domingo, 1 de julho de 2012

Eu não sei falar Inglês...

A diferença de idade que tenho entre minhas irmãs são de dois anos e eu sou a do meio... Meus pais casaram-se cedo e tiveram filhos cedo, também.

Quando meus pais se conheceram, meu pai estava no começo de sua carreira militar e minha mãe trabalhava como secretária na mesma empresa que o irmão de meu pai. E um pequeno detalhe, melhor dizendo, uma pequena divisa os "separava" na época do namoro, pois meu pai morava no Rio de Janeiro e minha mãe morava em São Paulo, por amor, ao se casarem, mesmo ganhando mais do que meu pai, minha mãe largou o empregou e foi viver ao lado de meu pai.

Até a infância, tivemos uma vida razoável e as dificuldades começaram no governo do FHC, pois em seu governo foi extinto os Ministérios da Marinha, Exército e Aeronáltica, substituindo-os pelo Ministério da Defesa que é civil, sem contar na série de benefícios cortados e anos sem aumento salarial. De lá para cá, não teve mais aumento.

E bem nesse comecinho do governo FHC, pensando no melhor da família, meu pai decidiu retirar as filhas mais novas do ensino privado, sendo eu uma delas e as matriculou no ensino público... a essa altura, eu iria começar o 5º ano do ensino fundamental... confesso ter sofrido muito no ensino público que foi desde maus tratos por parte daquelas crianças rebeldes que me consideravam "patricinha" até ausência de aulas já que as escolas públicas estão sempre com problemas, tais como, falta de professores, falta de comida e por aí vai, aliás eu passava a maior parte do tempo em casa por esses diversos motivos.

Naquela época, na escola pública, eu não tinha Inglês, não tinha Matemática e as demais matérias, tive de forma muito precárias... passei por 3 escolas públicas diferentes e a que fiquei por mais tempo, fiquei 2 anos seguidos, mas todas, sem exceção, apresentavam graves problemas. Bem, agora fica fácil entender o motivo de eu não saber falar Inglês...

Sobre o Inglês, na 5º série, em um semestre de aula, aprendi: o abecedário, os numerais, as cores, os animais e talvez alguns verbos, disso nunca mais esqueci... na 6º série, mudei de escola e lá eles lecionavam o Francês, aprendi a gostar da França nessa época e era uma das melhores alunas... na 7º série, a escola resolveu mudou o idioma para o Inglês, mas como os alunos não sabiam nada de Inglês, eles decidiram lecionar Inglês de 5º série na 7º série, mas minha alegria durou pouco, pois do 2º bimistre em diante a professora sumiu... ô falta de sorte! Na 8º série, troquei de escola e lá eles lecionavam Inglês, mas era da série mesmo e apesar de eu não ser a pior aluna da classe, não conseguia ser a melhor, aquele Inglês era muito "avançado" para mim.

No ensino médio, voltei para o ensino privado. No 1º ano, tive Inglês. No 2º ano, mudei de escola e lá, tive a opção de escolher outro idioma, optei por Espanhol, por conta do vestibular, afinal, não queria ficar reprovada logo nessa disciplina.

Curiosidade a parte: a média no ensino público, na minha época, era 5,0 e existia reprovação... já no ensino privado, era 7,0, contudo eu não tive dificuldade para acompanhar os outros alunos por conta dessa diferença, a única dificuldade era só no Inglês e na Matemática, mas mesmo assim, nunca repeti de ano, nunca fiz recuperação e acho que fiz prova final uma vez.

Meu problema com a matemática foi "resolvido" na faculdade, mas o Inglês... o Inglês... Ah! esse até hoje eu não consegui "resolver"... eu entendo, mas não domino fluentemente. Eu não perdi, pois minha vida não é uma derrota, mas já deixei de ganhar e continuo deixando muito por não sabê-lo... Outras prioridades tiveram que ficar na frente do Inglês, isso foi na infância, na adolescência e, atualmente, na vida adulta. Sobre tentar, tentei em 2008, mas parei, por motivos que eu acreditava serem os melhores... planejei voltar e até hoje não voltei... Infelizmente, no momento, não será possível fazer este curso e enquanto eu não faço, vou me virando pelos tradutores, tais como o Google, vou fazendo cursinhos básicos on line e o que der. Pelo menos, sou boa no meu idioma, aprendi o Português de forma precária, mas sempre gostei de ler e escrever, além disso fiz cursos de redação e português, por isso ele é bom.



Futuramente venho falar melhor sobre minha entrada na escola e sobre um protesto militar que presenciei, fotografei e filmei em frente ao Copacabana Palace.

11 comentários:

  1. Amei ler sobre a história da sua infância e seus estudos...comecei a lembrar da minha!! Bjs e boa semana!! Sandra

    ResponderExcluir
  2. ai que legal, eu tento começar e nunca completo
    trendluxo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Barbie,

    nunca é tarde demais para aprender!
    Tem muitos sites online que sao bons.
    Tem um em especial que eu gosto muito, o www.livemocha.com
    é gratuito. Funciona como uma rede social para aprendizado de línguas...

    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Olá Barbie!!!

    Que legal a história de como seus pais se conheceram unindo São Paulo e Rio de Janeiro. Infelizmente no Brasil tem muitas coisas erradas e as escolas públicas não recebem as verbas devidas (muita coisa é desviada em corrupção) o que deveria ser aplicado em educação, saúde, segurança, infraestrutura e etc... Inglês não é muito fácil de aprender, aliás acho sempre difícil aprender outra língua e para aprender 100% acho que só na convivência mesmo praticando diariamente o que é complicado qd não se usa o idioma assim... eu aprendi a gostar mais do inglês por causa das músicas e cinema, então a gente acaba também vendo e ouvindo um pouco mais do idioma.
    É sempre bom fazer cursos, também amo ler, estudar e aprender coisas novas.
    Boa semana!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Barbie,

    É o que a Ana disse nunca é tarde para aprender.
    Mesmo não dando para fazer agora, não desista!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Barbie, também não sei inglês. E nem consigo entender textos, por exemplo, com raras exceções. Sempre estudei em escolar particular e isso nunca me ajudou no idioma. Tb optava por espanhol nas provas, quando davam a opção. Fiz dois anos de curso, mas acabei saindo porque não estava me adiantando mt. Ainda tentarei aprender, mas me falta ânimo. bjs

    ResponderExcluir
  7. li sua historia, eu sempre estudei em escola publica e no máximo oque passavam de inglês era o tal verde 'to be' kk que sinceramente nem sei pra que serve. Eu queria fazer cursinho e saber falar, mas como tu mesmo disse, sempre tem outra prioridades na frente, e o tempo também para isso :x o certo era aprender cedo mesmo.. beeijos

    ResponderExcluir
  8. Hola, saludos, que tengas un lindo inicio de semana, un gusto visitar tu blog, yo te invito a visitar el mio (El Blog de Boris Estebitan) y leer un poema mio titulado "The Ballad of Boris Esteban", es un poema a la esperanza.

    ResponderExcluir
  9. Olá minha querida amiga Barbie, bom dia!!!
    Que bom poder conhecer mais essa parte de sua vida, pena que tudo deu errado com o aprendizado do inglês, mas sempre é tempo de aprender, vá em frente... não desista nunca... um dia chegará o hora....
    Tenha uma linda e abençoada semana!!!
    Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Barbie!
    A escola pública, infelizmente, parece vir piorar com o passar do tempo, e ela só continua viva por conta de alguns professores que literalmente fazem mágica.
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  11. @REINVENTANDO Obrigada!

    @Any Brasil Mas se for de sua vontade, não desiste! ;)

    @Anna Monte Alegre Obrigada pela dica! ^^

    @BIA É verdade, nosso país poderia ser bem mais aproveitado se não fosse pela corrupção... ah eu, também, tenho escutado músicas em Inglês e preterido filmes legendados por este motivo. :)

    @Rosangela Obrigada pela força! :D

    @Sérgio Santos Ah então não desista!

    @Sukiinhaá Você está certa, quanto mais cedo se aprende, melhor o Inglês será.

    @Boris Estebitan Hola, tengo una semana hermosa también. Puede dejar, voy a visitar tu blog.

    @Luis Eduardo Pirollo Obrigada pelo incentivo! :D

    @Sozynho É verdade... e isso é uma vergonha, não sei se ainda existe, mas houve um tempo em que a reprovação foi proibida no ensino público, era uma lei que foi criada em 1996, no governo FHC, conhecida como "Progressão Continuada"... Um absurdo que, por sorte, não foi de minha época!

    E a todos um abraço e linda semana.

    ResponderExcluir