quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Resenha: Como ser um profissional cobiçado no mercado

E foi no mês de maio que uma certa matéria da revista da VEJA me chamou atenção pela capa, mas como eu estava tão eufórica com as comemorações pertinentes ao meu aniversário que nem tive tempo de comentar por aqui a respeito desta tão interessante matéria.

A chamada do dia 23 de maio, dizia algo mais ou menos assim: "Quem são os profissionais que todas as empresas grandes gostaria de contratar imediatamente por qualquer preço, segundo setenta líderes de mercados ouvidos por VEJA."


E na primeira página da matéria especial tinham 8 características-dicas do profissional mais cobiçado do mercado, para ser disputado, bem pago e à prova de crise:

1) - É engenheiro civil: pois o Brasil quadruplicou seus investimentos em infraestrutura nos últimos dez anos, mas o número de engenheiros formados permanece insuficiente.

2) - Tem pós-graduação ou MBA em finanças: pois com a crise econômica de 2008 e a necessidade de ganhar novos mercados, as empresas passaram a buscar profissionais com um olho na sua área e outro no orçamento, nos preços e na concorrência.

3) - Estuda ou trabalhou no exterior: pois quem viveu fora do país tende a se adaptar mais facilmente a novas situações e mudanças inesperadas.

4) - Já fez algum tipo de trabalho voluntário: pois na visão de empregadores, a experiência acrescenta duas qualificações preciosas ao profissional - facilidade para trabalhar em equipe e curiosidade em conhecer novas realidades.

5) - Cursou MBA em gestão de projetos: pois é o tipo de conhecimento que habilita o profissional a ajudar sua empresa a se expandir. Permite, por exemplo, que ele coordene o investimento em novos produtos ou a abertura de uma unidade.

6) - Fala inglês, espanhol e tem noções de mandarim: pois depois da China, o Brasil é hoje o país que mais recebe investimentos externos em projetos.

7) - Tem ao menos dez anos de atuação no mercado: pois os últimos solavancos da economia não deixaram espaço para iniciantes.

8) - Não se importa de morar em lugares distantes dos grandes centros: pois os negócios no Brasil se expandem cada vez mais para longe dos centros urbanos. As empresas querem gente capaz de prospectar novos mercados e liderar a abertura de filiais.

E essas são as qualificações mais cobiçadas pelas maiores empresas do mercado. Segundo a reportagem, quem tem tais características, se torna "a última coca-cola gelada do deserto", "a visão da terra prometida" e o profissional que toda empresa sonha em contratar.

Mais abaixo, só de curiosidade, compartilharei os profissionais, citados pela VEJA, que têm o futuro garantido nos setores mais promissores da economia:
  • Agronegócio (o multiplicador de grãos): Principalmente se tiver especialização em biotecnologia (conhecimento que permite a agroindústria se aperfeiçoar em métodos de produção). Empresas entrevistadas: Louis Dreyfus Commodities, Cargill, Monsanto, Suzano Papel e Celulose, Raízen, Syngenta, SLC Agrícola e FMC.
  • Alimentação e higiene (o criador da beleza): Principalmente se for engenheiro químico ou farmacêutico da área de dermocosméticos. Empresas entrevistadas: Johnson & Johnson, Unilever, Grupo Boticário, Nestlé, Pepsico, Procter & Gamble e Natura.
  • Construção (o engenheiro que gerencia): O mais almejado é o gerente de contrato (que sabe coordenar todas as etapas de uma obra). Empresas entrevistadas: Camargo Corrêa, Andrade Gutierrez, OAS, Construcap, Egesa, Barbosa Mello, Mendes Júnior, WTorre e Galvão.
  • Eletricidade e gás (o especilista antiapagão): Os preferidos são os que dominam sistemas elétricos de potência, pois estes podem escolher aonde desejam trabalhar. Empresas entrevistadas: Eletropaulo, Light, Grupo Neonergia, Comgás, Copagaz, Elektro, Ampla e CPFL.
  • Financeiro (o economista digital): Os mais cobiçados pelos bancos, seguradoras e empresas de meios de pagamentos são "os economistas especializados em tecnologia digital", pois o números de transações remotas (internet ou celular) ultrapassaram a física (agência ou auto atendimento). Empresas entrevistadas: Itaú, Santander, HSBC, BB Mapfre, Citibank, Porto Seguro, Visa, Cielo, Mastecard e SulAmérica.
  • Extração mineral e indústria (o químico politicamente correto): Um engenheiro químico ou de minas, com especialização em meio ambiente e fluência em inglês, espanhol e mandarim, é o profissional que faz brilhar os olhos dos recrutadores dessa área. Empresas entrevistadas: Vale, Gerdau, Braskem, Alcoa, Anglo American, Magnesita, Albra e Votorantim.
  • Varejo (o vendedor conectado): os mais requisitados são administradores com especialização em e-commerce ou o comércio on-line, pois este é o futuro do varejo. Empresas entrevistadas: Pão de Açúcar, Netshoes, Magazine Luiza, Grupo SBF, Makro, Drogasil, C&C e Lojas Cem.
  • Logística (o perito em leva e traz): o mais procurado, é o engenheiro, civil ou de produção, com capacidade de criar mapas de distribuição eficientes e econômicos para transporte de produtos. Empresas entrevistadas: Tegma, Treelog, ALL, DHL e TNT.
  • Tecnologia da Informação (o criador virtual): o mais desejado é o formado em ciência da computação ou análise de sistemas. E será disputado "a tapa" aquele que souber desenvolver e aprimorar, por exemplo, programas de compras de filmes pela televisão, sistemas de cobrança ou aplicativos para smartphones. Empresas entrevistadas: Oi, Tim, Claro, GVT, Nextel, Google e Microsoft.
Julguei estas informações inspiradoras para um autodesenvolvimento... e não só nesta matéria, mas, também, em outras ocasiões tenho percebido que tudo o que é interessante... próspero... e importante para a vida de uma pessoa, envolve o Inglês e cada vez mais, meu desejo de aprender este idioma aumenta.

Um comentário:

  1. Tá explicado o motivo de as empresas procurarem tanto esse profissional: é uma pessoa que quase não existe. Beijos!!!! ;)

    ResponderExcluir