quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A trajetória do Inglês na minha vida...

Eu já comentei por aqui que o fato de eu ter estudado em escola pública e meu pai ter passado por algumas dificuldades financeiras, impediram-me de ter um conhecimento melhor de um segundo idioma, neste caso o Inglês que é o mais comercial em todo o mundo.

E para não dizer que antes de eu iniciar aquele curso on line e fazer intercâmbio eu nunca tive contato com o idioma, falarei dos momentos que este idioma passou por minha vida:
  • Na 5º série, tive um semestre de aula e nos outros três, misteriosamente e sem explicação a professora sumiu da escola que era pública;
  • Na 6º série, mudei de escola, mas o ensino era o mesmo, ou seja, público, sendo que a escola lecionava Francês em seu currículo escolar e por ironia do destino, tive a matéria do 1º ao último semestre e era uma das melhores alunas da classe, em escrita, leitura e fala... Lembro-me até que minha paixão pela Europa, França mais especificamente, nasceu ali, pois na época, a professora nos colocava para fazermos muitas pesquisas sobre o idioma e até no consulado da França eu fui;
  • Na 7º série, ainda na mesma escola, não me lembro por qual motivo, eles resolveram mudar o idioma e do Francês foi para o Inglês, contudo, para não "prejudicar" os alunos, a escola decidiu dar Inglês de 5º na 7º e para a tristeza da turma, a professora sumiu depois do 1º semestre; E eu me perguntava:  "Qual é o problema desses English teachers com a escola pública?"
  • Na 8º série, mudei de escola e lá comecei a ter Inglês da série que eu cursava, mas a professora só deu aula até o 1º semestre e a essa altura eu me perguntava: "Qual é o problema desses English teachers comigo?"
  • No 1º ano do Ensino Médio, voltei a estudar em escola particular, detalhe: na escola pública além de eu não ter Inglês, o conceito de aprovação era C (5,0) e na particular (7,0), não tive dificuldade em acompanhar os demais, a única dificuldade mesmo foi o Inglês e a matemática (que foi tão fraca quanto o Inglês), enfim... como aquele Inglês era muito "avançado" para mim, senti dificuldade, mas nunca fui reprovada;
  • Eis que sou aprovada para o 2º ano, mudo de escola, e a nova escola dá opção de eu escolher entre Inglês e Espanhol, nem preciso dizer que mudei sem pensar para o Espanhol, afinal não queria ser reprovada no vestibular justamente por causa do Inglês;
  • No 3º ano, fiz Espanhol novamente e o meu ciclo escolar terminou assim aos meus 18 anos.
Depois disso, tentei por algumas vezes estudar Inglês sozinha, mas nunca obtinha o resultado que eu desejava até que eu consegui meu primeiro emprego de carteira assinada e resolvi me matricular num curso de Inglês, por lá fiquei por uns 6 meses até que alguns acontecimentos fizeram com que eu cessasse o curso "temporariamente", pois minha intenção era de voltar.

Não voltei, mas neste ano, descobri o site da Englishtown e lá comecei a fazer um curso de Inglês on line e no meio a tantas pesquisas pela internet descobri a possibilidade de fazer um intercâmbio na Inglaterra, foi breve, mas a experiência valeu a pena, pois aprendi bastante, não só no Inglês, mas também na cultura, no costume, na história e até na moda... por conta disso, atualmente, eu já alimento a vontade de voltar por lá por um tempo maior... Quem sabe um dia, né? Até lá, vou estudando com dedicação no Brasil mesmo e se essa volta acontecer, poderei aproveitar melhor.

Enfim, o pouco que aprendi na escola, numeral, abecedário e frases curta, ainda na 5º série, nunca mais esqueci, já o restante, vocabulário e tudo mais, veio de minha vontade de aprender e superar as dificuldades. Eu não desisto de aprender!


Os links abaixo, podem lhe interessar:

13 comentários:

  1. Adoramos o seu post,super legal,estamos sempre por aqui conferindo todas as novidades.
    Super beijos da Glorinha.
    Recomendamos seu aravilhoso blog no Google +1
    Desejamos a você um otimo dia.
    http://sbrincos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!Boa noite!
    Barbie...
    “A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender”.– Albert Einstein....eu penso que desistir é só para os fracos, se você tem um sonho seja ele qual for, nunca desista dele...e vamos ainda conversar bastante em inglês, logo logo!
    Obrigado!
    Boa quinta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Bacana a sua força de vontade, Barbie. Eu fiz dois anos de curso mas acabei saindo. Sou péssimo no idioma e o ensino na escola não ajudou. Me falta ânimo pra voltar. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. É isso aí Barbie!
    muita coragem e forca de vontade da sua parte!
    aprender as vezes dói, mas essa dor nao nos mata, nos fortalece!
    parabens garota! Sempre em frente!
    bjsss

    ResponderExcluir
  5. Barbie, adorei sua dica. Há tempos eu quero fazer um curso de inglês, e como na escola minha trajetória foi frustrante, quem sabe agora eu consigo? Espero que possa voltar à Inglaterra com mais tempo. Você é minha homenageada de hoje no blog, espero que goste. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Barbie, que bom se importar com seu futuro! Aprender um idioma é importante neste mundo globalizado. Agradeço por ter indicado o link, vou ver o que oferece.


    Beijos

    ResponderExcluir
  7. @Rogerio Rinaldi Obrigada! :)

    @Felisberto Junior Opa, mais um amiguinho para eu treinar... Obrigada! =]

    @Sérgio Santos Entendo, mas não desanime! ;)

    @Anna Monte Alegre Obrigada pela força, é isso que me encoraja cada vez mais. :D

    @Bia Hain Ah sim, com dedicação, é possível e você consegue. Obrigada pelo apoio e carinho, vou lá no seu blog. ;)

    @Sissym Sim sim... é sim e eu não duvido disso! Por nada, o site é muito bom! =]

    Gente, o apoio de vocês me emocionou e me encorajou ainda mais para os estudos... :") muitos abraços e tenham um lindo feriado.

    ResponderExcluir
  8. oi querida, sou mais velha que vc mas tb passei por quase tdo que vc passou, só não tive ainda oportunidade de ir lá fora, conhecer de perto...espero que aconteça com meus filhos...hoje tenho o prazer de matricular meu filho de 8 anos no ingles, ele faz desde os 5 anos..e eu faço até hoje...agora tive que parar o meu curso, devido a prioridades que a vida nos faz escolher...mas tem problema...volto logo tb já fiz esse curso online que falou...gostei...parabéns pela sua determinação...só assim conseguiremos atingir nossos objetivos...bj

    ResponderExcluir
  9. Que maravilha, não há nada melhor... eu, também, já convenci minha irmã a matricular minha sobrinha quando completar 5 anos, atualmente ela tem 1 ano... Lá na Inglaterra, fiz amizade com uma brasileira de 15 anos e ela disse-me exatamente isso que a mãe dela a matriculou num curso de Inglês desde os 5 anos e que isso foi a melhor coisa, ela estudava no mesmo College que eu, sendo numa turma mais avançada... ano que vem ela vai para uma High School. Se você se planejar desde agora, quando seu filho tiver com 15 anos, será possível colocá-lo numa High School. Obrigada pelo apoio! beijos e lindo feriado.

    ResponderExcluir
  10. Gostei da dica do curso online vou dar uma olhada, a tempos nutro dentro de mim o desejo de aprender uma segunda linguá, acho que chegará um tempo em que será quase que obrigatório termos o domínio de uma segunda linguá.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Voltei pra dizer que fui conhecer o site indicado e já estou fazendo as aulas, curtas e fáceis. Valeu a dica! :)

    ResponderExcluir
  12. @Marcos Mariano Por nada e eu concordo com você, por isso, tenho estudado.

    @Bia Hain Ah! que legal... são sim, são bem simples e não ocupam muito nosso tempo. Fico feliz que tenhas gostado.

    Aos dois abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  13. Vai firme amiga! Com a determinação e entusiasmo que você tem, não demora muito e vai estar com um inglês fluente. bjnhos.

    P.S.: Adorei o fundo com tema inglês do blog...vai ajudar você a não esquecer o seu objetivo, que é falar inglês. Good Luck Friend!

    ResponderExcluir