quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A Flor de Lis e seu significado

E foi para evitar problemas que eu resolvi modificar meu nome na rede social do EF Englishtown, mudar a foto, que apesar de ser minha, não dá muito destaque ao rosto e tirei o link de meu blog de lá... Mas mesmo assim, recentemente, sem que eu informasse, um usuário de lá encontrou meu perfil social real do facebook... Enfim, o nome que eu escolhi pertence a uma flor e naquele momento, flor de lis, foi o primeiro nome que me veio a mente, mas resolvi deixar lá por ter um lindo significado. Mais abaixo, explicarei a vocês.

Segundo a Wikipédia, Flor-de-Lis é um símbolo heráldico associado a monarquia francesa, ligada ao Rei da França. A palavra Lis é um galicismo com significado de lírio ou íris ou pode ser uma contração de Louis (Luís), pois Louis foi o primeiro príncipe a usar o símbolo (flor de Louis).

desenho feito por mim, copiando do site Genesis Joia

A flor de lis, é também o principal símbolo do escotismo, detalhe: na infância, eu fui escoteira, mas não lembrava disso, enfim... a origem deve-se a utilização em cartas náuticas representando o norte com sua ponta, assim como uma rosa dos ventos.

No escotismo, o símbolo foi escolhido por Robert Baden-Powell para representar o movimento que ele criou, pois idealizava a direção que o escotismo seguiria, para os franceses, a flor de lis, representava pureza de espírito, luz e perfeição, atributos incorporados no escotismo até os dia de hoje.

No blog do grupo de escoteiro uniselva de Cuiabá (MT), li que para os escoteiros, a flor de lis, representa o caminho certo a seguir, mostrando para onde o jovem deve ir, que é sempre para cima. E as três pétalas representam os três pilares da Promessa Escoteira: O compromisso com Deus, com a Pátria e com o Próximo.

Para saber mais, eis aqui, os links que julguei interessantes: wikipédiaGEUniselvaSignificadosYahoo respostas; e Genesis Joias.

E para finalizar, um vídeo com uma música do Djavan que tem este nome (Flor de Lis) e eu achei linda:


O link abaixo, pode lhe interessar:


Pensamentos pessoais a parte: Nunca desistir do caminho certo, é uma obrigatoriedade necessária na vida de quem deseja o desenvolvimento contínuo para conseguir o sucesso.

4 comentários:

  1. Olá!Boa tarde!
    Querida Barbie!
    Espero que esteja tudo bem!
    opa...aula completa sobre flor de lis, e , realmente, precisamos ter um pouco de cuidado com nosso perfil público...
    Hoje, dia 23...eu postei as fotos do brindes presenteado com link para quem quiser conhecer seu blog..obrigado de coração!
    Boa quinta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Barbie. Este seu post foi uma aula para mim e acidentalmente descobri o significado de Louis. rs. Interessante que escolhi este semi-pseudônimo (eu digo semi porque realmente sou Christian, o V é a inicial de um sobrenome, portanto, a única parte fictícia de meu nick é o Louis, inspirado no grande escritor Robert Louis Stevenson e também no vampiro de Anne Rice) sem saber da história deste príncipe e acabei achando ainda mais interessante.
    A respeito dos perfis públicos, eu também penso que devemos ter cuidado com isto, há uma porrada de cobranças em cima de mim, especulações das mais variadas que se eu lhe contasse, daria uma Bíblia! (e me mata de rir), porém, o que penso é que aqui não sabemos exatamente com quem estamos lidando. Uma pessoa aparentemente boa "muda" (se revela, em verdade) de uma hora pra outra totalmente má e maluca, portanto, confidenciar coisas não é saudável em um local onde tudo pode se desvirtuar (mesmo não confidenciando, por vezes uma frase que digo desvirtuam e armam confusão, por este motivo peguei asco de grupos no Facebook, só tenho o meu de Blogagens com pessoas que nunca me incomodaram e se vierem a incomodar, caem fora) e tudo fica registrado. Uma calúnia por aqui pode ser desastrosa, já sei de blogues que fecharam por conta destas maldades. Portanto, podem falar de mim o que quiser, a única coisa que importa é eu saber quem eu sou, minhas intenções aqui e o resto que tem curiosidade mórbida a respeito de mim, minha vida pessoal, que se danem!
    Dizem que o burro nunca aprende errando, o inteligente aprende errando e o sábio aprende observando os erros dos outros. Sem modéstia, que é uma arrogância camuflada, eu sigo o caminho dos sábios. Já vi muita gente se ferrando sendo tão exposta em perfis públicos na internet.
    E não sou nem um pouco contra pessoas que criam perfis falsos para blogar. Estas eu considero muito mais verdadeiras do que quem mostra a cara, pois sentem-se livres por saber que não serão stalkeadas.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Barbie!
    Sempre gostei da música mas nunca tinha parado pra pensar no significado da flor, obrigado pela aula!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  4. @Felisberto Junior Está sim, obrigada! Nem fale, todo cuidado é pouco! ;)

    @Christian V. Louis poxa que legal e é verdade, eu mesma já destratei quem deveria tratar bem e já tratei bem que deveria desprezar... e assim cheguei a conclusão de que é melhor ser neutra e se perceber que a pessoa é legal, continuar tratando bem, mas se a pessoa der sinais de perigo, melhor desprezar, sem precisar destratar... Enfim, se o mundo real é complicado quem dirá o virtual, não é verdade? ;)

    @Sozynho Por nada! ;)

    E a todos abraços e tenham uma linda noite!

    ResponderExcluir