domingo, 5 de agosto de 2012

Viagem à Petrópolis: Catedral São Pedro de Alcântara

E o terceiro ponto turístico que eu visitei da cidade de Petrópolis, em junho de 2010, era bem agradável... O local era a Catedral São Pedro de Alcântara, lá eu rezei, orei e pedi proteção para a família, os amigos e as pessoas queridas.


Na imagem abaixo, eu em frente à Catedral São Pedro de Alcântara... e na imagem ao lado, as esculturas de mármore carrara do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, feitas pelo escultor francês Jean Magrou...



E além de ver a igreja por fora e por dentro, eu pude fazer uma visitação no interior da igreja. Essa visitação é guiada e feita com 5 paradas...




Na primeira parada, eu e minha irmã, podemos ver uma placa de centenário e o local de batismo...



Na segunda parada, vimos um orgão (construído por Guilherme Berner - introdutor da indústria de orgão no Brasil) que estava sendo reformado e os vitrais (um é a imagem de Cristo em formato de flor e a outra um crucifixo).



Na terceira parada, havia um mirante que dava visão para uma boa parte da cidade, inclusive a Casa da Princesa Isabel... a verdade que que essas vistas, podem ser vistas da terceira parada em diante.



Na quarta parada, vimos a exposição "Olhar e Sentir" com alguns banners, aonde contava a história sobre a construção, fotos de um livro de subscrição para a construção da Igreja Matriz, tinha uma linha do tempo que mostrava fatos importantes de 1876 à 1978. Soube, ainda, através desta exposição que a obra da igreja foi acompanhada por Dom Pedro II e a Princesa Isabel lançou então o "Livro de Ouro" onde, juntamente, com as baronesas, promovia eventos para arrecadação de fundos: quermesses, concertos, teatros e a "Batalha das Flores" na Rua do Imperador.



E na quinta e última parada tem os sinos de bronze que ficam na torre da Catedral e foram fundidos em Passau, na Alemanha e em conjunto, eles pesam nove toneladas, o maior deles tem uma vibração que alcança até 200 segundos.


Para finalizar o post, comentarei aqui sobre a variação de meu look, pois de tanto andar, eu tirei casaco e coloquei um lenço indiano no pescoço e antes de chegar no topo do catedral, começou a ventar e eu coloquei o casaco e o gorro.

variações do look:

* Look inverno, viagem à Petrópolis: calça jeans (C&A); blusa branca (C&A); casaco vermelho (C&A); sapatilha vermelha (Zaxy); brinco, broche e colar prateados (não lembro); cinto marfim (Andarella); bolsa marfim (Andarella); lenço rosa indiano (Mercatto) e gorro (não lembro).


Ps.: Nessa visitação soube ainda que entre os dias 25 de junho ao dia 4 de julho daquele ano, teve em Petrópolis uma Bauernfest 2010 que é uma festa do colono Alemão e é considerada o segundo maior evento do País e o maior da região Sudeste. A festa acontece dentro de uma antiga cervejaria bohemia e do Palácio de Cristal com várias atrações. Eu não fui, mas quem sabe num outro ano eu vou... e a festa parece ser divertida, olhem só o vídeo:


Nos próximos post, venho falar sobre: a Casa da Princesa Isabel; a  pausa para o "almoço"; o Palácio de Cristal; a Praça 14 Bis; o Museu-Casa de Santos Dummont; o Trono de Fátima; o Relógio das Flores; a Casa dos 7 erros; o Museu Imperial e a Rua Teresa.

Os links abaixo, podem lhe interessar:


bye bye e até o próximo ponto turístico.

5 comentários:

  1. Boa noite, minha querida amiga Barbie!!!
    Minha amiga, que lindo passeio, adorei conhecer a Catedral São Pedro de Alcântara, é lindíssima, também gostei da paisagem, muito verde ao redor da Catedral, ficaram lindas as imagens, valeu amiga!!!
    Tenha uma linda noite e uma semana maravilhosa e feliz!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. Olá!Boa noite!
    Tudo bem, Barbie?
    ...incrível a semelhança de "frente" com a Catedral de São Paulo,somente com a diferença que os "verdes" não existem do lado...gostei de todas as imagens! Lindas! Quem sabe, um dia irei visitar!
    Obrigado pelo carinho de sempre!
    Boa semana!
    Beijos
    ah...aguarde o prêmio que logo, logo, chega rsrs

    ResponderExcluir
  3. Que Catedral linda, Barbie. Adorei o look também, dessa vez vestida em você! =) Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Oi Barbie!!!

    Quantas coisas bacanas em Petrópolis, as charretes são muito bonitas, um passeio que vale à pena mesmo!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Barbie, nunca pensei em conhecer Petrópolis, bem colonial, não é? Adoro a arquitetura das catedrais, sempre belas e caprichadas.Ótimo o passeio e o visual, sempre uso lenços quando quero dar uma variada. Um abraço!

    ResponderExcluir