sábado, 20 de outubro de 2012

Valsa nº 6

E foi na quinta-feira desta semana, dia 18 de outubro, que eu resolvi ir ao teatro do CCBB para assistir a peça "Valsa nº 6" de Nelson Rodrigues. A peça foi adaptada para o teatro de animação portátil e ficou um encanto inenarrável.


A peça conta a história de Sônia, uma jovem que é assassinada aos 15 anos de idade. E enquanto a boneca é manipulada, projeções de desenhos animados compõem o cenário de lembranças desta personagem que reconta, de forma partida, seu passado recente.


A morte da adolescente acontece quando o médico solicita que ela toque, de forma incessante, a valsa nº 6 de Chopin, em seguida ele a apunhá-la pelas costas, após a morte a "alma" de Sônia vagueia por momentos de lucidez e loucura, com isso, ela começa uma perseguição a si mesma, refazendo sua história, lembrando ainda do sonho de dar o primeiro beijo em sua paixão chamada Paulo. Tudo isso faz com que a personagem fique entre a menina que foi e a mulher que será.

Enfim, a proposta da peça foi trabalhar com diferentes dimensões narrativas e metafóricas, reais e fictícias, presentes na peça que questiona nossa existência. Nelson colocou uma boneca morta, pois não sentiu obrigação de ter uma personagem viva. No entanto, para o efeito dramático, essa premissa não quer dizer nada.

Abaixo, um vídeo, com um trecho da peça, que eu encontrei na internet no Youtube, pois a peça não pode ser fotografada e nem filmada. E para quem gostar, ela pode ser vista até amanhã no CCBB do Rio de Janeiro, começa às 19h30.

12 comentários:

  1. Olá!Bom dia!
    Barbie...
    mas que mulher multi...e eclética! Parabéns por vc ser dessa forma...eu não "vi" essa adaptação para o teatro...valeu pela dica!
    Obrigado!
    Bom domingo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Jr!
    Confesso que a princípio fui assisti a peça pela boneca e pela valsa de Chopin, adoro piano, mas a peça foi tão boa que ao final eu aplaudi de pé, aliás todos os espectadores que estavam lá fizeram isso. beijos e lindo domingo pra ti também.

    ResponderExcluir
  3. Adoramos o seu post,é maravilhoso.
    Viemos desejar um ótimo domingo e um maravilhoso inicio de semana
    Beijos da Glorinha.
    Estamos com brinco novo.
    Recomendamos seu blog no G+1
    http://sbrincos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Barbie, o CCBB tem tanta atração maravilhosa, sempre é uma excelente dica! Adorei e fiquei feliz por voce ter ido e aproveitado.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. que legal, adoro teatro e essa adaptação deve ter sido maravilhosa...obrigada por compartilhar ocm a gente...uma boa semana...bjs

    ResponderExcluir
  6. Você é uma pessoa bastante culta, percebo pelos seus posts e estilo de lazer que aprecia..infelizmente à maioria das pessoas gostam de cultura de massa. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  7. A ultima vez que fui no CCBB foi para conferir a exposição O Mundo Mágico de Escher. O CCBB sempre nos trás atrações magníficas, adorei a dica.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Puxa, Barbie, que bacana. Deve ter sido interessante a peça. Já tinha lido a respeito. O vídeo despertou meu interesse. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, minha querida amiga Barbie!!!
    Que bom ter um espaço assim como o CCBB, qui não temos nada parecido... Nelson Rodrigues é muito competente em tudo que faz e pelo que você conta ficou maravilhosa essa adaptação para o teatro.
    Valeu minha querida amiga, mais uma bela postagem, adorei!!!
    Tenha uma semana maravilhosa, feliz e abençoada!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  10. Sou fã de Nelson,gênio.
    beijos boneca e uma ótima semana

    ResponderExcluir
  11. Barbie, O Nelson Rodrigues traz sempre enredos surpreendentes. Imagino que deva ter adorado! Ótima semana!

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde amiga Barbie, muito interessante...uma peça de um autor tão famoso como o Nelson Rodrigues, em um teatro portátil, genial! bjnhos.

    ResponderExcluir