da roleta, tinha uma grávida, nas cadeiras, pessoas dormindo, até aí a situação está razoável... Contudo, na parada do fiscal, o responsável por fazer este tipo de controle, pediu para que passageiros próximos à porta e à escada, passassem pela roleta, mas um deles... um que estava depois da roleta, disse em alto e bom som:

- Não consigo dar licença, tem uma grávida aqui! Se eu passar, vou machucá-la! 
E o fiscal, responde:
- Então, o ônibus não anda enquanto o senhor não deixar os outros passageiros passarem pela roleta!
...
minutos após a discussão, o rapaz passa pela roleta e a grávida continua de pé.

Após ver esta cena... em pé... fiquei pensando: "antes, as pessoas poderiam ter a desculpa de que por estarem dormindo, não tinham visto aquela gestante em pé, mas depois do escândalo que o rapaz fez, repetindo a palavra grá-vi-da várias vezes, não tinha mais desculpa, até mesmo porquê vi que a maioria acordou com aqueles gritos." Mas a gestante viajou em pé, num trânsito engarrafado, até o Centro da cidade.

Hoje, aconteceu uma situação similar, mas a moça da vez, estava com uma criança de colo, contudo, lá no mesmo ponto do fiscal, um homem resolveu ceder o seu lugar a ela. Entretanto, quando o ônibus se aproximava do meu destino, me direcionei à roleta enquanto esperava o ônibus parar para descer, nesse período, uma senhora me pressionava por trás com o ônibus em movimento e me empurrando na direção da porta, perguntou:

- Você não vai descer?
E eu respondi:
- Sim, mas estou esperando ele parar e abrir a porta!
E nem assim ela parou de me empurrar...

O que aconteceu com a gentileza? Acho que as escolas deveriam voltar a lecionar a disciplina "Educação Moral e Cívica", ou pelo menos algo similar que ensinasse valores, ética, respeito, entre outros, pois se os futuros e presentes pais, perderam a noção de educação, não quero nem pensam como serão os filhos deles.

7 comentários:

  1. Minha amiga,

    lamento informar, mas a gentileza se perdeu no tempo, hoje as pessoas não se respeitam, não respeitam os direitos do outro e mal conseguem ser educados ou gentis...ja acordam embrutecidos pela vida culpando Deus e o povo pelos seus fracassos através de atitudes mal educadas e grosseiras infelizmente...
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bom dia querida amiga Barbie.
    Amiga esse esta sendo o preço dos tempos modernos onde se trocaram o amor pelo odio, respeito por falta de respeito , pa zpor guerra dai somos umas pessoas diferentes quando usamos de amor, paz e educação mais temos d econtinuar amiga quem sabe não conseguimos contagiar alguem e assim trazer a tão bem vinda gentileza de volta bjs e uma otima quarta-feira.

    ResponderExcluir
  3. É muito difícil encontrar a gentileza em meio a tanta agitação. Superar o stress para ser gentil é obrigação de cada cidadão.

    ResponderExcluir
  4. A gentileza é uma palavra que até soa de forma bonita. Quando será resgatada? Só Deus sabe. Muitas vezes pessoas gentis são vistas como bobas ou foco de abusos, o que é uma pena. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Não é preciso que a escola volte a lecionar Educação Moral e Cívica, falta é os pais começaram a educar seus filhos em casa. Não podemos esquecer que nesses tempos em que vivemos as crianças crescem sem os pais, que trabalham e a educação fica para segundo plano. Na verdade eles são ensinados a levar vantagens em tudo. Veja por exemplo nas entradas das escolas como seus pais estacionam seus carros, pouco se importando se atrapalham o transito ou não.

    ResponderExcluir
  6. Oi Barbie, sou sempre muito calmo. Mas quando andava de ônibus um dia um homem me tirou do sério. Ele gritou comigo e isso me irritou muito, pois estava calado. Ele queria descer mas como o ônibus estava muito lotado fiquei na porta, ele bem que poderia pedir licença antes de gritar comigo. Tem muitas pessoas assim nos ônibus e em todo lugar hoje em dia. Infelizmente a edução das pessoas vai de mal a pior...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Olá amiga Barbie! Esse seu post amiga, é a mais pura verdade, por incrível que seja, o povo não só não tem mais educação, como tambem não tem mais amor ao próximo. É perigoso tentarmos argumentar ou discutir com qualquer cidadão que não conhecemos, pois isso colocaria a nossa vida em risco. Semana passada, devido ao grande transito de carros, o motorista do onibus que eu estava, deu uma "leve" fechada no carro ao seu lado, não é que no sinal vermelho, o motorista do carro saiu armado com um revolver e foi tirar satisfações com o motorista do onibus? Felizmente ficou só no bate-boca. É rezar quando sai de casa e agradecer quando volta. bjnhos.

    ResponderExcluir