quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Viagem à Petrópolis: Museu Imperial

Dando continuidade as postagens referentes as visitações aos pontos turísticos em Petrópolis em junho de 2010, hoje falarei do Museu Imperial. A verdade é que este foi o segundo ponto turístico a ser visitado, mas como, na primeira vez que estive lá com minha irmã, estava muito cedo, não pudemos entrar, apenas, tiramos fotos na fachada do Museu e quando o passeio estava chegando ao fim, voltamos lá.

Foto da primeira visita, eu fazendo "palhaçadas" na entrada principal... pedi para minha irmã inclinar a câmera e me segurei na coluna para dar impressão de que poderia cair...


na segunda foto, eu estava na lateral do museu... numa das fotos, estou parecendo uma fantasminha, pois estava fotografando meu reflexo pelo vidro do museu...


na terceira foto, eu e minha irmã, tiramos uma foto com o último retrato da família imperial


Depois dessas fotos, do primeiro momento, fomos visitar os outros pontos turísticos que vocês "conheceram" através dos posts anteriores e, no segundo momento, após a volta, enfrentamos uma fila enorme da bilheteria para comprar o ingresso de entrada no museu.

Na foto, abaixo, eu na bilheteria, e pelas bordas, começando por cima, eu na fonte do museu, eu nos fundos do museu, eu na lateral do museu e eu na enorme fila... detalhe: ali eu já estava perto da bilheteria, pois peguei a fila um pouco mais longa do que mostra na imagem. O museu parece ser um dos locais mais concorridos para visitação.


Lá dentro, tudo é lindo... tudo é um encanto... pena que máquina alguma pode registrar o que se vê, apenas, a mente. Na entrada, todos recebem pantufas, para evitar sujar ou estragar o chão, não se pode andar de sapato no interior do museu... se bem que andar de pantufa é divertido, pois temos a sensação de estar patinando no gelo. 

Minha memória não guardou tudo, mas vou tentar descrever o que foi registrado e vocês imaginem o que meus olhinhos viram por lá, okay friends?
  • o primeiro quarto da Princesa Isabel (dela bebê);
  • outros quartos da Princesa Isabel;
  • o quarto de D. Pedro II;
  • a roupa de D. Pedro II;
  • a pena que assinou a Lei Áurea;
  • coroa, jóias, cedro, ...
  • salas de jantares, pois é, lá tem mais de uma;
  • berços;
  • roupas de escravos (as);
  • máquinas fotográficas;
  • bilhetes/ recados com a letra da Imperatriz Tereza Cristina;
  • fotos da família Imperial;
  • primeiro jornal da época;
  • telefone antigo;
  • etc
E aí, conseguiram imaginar algo? Acharam divertido? Bem, abaixo, vai minha foto de pantufa...



E agora? Que tal imaginar, tudo de novo, com as pantufas que acabaram de ver? Fica mais divertido, concordam? 

Bem, estas são as fotos que podem ser feitas no museu... na entrada e nos fundos, onde tem aquele quadro, aquela locomotiva e as carruagens. Ah! e dentro do museu, acontecem alguns eventos, como por exemplo, sarau.

E saindo  de lá, dei uma passadinha no Bistrô Arcárdia Imperatriz para fazer outro lanche, pois já passava das 17h00. E vou confessar a vocês que se eu soubesse da existência dele antes, tinha almoçado lá... Mas quem sabe numa próxima visita.


Friends, o passeio está quase no fim, nas próximas postagens, virei falar da Rua Teresa e da volta para casa.

Os links abaixo, podem lhe interessar:


bye bye e até o próximo ponto turístico.

10 comentários:

  1. Esse Museu é maravilhoso e dá pra passar um dia todo por lá! Lindas fotos! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Ta ai um lugar que não visitei quando fui a Petropoles, lembro-me que estava fechado, não me recordo o motivo, fica pra próxima. O Bistrô é realmente incrivel e a comida é otima.

    Abrços

    ResponderExcluir
  3. Olá!Boa noite!
    Barbie...
    Tudo bem?
    você tem boa memória né? Lembrou de quase tudo!Eu fico aqui, imaginando, como eu seria de ..pantufas. aff...
    As fotos como sempre boas. O "seu vermelho" se destacou.
    Obrigado!
    ótima sexta feira!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. @Chica é verdade! :)

    @Marcos Mariano é mesmo e isso já é um bom motivo para você voltar lá... indo, estou certa de que você não se arrependerá. Eu mesma, tenho pensado em voltar lá só por conta destas postagens. ;)

    @Tafena Ah! sim, tás perdoado... :)
    Ju, vou confessar que é boa sim, mas nem tanto, pois as postagens estão sendo feitas com ajuda de três fatores: lembranças, fotos e anotações antigas, então... digamos que a memória contribuiu em 50%, pois os outros 50% vieram de fotos e algumas anotações... (risos) =]

    E a todos, abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  5. Ôi minha amiga! Dentre tantos lugares bonitos e interessantes pra conhecer em nosso Brasil, aí está um deles! Belo post! Passando pra ver como você está e agradecer o carinho.
    Desculpe a demora em aparecer....
    Não tenho conseguido visitar a todos como gostaria.....
    Um abençoado e feliz fim de semana!
    Abraço fraterno e carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bom dia, minha querida amiga Barbie!!!
    Lindo passeio minha querida amiga, adorei conhecer o museu, pena que não se pode tirar fotos do interior, pelo que você diz deve ser um primor, mas enfim, regras são regras e precisam ser seguidas...
    Aos poucos vou conhecendo novos e maravilhosos espaços e locais, sua postagens são sempre muito bem feitas e completas, valeu amiga!!!
    Tenha um dia muito feliz e abençoado!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  7. Ai menina que coisa mais linda..
    Eu adoraria conhecer.. Já pensou ver de pertinho o quarto da princesa?
    E essa foto da família real?
    Gente que coisa mais linda...
    Amei ter compartilhado esses momentos especiais conosco..
    Bom demais da conta..

    Beijinhos viu?

    ResponderExcluir
  8. Essa viagem foi tudo de bom mesmo Barbie!!! As fotos estão lindas!!!
    Imagino como deve estar lindo também as decorações natalinas dos shoppings aí no RIO DE JANEIRO, se der faz umas fotos e coloca aqui para gente ver!!!
    Um feliz fim de semana!!!
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  9. @Elaine é verdade e ir à Petrópolis é como voltar no tempo... voltar no tempo da colonização do Brasil... a cidade é um sonho! E que nada, flor, não esquenta a cabeça e vou te confessar que vez ou outra isso acontece comigo e você sabia que uns dos motivos de eu não estar mais postando diariamente é este? A correria não me permite visitar e retribuir o carinho de todos.

    @Luis Eduardo Pirollo Fico feliz que tenha gostado... e é verdade se tem regras, temos que respeitar, senão vira bagunça e falta de respeito.

    @Cozinha de Mulher Ver tudo aquilo, é uma emoção inenarrável, se tu vieres ao Rio de Janeiro um dia, não deixe de passar por lá.

    @Bia Uhum, foi mesmo! Decorações natalinas? Estão lindas sim e "xácumigo" que atenderei seu pedido, fazendo algo de norte a sul do Rio de Janeiro para vocês.

    E a todos, abraços e tudo de bom!

    ResponderExcluir