quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Cultura, a gente vê por aqui...

Para falar sobre as atividades de outubro do melhor centro cultural do Brasil, não resisti e tive que colocar esse slogan como título. Esse mês o CCBB do Rio de Janeiro completa 23 anos e está recheado de programas interessantes.


O CCBB é um dos maiores centros culturais do Brasil, pois em único lugar, é possível encontrar biblioteca, museu, auditório, teatro, videoteca, cinema, salas de exposições, livraria e arquivo histórico, sem falar do restaurante, cafeteria, facilidades para pessoas com deficiência, entre outros. Lá tem tanta coisa que um dia é pouco para conhecer e ver tudo. No Brasil, atualmente, ele está localizado no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e em breve em Belo Horizonte.

Apesar de conhecer este centro cultural desde a infância, pois meus pais sempre levava eu e minhas irmãs lá, recentemente, comecei a seguir a fanpage deles pelo Facebook (CCBB-RJ) para acompanhar melhor as atividades de perto. Por coincidência, vi uma série de atividades especiais para o mês de aniversário.

Hoje, estive lá para conferir melhor essas atividades... aproveitei, para trazer um livrinho com todas elas, pois só assim, eu não perco as minhas favoritas. Mais abaixo, compartilho com vocês, algumas delas:

  • Reinauguração da biblioteca com mais de 150 mil títulos. O detalhe curioso são as passagens secretas nunca reveladas. (reabertura dia 12 de outubro, visitação de terça a domingo, de 9h às 21h);
  • Festival do Rio 2012. O maior evento audiovisual do Brasil e um dos maiores da América Latina. (até 11 de outubro);
  • Impressionismo: Paris e a Modernidade, com 85 obras-primas do Museu d'Orsay de Paris. (de 23 de outubro à 13 de janeiro);
  • O Banco do Brasil e sua História, exposição. (terça a domingo, de 9h às 21h);
  • Na palma da minha mão, exposição com 38 miniesculturas de escritores brasileiros. (12 de outubro à 16 de dezembro);
  • Clementina Duarte, exposição de uma designer de jóias pernambucana que estudou em Paris;
  • Sarau de ideias, ciclo de nove encontros no auditório com poesia, músicas e ideias. (23 de outubro);
  • Sessão Criança, com exibição de filmes como, Branca de Neve e os sete anões, Dumbo e outros. (sexta, sábado e domingo da criança, às 14h);
  • Música no Museu, concerto gratuitos, incluindo Villa-Lobos in Jazz. (17, 24 e 31 de outubro, às 12h30);
  • Valsa nº 6, animação poética com boneca e seus manipuladores. (até 21 de outubro, de quarta à domingo, 19h30);
  • CCBB Educativo, ações educativas para a família, grupos escolares, idosos, ONGs, pessoas com deficiência e educadores;

Todas as atividades citadas acima, são para o CCBB do Rio de Janeiro, algumas delas, como música, teatro e cinema são pagas (R$ 6,00 inteira e R$ 3,00 meia-entrada), já as exposições, biblioteca, museu e arquivo histórico possuem entrada franca. Para mais informações, visitem a fanpage ou site nos links inclusos no começo da postagem e boa diversão.

11 comentários:

  1. Mas que excelente dica para o feriado, Barbie. Adorei! Beijão e aproveite bem!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog.... adorei! estoy te seguindo... BOM Feriado p/ ti Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Olá!Bom dia!
    Barbie...minha amiga...
    ...que bela dica...para quem gosta de arte, diversas...é excelente!
    Em S.Paulo,tivemos a Mostra Impresionista e as obras vindas do Museu d’Orsay...muito bom!
    Parabéns pela dica!
    Bom feriado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cultura é tudo!! ótima programação..se estivesse no Rio não ia perder..Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  5. Muito legal seu incentivo à cultura Barbie, meus muitos parabéns. Uma boa dica pro feriadão.
    Obrigado pelas visitas ao meu blogue, quando a ver filme sem legendas, é o único jeito de "treinarmos" nossos ouvidos e nos adaptarmos a outros idiomas, visto que a legenda se torna um vício e dependendo da velocidade que pessoa lê, acaba perdendo cenas rápidas e importantes.
    Bom feriado.


    => CLIQUE => Escritos Lisérgicos...

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que legal ! Eu adorei saber de tudo que você postou, pois moro aqui no RJ e sou louca para ir no CCBB , meus professores do pré vestibular recomendam demais. Ei, acho que vou, ein. Vai que a gente se encontra por lá? aaajaja ameeeeeeeei.


    Beijão, Sabrina. (www.spiderwebs.com.br) ♥

    ResponderExcluir
  7. Quanta coisa legal no seu cantinho..
    Menina cultura é sempre bom.. estou louca pra ir a um museu.. muito mesmo.. e quero fazer isso em breve..
    É bom demais nos carregarmos de cultura.. abrir novos horizontes..
    Parabéns pelas dicas.
    Um beijo carinhoso e uma noite especial
    Sheila

    ResponderExcluir
  8. Olá! Te encontrei no Blog da Bia, Revolta e Romance, vim conhecer, gostei e estou seguindo! Se quiseres conhecer e retribuir, ficarei muito feliz! Seja bem-vinda! E ja aproveito a oportunidade, apesar de ser a 1ª vez que venho aqui, para pedir teu voto na 2ª Fase do Top Blo Brasil, o Top 100 Top Blog.... Conheça o blog e, se achar que mereço, vote, por favor! Se já votou em alguém, não tem problema, pois pode votar em quantos blogs quiser! O Selo já está na lateral direita do blog, onde estava o da 1ª Fase! Desde já agradeço, de coração! Juntos chegaremos!
    Ótimo final de semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Bom dia minha querida amiga Barbie!!!
    Que bela matéria minha amiga, temos que valorizar o que temos de bom e de melhor, principalmente em se tratando de cultura, belo incentivo para os que residem por ai...
    Tenha um lindo, feliz e abençoado final de semana!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  10. Pucha vida, eu estava totalmente por fora disso tudo, não acredito que eu perdi o Festival do Rio 2012 foi só até 11 de outubro né. Já que eu trabalho com áudio visual esse evento me interessou bastante, mas já era. Já curti a fan-page pra não ficar mais de fora desses eventos, vlw pelas dicas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi Barbie
    É a minha primeira vez aqui, vim por indicação da nossa amiga Bia, mas gostei muito, pois o seu blog é bem feito e muito cultural. Meu filho estudava música bem em frente ao Centro Cultural de São Paulo, então enquanto ele fazia aula aos sábados, eu ficava aproveitando visitando-o, é muito legal também, teve uma Mostra dos 30 anos da morte de Elis Regina, foi muito legal! Adorei o post.
    Além disso temos alguns outros amigos em comum. Já estou te seguindo.
    Bjos. Fique com Deus!

    ResponderExcluir