domingo, 3 de junho de 2012

Meu primeiro wokshop no mundo fashion

E foi em março deste ano que eu comecei a falar sobre minha trajetória no mundo da moda... minha trajetória no primeiro convite que recebi para ser modelo... 

Hoje, virei compartilhar informações sobre minha primeira participação nesse mundo fashion, ainda, não comentarei sobre minha decisão final, mas em breve o farei, okay friends?

O workshop aconteceu em julho de 2005, na agência Portifolyo, com o palestrante e diretor da produtora Otávio Sobrinho.

Neste "curso intensivo", foi abordado temas sobre como se vestir, como falar numa entrevista, como andar na passarela, como se comportar na televisão, etc e eles ainda oferecia, ainda, cursos e oficinas sobre cada assunto (vídeo, passarela, etiqueta, postura, etc), mas eu só fiz o workshop mesmo e durou 3 dias.

foto-cadastro, portifolyo - 2005

O que aconteceu no primeiro dia:

  • apresentações do curso, pessoas e funcionários da agência;
  • pediram para levar-mos roupas sem uso e maquiagem, para o segundo dia;
  • pediram para levar uma roupa diferente e um salto, para fazer passarela no terceiro dia;
  • e dito que no último dia, criaríamos um vídeo de 30 segundos, "vendendo um produto" que seria um comercial de TV, nele, teríamos que produzir, dirigir e atuar.
  • por fim, foi mencionado sobre o DRT que é a carteira de identidade do ator, exemplo, um administrador tem o CRA, um médico tem o CRM, um advogado tem a OAB e por aí vai. No caso de um modelo ou ator, o DRT é o que habilita/ autoriza para trabalhar na carreira deles.

O que aconteceu no segundo dia:

  • Iniciamos com uma meditação para relaxar, com finalidade de, naquela situação, nos preparar para as aulas, tirando nosso nervosismo.
  • Dicas como: falar bem, se movimentar bem, ter bom astral, foram passadas para serem seguidas sempre.
  • Outras dicas, foram sobre customização: transformar roupas antigas em novas e há lojas que já vendem roupas novas com características de velhas.
  • Dicas para passarela: ter ação e segurança, cuidar da pele e cabelo, ter postura e personalidade, andar colocando uma perna na frente da outra, sorrir ou ficar séria nos momentos necessários, trocar de roupa de forma ágil, ser pontual, ter disciplina, ser comunicativa, ter concentração, ter ambição (no sentido de querer melhorar), ser educada, ser charmosa, ser versátil, etc.
  • Dicas sobre o ABC da modelo, passarei algumas: cliente (anunciante); arara (local para colocar roupas); back light (foto de luz auxiliar); book (álbum com as melhores fotos); booker (responsável pela agenda da modelo); cachêt (pagamento); casting (elenco de modelos de uma agência); composite (cartão em P&B com as melhores fotos da modelo, ie, é o currículo da modelo); externa (seção fotográfica ao ar livre); locação (lugar fora do estúdio para fazer um trabalho); metier (universo que a modelo trabalha); new face (nova cara no mercado); samply (meninas que fazem panfletagem), etc.

O que aconteceu no terceiro e último dia:

  • Iniciamos a aula com dicas sobre: roupas para seleção (calça jeans básica, salto alto e blusa branca básica) e maquiagem (deve ser suave, tipo "cara lavada"). E lembre-se: menos, é mais!!!
  • Não pode ter preconceito numa seleção.
  • Dicas para descobrir seu biotipo, como normolíneo; brevilíneo e longilíneo.
  • Dicas sobre poses fotográficas: plano baixo (bumbum e cotovelo no chão); plano médio (joelho) e plano alto (em pé).
  • Dicas sobre o comercial: não falar no estúdio; ilha de edição (escolhe o momento certo da filmagem do ator) e ter expressões diversas.
  • Ah! e para finalizar, fizemos de forma breve: aula de passarela, aula de fotos e um comercial.

Detalhe: muito do que aprendi nesses três dias, servem não apenas para o mundo fashion da moda, mas para outras situações da vida, seja na vida profissional, pessoal ou acadêmica... por exemplo, eu já usei um pouco disso para entrevistas de trabalhos, uso no meu dia-a-dia de trabalho entre outras situações, é só ter criatividade para adaptar o melhor em cada momento que citei.

O texto ficou um pouco longo, mas o fiz assim, pensando, também, em ajudar meninas que desejam entrar nesse mundo de glamour... seja como modelo, como atriz ou até mesmo Miss, detalhe, este último de fato, eu já tive vontade de ser.

E sobre minha participação no mundo da moda? Citei no começo do texto e fica combinado assim: falarei mais sobre o assunto em outras postagens... isso significa que terão mais de uma.

O link abaixo, pode lhe interessar:

9 comentários:

  1. Olá!Boa noite!
    Tudo bem?
    ...boas dicas para quem pretende "entrar" neste mundo de "glamour" como vc disse...gostei dos detalhamentos das dicas...bela postagem!
    Boa semana!
    Obrigado pelo carinho da visita!
    Beijos com carinho!

    ResponderExcluir
  2. Oie, eu iria curtir fazer um curso desse, apesar de não ter grana para ficar comprando roupas iria aprender a me virar com o que tenho sem usar algumas roupas quase sempre né?!

    Depois nos dá dicas tá?!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. @Felisberto Junior é verdade, costumo dizer que esse é o "bê-a-bá" da moda. ;)

    @Rosangela Claro que compartilho mais dicas... sobre o curso, foi excelente mesmo, pois o que se aprende lá, não só de combinações de roupas, mas de criatividade, de comportamento e tudo mais, pode ser usado constantemente em quase tudo na nossa vida... :)

    E aos dois abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Olá minha querida amiga Barbie, boa noite!!!
    Que bom poder compartilhar de mais este belo momento de sua vida! Com certeza, tudo que aprendemos é proveitoso e poderá ser usado em outras ocasiões.
    Parabéns por postar este texto para ajuda a quem desejar se aventurar por este caminho da moda, pois muitos tem essa vontade e não sabe nem por onde começar, bela iniciativa minha amiga!!!
    Tenha uma linda noite e uma semana maravilhosa!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  5. Olha, Barbie, não imaginei que tivesse tantas recomendações e tarefas. Fiquei surpreso. Sucesso nessa sua nova empreitada. Tá linda na foto! bjao

    ResponderExcluir
  6. Adoro!!! Parabéns!! Que maravilha!!

    http://estilohedonico.blogspot.pt/

    xoxo

    ResponderExcluir
  7. Oi Barbie,

    Todo aprendizado é útil na vida e eu espero que você possa usar este aprendizado como modelo também, você tem todo o jeito de que daria certo nesta profissão, pena ser tão concorrida, porém quem persiste e leva jeito como você acaba conseguindo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Barbie, parabens pelo seu post! Dá um trabalho, não é mesmo?! por isso suas recomendações são importantes para que tudo ocorra muito bem.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. EI Bárbie,

    Que delícia esta nova fase de aprendizado, espero que possa absorver tudo de necessário para que tenhas um futuro brilhante nesta área que a espera, quem sabe heim? potencial esta bem claro que tens....

    Abraços e linda semana pra você

    ResponderExcluir