segunda-feira, 7 de maio de 2012

Jô Soares entrevista Nailôr Marques Jr

Na quinta-feira que passou, dia 03 de maio, aproveitei para ficar acordada até tarde, pois no dia seguinte não haveria a necessidade de acordar tão cedo... e nessas "altas horas" assisti um de meus programas favoritos que era do Jô Soares.

Os entrevistados daquele programa foram: o professor Nailôr Marques Jr, falando sobre, principalmente, Machado de Assis e contou como começou a dar aulas, por fim, Jô entrevista Serguei que contou sobre a cafetina que vai interpretar num telefilme.

E o entrevistado que mais me chamou atenção foi o professor Nailôr que contou várias histórias interessantes, entre elas, ele conta sobre a dificuldade que as pessoas tem para falar seu nome e por este motivo, para facilitar essa situação e evitar conflitos, tudo o que termina com "or", ele atende... Segundo o professor:
"certas explicações são mais demoradas do que você aceitar a outra pessoa".
Uma democracia bem legal essa dele e Jô, cita sobre a coincidência do nome que ele tem com o psiquiatra dele e nesse momento, ele pronuncia o nome... simples assim! Sobre conflitos e discussões, eu uso técnicas similares, às vezes, afinal pra que brigar? Se a pessoa não entende ou não aceita algo, prefiro deixar de lado e deixar a pessoa feliz daquele jeito.

E Nailôr é muito discreto, também, pois mesmo com a insistência do Jô, em tom de "brincadeira", para que ele falasse sobre os problemas do analista, ele não fala nada. Mas conta que os dois já fizeram palestras de loucuras juntos, ele falando do lado escritor e o médico do lado patológico.

Ele fala ainda do poeta Augusto dos Anjos que teve amizade com um tio-avô (Órris Soares) de Jô Soares e da viagem que fez para conhecer a casa desse poeta. E até chegar no Machado de Assis, ele fala do amigo ufólogo Ademar Gevaerd, das aulas de gramática que ele começou a dar com 14 anos, detalhe: ele se prontificou a dar aula e só depois é que foi estudar para lecionar, mas ele era seguro e inteligente. Foi comentado, também, sobre a falta de investimento em cultura no Brasil, nas cotas que não deveriam existir, no reforço rigoroso da educação e nesse momento ele faz uma demonstração super interessante, onde ele pega um papel e faz perguntas com respostas óbvias (sim ou não), primeiro com o papel aberto e depois fechado, tudo isso para exemplificar a etimologia das palavras:
"dobra em latim, significa plica (exemplo: saia escolar com dobras, é saia pliçada, ou seja, cheia de dobras... cheia de dobradinhas) e foi isso que ele fez com o papel, ele colocou dobras... ele complicou. Então, com-plicar, é colocar dobras nas coisas."
"e colocar as dobras para fora em latim, significa ex, ou seja, ex-plicar... retirar as dobras."
Depois, Nailôr fala sobre memórias e enfatiza a de longo prazo, onde há três possibilidades de obtê-la, sendo: pelo trauma, por repetição e/ou pelo sentido que algo faz.

E para finalizar a entrevista ele fala sobre Machado de Assis que era a fonte de inspiração dele, pois ele nasceu numa favela, era mulato em plena escravidão (1839), tinha pai analfabeto (pintor de parede), mãe analfabeta (doméstica), a mãe morreu com 2 anos, o pai casou quando ele tinha 5 anos, a madrasta era grosseira, o pai morreu quando ele tinha 12 anos, a madrasta colocou ele para trabalhar vendendo doce na porta de uma escola que ele nunca pode frequentar e ainda era gago e epilético. E ainda assim, foi o maior prosador das américas, segundo as associações de críticos americanos e europeus.

E essa foi a entrevista mais longa que eu já assisti, durou 38 minutos, mas valeu a pena.

Mais abaixo, a entrevista:

5 comentários:

  1. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    ...vc gostou desta entrevista?..eu também!Apesar do Jô!
    Boa terça!
    Beijos com carinho!
    ..obrigado pelo carinho da visita!

    ResponderExcluir
  2. Hummm salvei o link vou ver essa entrevista, eu admiro em Jô acho ele O cara!
    bjs pra vc.

    ResponderExcluir
  3. hum, nossa vou ver esse entrevista, acho muito iteligent
    trendluxo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá,bom dia querida,como esta ?

    Passei aqui para te agradecer por ter ido me visitar e por ter deixado um recado tão carinhoso,obrigado mesmo.
    Mais quando fui te procurar entre meus amigos,não te achei...
    Faço questão da sua presença por lá amiga,será um prazer para mim contar com a sua participação.

    Um beijo para você e ótima terça-feira.

    ResponderExcluir
  5. Olá minha querida amiga Barbie, boa noite!!!
    Minha amiga, também gosto muito das entrevistas do Jô, assisti ao programa neste dia, a entrevista com Nailôr foi muito boa, ele tem muita sabedoria e uma maneira toda especial de ministrar aulas... ele deu um verdadeiro show...
    Valeu minha amiga!!!
    Tenha uma lindo e abençoado dia!!!
    Grande abraço e muita paz!!!

    ResponderExcluir