segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O mau atendimento...

Outro dia desses fui a uma loja de cosméticos que revende produtos da Avon, Natura, Jequiti e outros com um valor 20% abaixo da revista no caso de pagamento à vista (débito ou dinheiro). Era a minha segunda vez lá, depois que eu descobri esta loja, não quero outra vida... E nessa minha segunda visita, o atendimento prestado foi péssimo e vou contar-lhes o motivo mais abaixo.

Ao entrar na loja, eu cumprimento a vendedora, dizendo:

- Boa tarde!
E ela responde: - Boa tarde!
- Você tem creme facial com protetor solar da Avon ou alguma outra marca?

Ela olha para cima como quem está pensando e responde:
- Veja se nesta revista (Avon) você encontra algo que te agrade...
- Okay! segundos depois, eu pergunto apontando para o produto desejado:  
- Este aqui tem na loja?
- Não!
- Se eu pedir hoje, ele chega em quanto tempo?
- Uns 20 dias!
- É muito tempo... o que tem disponível na loja? Pode ser de outra marca!

Ela olha pra cima de novo, como quem está pensando e responde:
- Deixa eu ver...

Nesse momento, surge uma outra cliente super falante e de comportamento "agressivo" e sem saudá-la (com um boa tarde), sai disparando mil e uma perguntas... ela me deixa, vai atendê-la e eu penso: - E eu? Eu estava aqui primeiro! O que aconteceu com a prioridade?

Mas eu aguardo e o atendimento leva uns 10 minutos para um só produto, depois ela começa atender outra cliente que foi lá fazer uma troca... sem pensar muito, eu peço a amiga dela "lápis de olho, rímel e..." bem, aí a amiga me traz os produtos e chama atenção da outra, que responde:
- Ah é que ela estava escolhendo! 

E quando ela volta a me atender, com educação, mas irritada, eu digo:
- Desculpe, mas você me deixou sozinha, daí eu pedi ajuda a sua amiga. Já tinha se passado 15 minutos e você atendeu duas na minha frente...

Me interrompendo e com deboche, ela diz:
- É que você não tem certeza do que quer, daí eu atendo duas... três e até quatro... (risos)

Pensando no absurdo falado, eu respondo:
- Tem certeza de que eu sou a indecisa? Quando eu entrei na loja e te fiz uma pergunta, você levou mais de 20 segundos pra pensar, não respondeu e me deu uma revista. Eu ainda perguntei se você trabalhava aqui (detalhe: pensei que ela estava tomando conta da loja ou que era trabalhava ali a pouco tempo) e você disse que sim. Desculpe, mas acho que você não sabe atender!

Irritada, ela começa a revirar os olhos, mas desta vez não era expressão de dúvida, era de falta de paciência e responde:
- Tá bom... o que você queria mesmo?

Irritada, mas com razão, pois a cliente era eu e eu posso me irritar, ela não... eu respondo:
- Foi a primeira pergunta que eu te fiz!

Daí ela responde:
- Ah sim! Era o creme facial, né?

Eu só olho e falo:
- Sim! e já pergunto: - E o delineador de olhos?
Ah sim... tem este... aquele... etc...

Nesse momento, pensei comigo: - Ah sim! Lembrou-se aonde os produtos ficam é!? Que coisa! Se você tivesse agido assim no começo o atendimento teria sido mais rápido.



Depois de tudo em mãos: Lápis de olhos, delineador de olhos, rímel e creme facial, eu pergunto:
- Em quanto fica tudo?
- O pagamento será à vista?
- No débito! 
- Valor x! Qual é a forma de pagamento?

Soletrando, eu respondo: - dé-bi-to! Entendeu? 

Afinal, eu já tinha dito que seria no débito. E debochando, ela comenta com a amiga:
- Meu Deus! Qual é o problema comigo? hehehe E olha pra mim!

Eu só olho e espero ela passar o cartão. Depois que ela finaliza a compra, diz:
- Aqui está a sua notinha... desculpe qualquer coisa!
- Okay! Tenha uma boa tarde e tudo de bom!

Minha vontade, era chamar o gerente e reclamar dela, mas enquanto ela passava o cartão, eu pensava comigo... ela não sabe nada sobre um bom atendimento, vai sofrer muito nessa vida e de repente nunca atinja um cargo de grande importância e destaque desse jeito... outra coisa, a amiga já chamou atenção dela, quem sabe ela mude, esta foi a chance, se ela não melhorar, vai ser sempre assim.

E mudando de assunto, mas ainda nele: para as meninas que ficaram interessadas nos cosméticos com 20% a menos do valor de revista, existem duas lojas assim:

  • Pronta entrega de cosmético:  Rua Américo Brasiliense, 295 - Madureira - Rio de Janeiro/ RJ
  • A outra não sei o nome, mas o endereço é: Avenida Rio Branco, 120 - Sblj 03 - Centro - Rio de Janeiro/ RJ Tel.: (21) 2221-4215

A que eu fui era em Madureira, por isso se forem nessa loja, já sabem que lá tem uma vendedora que não gosta de clientes bem educados que compram muito... hahahaha E só para saber, na primeira vez que eu estive lá, fui super bem atendida e olha que o vendedor era homem, se bem que a amiga dela atendia bem, também. Enfim, a loja é boa, o atendimento idem, contudo aquela vendedora... era um caso sério!

8 comentários:

  1. Ahh Barbie, eu tive problemas em uma loja de ternos rsrs
    Mas em questão disso, já passei por tanta coisa se fosse chamar o gerente iria perder meu tempo.
    Pelo menos conseguiu comprar aquilo que desejava não é mesmo?

    Um grande beijo e fique de olho nos atendentes.

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  2. Olá!Bom dia!
    ah..minha amiga Barbie...eu não tenho essa paciência não!Ou virava as costas ou chamava o gerente! Lembrando que como o "mercado" está muito competitivo o diferencial está no BOM ATENDIMENTO!E somente os bons profissionais irão permanecer!
    Belo texto!
    Boa semana!
    ah...eu já estou voltando para casa, e antes do final desta semana, irei postar as fotos...
    Beijos

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  3. Olá minha querida amiga Barbie, boa noite!!!
    Minha amiga, todo bom cliente prima por um bom atendimento, no mínimo com educação e respeito... se continuar assim essa atendente tem vida curta no emprego... Aconteceu o mesmo comigo em uma loja da Tim, o atendente estava me vendendo um produto e parou no meio para vender um produto similar para a pessoa que chegou depois, pediu para que eu esperasse um pouco... larguei o produto no balcão, virei as costas e fui comprar em outra loja... o vendedor ficou olhando até que eu sumisse de vista... esse não me vê nunca mais, detesto mau atendimento.
    Tenha uma linda noite e um dia maravilhoso e abençoado!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

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  4. Pois eu reclamaria com o gerente facilmente, Barbie. Não espero justiça divina,não, vou e dou uma mãozinha!E teria perdido a paciência também! Beijão!!!!

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  5. Cada coisa que acontece... tem pessoas que estão na profissão errada... haja paciência...
    Bom dia pra você Barbie!!!

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  6. Bom dia amiga Barbie, mas que vendedorazinha abusada, hem! Fez muito bem de dar um corretivo nela, da próxima vez que vc. voltar na loja, ela vai te tratar com + educação...bem, assim espero. bjnhos.

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  7. Que isso Barbie, Santa Paciencia em ação e ainda pagando?!

    Olha, não aceito isso. Ou saio imediatamente da loja, porque existem concorrentes, ou escolho outra vendedora mais interessada em trabalhar. Se a primeira se comportar tal como a sua narrativa, chamo a gerente! Ainda não encontrei dinheiro plantado em arvores e meu tempo é curtíssimo. Eu já fui vendedora e otima, sei bem o que não quero para mim!

    Voce pode tomar as rédeas sem ser nenhum pouco nervosinha nem mesmo grosseira.

    Tem uma boutique de sapatos finos que todas a vendedoras fizeram o mesmo "curso de atendimento irritante"! Elas ficam iguaizinhas a moscas de padaria e com perguntinhas padrão muito chatas, do tipo:
    - "voce está procurando algo especificamente".
    Quando quero algo específico, tal como voce queria a maquiagem, vou direto até a vendedora e pergunto.

    Sinceramente, acho que o atendimento no Rio de Janeiro está cada vez pior. Não existem mais aqueles vendedores natos.

    BEIJOCAS

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  8. @Cla Ah sim, consegui... (risos) Eu fiquei irritada com ela, mas depois tive pena dela, por isso deixei para lá. E se ela não melhorá, uma hora alguém vai reclamar dela e isso não será bom.

    @Felisberto Junior Eu só deixei pra lá, pois ela já tinha sido "chamada atenção" pela amiga. Ps: Vou esperar as fotos!

    @Luis Eduardo Pirollo Com certeza, terá... uma pessoa com um comportamento daquele não permanece no mercado.

    @Sérgio Santos hahhaa... você está certo! Eu dei uma chance a ela, mas se ela não mudar, outro cliente pode não dar.

    @BIA E não é, menina!

    @Suely Poubel sim sim, dei uma chance para ela mudar.

    @Sissym Ah sim, sou paciente e gosto de dar uma "segunda chance" as pessoas, mas você não está errada em exigir um bom atendimento. E sobre o atendimento carioca, nem fale, está uma negação mesmo, e isso é algo que vem de cima para baixo, contudo, eu já encontrei exceções por aí. ;)

    E a todos, um abraço e uma linda noite!

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