sexta-feira, 13 de abril de 2012

Dicas para profissionalizar seu FaceBook

A cerca de 15 dias, para ser mais precisa, no dia 1º de abril (Domingo), saiu uma matéria super interessante no Jornal O Globo, onde continha informações para dar um destaque profissional com a nova linha do tempo (timeline). Eu já conhecia algumas delas, outras eu nem sabia e outras ainda estou descobrindo.... Enfim, como achei interessante, resolvi compartilhar para quem interessar.

Segundo o jornal, as dicas para aproveitar a "nova cara" da rede social, foram listadas em um site americano. E a reportagem, inicia informando que Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, já anunciou que em breve, a timeline, será obrigatória para todos os usuários. E para quem usa o site para fazer contatos profissionais deve ficar atento às novas funcionalidades do sistema. O site americano Online College Courses listou 40 dicas para ajudar as pessoas a tirarem melhor proveito da timeline para fins de trabalho (carreira profissional).

"A timeline oferece a oportunidade de compartilhar mais informações, tanto pessoais quanto profissionais, o que significa que o facebook pode ser usado como um currículo vivo. Mas traz mais preocupações sobre questões de privacidade", dizem os autores do site.

Um espaço ideal para links que levam a outras redes

Para o Online College Courses, ao adotar a linha do tempo, o usuário deve considerar que tudo que coloca no FaceBook pode chamar a atenção de possíveis recrutadores e dos atuais empregadores.

Isso porque a nova ferramenta permite que quem usa a rede inclua informações do passado, de fotos a experiências profissionais. E com o destaque que achar necessário.

Como a nova funcionalidade se chama, justamente, linha do tempo, especialistas sugerem que as experiências profissionais sejam incluídas de forma cronológica - assim, qualquer pessoa que acessar o seu perfil poderá ter uma ideia do seu background de trabalho. Segundo o site, a timeline permite dar destaque maior a conquistas como prêmios de melhor do mês ou a obtenção de um novo diploma.

A nova cara do FaceBook permite ao usuário ter duas fotos em seu perfil: uma menor e outra maior, que é chamada de cover photo. A sugestão é usar esse outro espaço disponível para, por exemplo, colocar imagens de sua empresa ou de você trabalhando.

O lugar da cover photo também pode ser atualizado com mais frequência do que a foto de perfil, assim é possível compartilhar imagens de uma palestra, de uma viagem a trabalho ou de um novo produto que está sendo lançado. Segundo o site, esse também é o espaço ideal para colocar outras formas de contato, como links para o Twitter e o LinkedIn.

Também é recomendável que o usuário do FaceBook saiba como é visto pelos outros dentro da rede: é possível checar isso clicando em "view as".

Novas funções exigem mais cuidado com privacidade

Por permitir acesso a muito mais informações sobre os usuários, a linha do tempo também exige de quem usa a rede profissionalmente maiores cuidados com privacidade. A timeline deixa que o usuário crie grupos diferentes, determinando quem vê o que no perfil - ativação que é altamente recomendável.

O Online College Courses chama atenção para o fato de que "curtir" tudo não é bom. "Certifique-se de que os bares, estrelas de cinema e organizações que você curte representam você corretamente".

Para evitar que amigos postem dados ou links comprometedores na sua timeline, também há meios para restringir essa funcionalidade, fazendo com que apenas seus próprios posts apareçam.

"É extremamente importante se manter vigilante para proteger não apenas sua privacidade, como sua reputação", conclui o site.

Veja mais dicas:

Atualizações: Com a timeline, o usuário poderá autorizar o acesso às suas atualizações para quem não é seu amigo no FaceBook. Se quiser liberar esse acesso, recomenda o site, deixe um lembrete bem visível na linha do tempo.

Mapa: Colocar tags no mapa da timeline ajuda a dar o devido destaque aos acontecimentos e experiências.

QR Code: Alguns usuários da linha do tempo colocam uma foto pessoal no espaço da cover photo e usam a foto menor para colocar uma QR Code cujo link pode levar ao currículo ou ainda ao site da empresa.

Conteúdo: Por default, os posts na timeline são organizados em uma ou duas colunas, mas é possível editar o material de modo que as coisas mais importantes ocupem a página inteira.

Atualização: Como as informações aparecem e forma cronológica, é muito importante colocar as datas certas em fotos que podem ter sido adicionadas depois que formam tiradas.

Delete: Se algum post contrangedor ou foto antiga comprometedora acabar ganhando destaque na timeline, a solução é deletar. A ideia é só manter o que passe uma imagem positiva.

3 comentários:

  1. Oi, Barbie, embora goste de novidades, ainda "torço o nariz" para a timeline do face...Como meu objetivo não é procurar emprego, por enquanto vou ficando com o formato antigo, mesmo. Mas gostei muito do post, bem explicativo. Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Barbie,

    Muito explicativo o seu post! Mas eu continuo nao gostando da timeline... vou manter do jeito antigo enquanto puder!

    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Entendo meninas, a timeline não agrada a maioria mesmo, se bem que eu gostei do novo recurso e uso há um tempinho... acho ele mais fácil e prático de usar, legal também é a parte de evento cotidiano, onde você lista alguns destaques. ;)
    Abracins e bom final de semana.

    ResponderExcluir