domingo, 13 de maio de 2012

Fazendo fuxico com a mamãe

E foi no ano de 2010 que levei minha mãe para visitar a empresa aonde trabalho. Naquele ano, foi oferecida às mães dos funcionários a oportunidade de conhecer o local de trabalho dos filhos.

Esta ação realizada pela a empresa, foi super interessante. A visita foi guiada e passamos por todos os setores da empresa, onde o guia fazia uma breve explicação sobre a função de cada área da empresa.

Nesta visita, teve fotografias, coffe break e uma palestra, aonde falaram sobre a origem do fuxico e ainda ensinaram mães e filhas a "fuxicarem" juntas...


A imagem acima é o resultado do que fizemos após a palestra e a demostração passo-a-passo acompanhada de como fazer fuxico. Cada uma (mãe e filha), recebeu um kit com retalhos de tecido, botões, tesoura, etc para fazer este artesanato e no final tiveram dois chaveiros e dois porta-moedas.

O fuxico, técnica com mais de 150 anos, é uma ótima opção. Para fazê-lo, bastam retalhos, linha, um molde redondo, agulha, tesoura e criatividade para decorar casa e roupas, como por exemplo: toalhas, almofadas, roupas, bolsas e o que mais a imaginação permitir. É um trabalho com material basicamente reciclado, já que se usa retalhos.

Detalhe interessante: o artesanato e a arte aliviam o estresse, melhoram a atenção e ainda podem ser um aditivo no bolso, já que as peças podem ser vendidas e para isso, capriche no trabalho.

Passeando pela internet, achei sites interessantes (link 1, link 2 e link 3) que ensinam a fazer fuxico, indiquei três, mas tem uma infinidade de outros sites bons. E esse vídeo aqui, é muito bom, também.

Sobre a história com a origem do fuxico, eu também achei alguns sites (link 1 e link 2). Mas de forma resumida, diria que o fuxico, é uma técnica artesanal brasileira e teve surgimento no Brasil colônia, as escravas se reuniam para costurar as sobras de tecidos das sinhás, enquanto isso, "fuxicavam" sobre a vida. Atualmente, existem vários países que realizam esse trabalho.

Minha mãe ficou super feliz com aquela visita, mas quando chegamos em casa, meu pai ficou com "ciúmes". Contudo, para nossa surpresa, naquele mesmo ano, eles fizeram algo similar para os pais dos funcionários, porém só contarei essa outra visita no dia dos pais, okay friends!?

E a todas as mães do mundo: "Um feliz dia das mães!"

7 comentários:

  1. Nossa que legal da empresa quando for gerenciadora, se Deus quiser, farei isso hehe
    Seguindo aqui
    http://indiretasparavoce.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    ...comoéque é? Teve uma palestra para ensinar filha e mãe fuxicarem juntas?...
    ...mas, gostei de saber a origem do "fuxico".
    Boa semana!
    Obrigado pelo carinho da visita!
    ah...deixe eu ver a sua pergunta...se é real? a crônica?...mais ou menos, rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Barbie

    Passei por aqui para agradecer o carinho nesse dia das mães.
    Dê um grande beijo na sua mãe tá?!

    Uma ótima semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá minha querida amiga Barbie, boa noite!!!
    Minha amiga, ficou lindo o fuxico!!!
    Bela iniciativa da empresa, achei bem interessante unir mães e filhas para fuxicarem juntas, deve ter sido um belo dia!!!
    Valeu minha amiga, ficamos aguardando a visita dos pais...
    Tenha uma linda noite e uma maravilhosa e abençoada semana!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  5. Menina que massa, sua mae te visitar no seu trabalho e melhor ainda fazer fuxico com vc,
    eu tenho um colar de fuxico que ganhei de uma amiga antes de vim pra cá, tenho um carinho muito especial por ele.
    Adorei esse chaveiro ficou lindo!
    bjs

    ResponderExcluir
  6. Bom, acho fuxico muito lindo, mas não teria paciência pra fazer ;(

    The daily of Laari

    ResponderExcluir