quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

CCBB: Impressionismo, Paris e a Modernidade

Finalmente, hoje, venho falar mais um pouquinho sobre o CCBB, pois no final de semana que passou, dia 15 de dezembro, de última hora, resolvi visitar a exposição "Impressionismo: Paris e a Modernidade" que está em cartaz desde o dia 23 de outubro e vai até o dia 13 de janeiro.


A verdade é que eu estava esperando a fila dissipar, para poder ir, pois a exposição fez e está fazendo tanto sucesso que já foi vista por mais de 300 mil pessoas. Além disso, a Folha de São Paulo, promoveu, até 16 de dezembro, uma disputa para premiar a melhor exposição e melhor evento do ano de 2012 e esta exposição estava concorrendo.

A exposição tem 85 obras-primas do Museu d'Orsay, de Paris, um dos mais visitados do mundo, dedicado à arte do século XIX e detentor da mais importante coleção de impressionistas.

De acordo com o livreto com agenda de eventos do mês de dezembro, a mostra reflete a história da pintura ocidental no período que compreende a segunda metade do século XIX e início do século XX e é dividida em seis módulos: Paris - A cidade Moderna; A vida urbana e seus autores; Paris é uma festa; Fugir da Cidade; Convite à viagem; e A vida silenciosa, com obras-primas de Pissaro, Claude Monet, Edgar Degas, Édouard Manet, Paul Cézanne, Paul Gauguin, Pierre-Auguste Renoir e Vicent Van Gogh, entre outros.

Edouard Manet - Le Fifre (O tocador de pífaro) - 1866

Para entrar lá, eu peguei uma fila pequena em relação aos outros dias, creio que fiquei uns 25 minutos na espera e entrando lá recebi uma senha e ao subir no salão que fica no segundo piso, entrei na exposição que era gratuita. Dentro do salão, sem fotografar, registrei em minha memória o máximo que pude, parecia que eu estava em Paris, melhor ainda, que tinha voltado no tempo. Fiquei impressionada com todas as obras, principalmente, por uma de Paul SignacCastelo dos Papas (1900)... ah! sim e nem vou dizer que é porquê os castelos me "encantam"... hehee


Abaixo, algumas fotos do que podem ser registradas, inclusive dá até para interagir com as mesmas como se você estivesse, realmente, no Museu D'Orsay em Paris:

As obras a seguir ficam na entrada principal do centro cultural...











Na imagem seguinte, eu interagindo com uma delas... hmmm! e parecia que eu estava mesmo no Museu D'Orsay, concordam?


E na próxima, a foto foi tirado do segundo andar...


Lá do segundo andar, há, ainda, um espaço elaborado com a finalidade de desenvolver atividades ligadas a temática da exposição, além disso, há um laboratório de artes visuais, uma estação sensorial com obras táteis, olfativas e sonoras, e por fim, atividades com o nome de pequenas mãos para crianças de 3 a 6 anos... abaixo as fotografias:

Dançarinas subindo uma escada, 1886-1888, Edgar Degas... o que impressiona nesta obra-prima, são as dançarinas cortadas ao final da escada.


Espaço infantil...


Comentários a parte: Sobre as imagens, há uma mistura de fotos de celular com fotos de máquina, pois a verdade é que algumas foram tiradas no dia 15 de dezembro, dia em que eu fui à exposição e as demais no dia 18 de outubro, quando eu fui ver a peça "Valsa nº 6", antes mesmo da exposição iniciar. Futuramente, virei mostrar os looks e outras visitas que fiz por lá. 


Quando eu saí da exposição, puder trazer comigo: um caderno de mediação (com a obra Le fifre na capa), um catálogo com informações da exposição, um livreto com espetáculos natalinos nordestinos (vai até o dia 21 de dezembro) e um livreto com a agenda de todas as atividades do mês de dezembro. Que são essas da imagem acima.

Para quem desejar saber mais sobre esse e outros eventos culturais, basta curtir a fanpage do CCBB Rio de Janeiro.

Os links abaixo, podem lhe interessar:

11 comentários:

  1. Bacanérrimo. Me amarro em exposições.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que belas obras, Barbie. Bacana compartilhar o seu passeio com a gente. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo! Adorei o post de hoje *-*
    Cantiinho da bia, Bjs

    ResponderExcluir
  4. Menina minha filha Ágatha iria adorar, ela ama Paris.
    Diz que ainda vai passear por lá.. srr
    Ela faz até curso de francês, tamanha a paixão que tem..
    Eu disse que se ela tiver isso como meta e batalhar para realizar com certeza vai conseguir...
    Amei amiga.. o post ficou lindo...
    Adoro passear com você srrs

    ResponderExcluir
  5. Que bonita obras, adoro exposições!

    ResponderExcluir
  6. Que LINDO amiga! *-*
    Adoro exposições, são perfeitas, né?!
    Ameeei s2
    Beijinhos!
    contornoperfeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Barbie,

    Eu adoro exposições e esta com certeza é uma verdadeira maravilha!
    Eu li muito a respeito, o acervo é fantastico.
    Estou combinando com amigas de ir até o CCBB.

    Beijos


    ResponderExcluir
  8. Barbie Lindaaa
    Amo suas dicasss
    Beijoss querida!

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu fui ver e adorei assim como você. Tá lindo demais, queria ficar o dia inteiro babando lá.
    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  10. Que bacana Barbie!!! Quanta cultura!!! Eu adoro exposições e centro culturais. O CCBB do Rio de Janeiro é mesmo uma visita obrigatória.
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  11. Fui lá esse ano, realmente muito lindo! Postei até no blog sobre. Ah, postei hoje sobre os mimos que me mandou, BEEEIJAAO

    www.spiderwebs.com.br

    ResponderExcluir