sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Carinho com blog

No começo da semana, fiz um post falando sobre a informática na minha vida, hoje, dando continuidade, na forma de dicas, falarei sobre a dedicação que tenho com meu blog, já que layout é um assunto comentado e perguntado por aqui.

Por alto, comentei que "fui apresentada" ao mundo da blogosfera em julho de 2005, na época, eu estava deixando de usar o grupo e resolvi criar um blog que é algo bem mais divertido e criativo do que aqueles antigos diários que eu comecei a usar na infância.

Esse primeiro blog, teve três endereços, ou seja, migrou duas vezes. O primeiro endereço pertencia ao MSN e com o fim dessa plataforma, tive que migrar o blog para os serviços do WordPress, no começo achei difícil, mas após algumas horas, já dominava todas as funções do blog. E antes de vir para o Blogger, o terceiro e último endereço desse blogue, ficava hospedado num servidor com um domínio próprio que, excepcionalmente para mim, era gratuito, no entanto, "abandonei" tudo, pois entre alguns motivos, aquele blog tinha muitos posts desorganizados.

Layouts dos antigos blogues do WordPress. Na imagem de cima, o blogue comum e na de baixo, o blogue no servidor.


Ah! sim e esta foto da capa já me acompanha desde os tempos de WordPress...


E por uns tempos, a convite de uma responsável de comunicação do PaperBlog Brasil, um site que reunia blogues de qualidade para oferecer maior visibilidade ao blogueiro, meus posts eram divulgados por feed RSS, gratuitamente, com um direcionamento automático. Creio que esse site não exista mais no Brasil.

Na imagem a seguir, em destaque no círculo rosa, um de meus post anexados nos fóruns.


Mas antes de abandonar o antigo blogue, fiz algumas consultas pela internet, para que o segundo blogue fosse algo mais bem elaborado e tivesse mais qualidade. Para tal, levei em consideração:
  • layout (algo leve, agradável e com cores suaves);
  • quantidade de páginas (organizadas e úteis);
  • formulário para contato (na aba de páginas);
  • gadgets (poucos e coerentes);
  • vídeos (com todos os vídeos do blogue);
  • categorias (tags de marcação);
  • tradutor de idiomas com sete idiomas;
  • escrever sem erros de português;
  • sempre justificar os textos;
  • botão curtir do Facebook;
  • assinatura por feed e/ ou via e-mail;
  • e tentei colocar o botão do twitter, mas não me agradou e talvez eu recoloque um dia. E caso alguém conheça um outro tutorial melhor do que o link indicado, pode deixar o link nos comentários, okay? ;]
Para esses botões curtir e twitter, é necessário mexer no HTML que fica na opção modelo do blogger, lembrando de salvar antes, pois se algo der errado, você pode voltar ao antigo modelo de seu blogue. Futuramente, pretendo incluir:
Além disso, li muito sobre como fazer um blog legal na blogosfera legalizada, consultei algumas templates (testei algumas), editores de fotos on line e até músicas sem proteção de direitos autorais para não ter problemas com vídeos e vlogs. Ah! e evito usar imagens de terceiros, creio que 95% das imagens do meu blogue são de minha autoria. Neste link aqui, tem mais detalhes. E para pegar imagens livres de direitos autorais, você pode clicar aqui ou aqui.

Recentemente, mexi no layout do blog, mas foram mudanças pequenas e talvez vocês nem tenham percebido... enfim, mexi na ordem dos gadgets ao lado esquerdo e alterei a cor da fonte das abas e títulos dos posts de rosa para salmão. E como uma boa geminiana que sou, gosto de estar sempre mudando, para melhor, e aprendendo seja com alguém ou com meu autodidatismo.

O link abaixo, pode lhe interessar:

16 comentários:

  1. Barbie, vou aproveitar que você comentou de sua foto de capa pra falar que adoro ela! É um ótimo dia em Brasília, na Ponte JK onde passo todo dia a caminho do trabalho! É realmente um "monumento" incrível.

    Gostei dos pontos que você levou em consideração na mudança do blog. Como funciona a "tradução para 7 idiomas"? Ele traduz seu blog automático?

    E o que acha de me dar um feedback sobre o Layout do meu blog? Adoraria ter a opinião de alguém (bem) mais experiente!

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim sim, Rafael, o tradutor traduz, automaticamente, todo o conteúdo do blog, inclusive os comentários, para o idioma do link clicado que fica ao lado esquerdo do blog em "Language Translator", por isso, também, o ideal é escrever sem erros de Português. No blogger existe um gadget com todos os idiomas, mas, por enquanto, preferi deixar só com sete por achar mais simples.
      Feedback? Claro! ;]

      Excluir
  2. Menina eu sou meia medrosa pra essas coisas..
    Eu até comecei um curso de web design mas acabei desistindo..
    Mas quero continuar porque é muito legal.
    Eu não sou muito de mexer no meu... e depois que mudei e a Simara deixou ele como está hoje, evito mexer porque morro de medo de estragar as configurações kkkkk
    Como eu disse sou um desastre kkkkk

    Dicas bem bacanas menina.. adorei..

    Um beijo mais que carinhoso e um dia especial pra você viu?

    ResponderExcluir
  3. Barbie, adoro saber mais sobre o assunto. Coloco ferramentas uteis ao blog. Qto as fotos, sempre coloco crédito do local onde elas foram retiradas. Por falar em layout do blog, acabei de dar uma leve mexida, quero saber sua opinião.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei, as pequenas mudanças no blog. É sempre bom mudar né, eu pelo menos não gosto de ficar sempre com a mesmas cores haha. cantiinhodabia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. nossa, quantoo tempo com blog, hein?!
    gostei do segundo layout!
    beijos!

    www.fashionfrisson.com

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto de mexer nos blogs e também o faço com, o maior cuidado e carinho, sempre!!beijos praianos,chica

    ResponderExcluir
  7. Querida Barbie.... adorei a dica!
    já tentei fazer o meu propio porem não gostei do resultado Rssss
    quem sabe un día... eu tb já tive varios plataforma mais que mais agrada é
    o blog post, anterior a meu escribia somente em meu idioma( español),
    mais morando no Brasil fica difícil porque ficaba sem saber de que escreber
    Rssss adoro seu Blog, eres muy inteligente por isso é uns dos meu favoritos...
    Super beijosss minha princesss
    Fica con Dios

    ResponderExcluir
  8. Muito boas dicas! É bem complicado fazer um blog dar certo de primeira! Pois parece algo fácil, mas depois aprendemos que é preciso aprender muito pra se manter aqui rs =]

    help-adolecentro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Comecei com blog em 2004, isso depois de mais de 1 ano e amigos insistindo... aí terminei um namoro e resolvi usar o blog como desabafo. Era no antigo Weblogger, que não existe mais e por isso mesmo mudei pro Blogger em 2005.
    Também mudei meu layout, era bem escuro até bem pouco tempo atras mas, novamente, por insistência de amigos resolvi abandonar o preto total e botar umas cores mais clarinhas nele. Seu layout é super bacana, gosto dele! só não entendo porque 'barbie californiana e as bandeiras da Grã Bretanha' mas tudo bem heheehe
    Quando é seu níver? também sou de gêmeos, dia 9 de junho.

    Bom fim de semana, moça

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do blog é uma espécie de apelido... as bandeiras tem ligação com meu intercâmbio no Reino Unido e faço aniversário em 24 de maio. ^.^'

      Excluir
  10. Eu havia reparado quando vc fez a mudança sim, Barbie. E gostei das dicas. Eu aos poucos soube mexer no blog, mas ainda sou muito ruim em várias coisas. Como no próprio layout, por exemplo. bj

    ResponderExcluir
  11. Eu penso e repenso em mudar meu blog para o wordpress e fazer varias edicoes nele, mas sabe que nao tenho muita paciencia para isso, nem tempo tambem...acho que vou juntar um dinheiro e pagar alguem para fazer no futuro. Eu adoro o layout do seu blog e tao fofo e moderno...um dia eu chego la...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Barbie, suas dicas são bem interessante...a arte de blogar é isso, ir descobrindo funções, maneiras de organizar melhor, brincar com os gadgets e com o layout. Adorei o fundo que escolheu! Os templates prontos e gratuitos são muito bonitos, mas restringem bastante o uso de códigos html, que geralmente não funcionam com layouts prontos. Sobre imagens, costumo pegar do Freepik, tem várias disponíveis e gratuitas, ou do flickr, também há várias gratuitas, sempre acrescentando os devidos créditos.
    São cuidados que vamos adquirindo com o tempo. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Bia, é por isso que até hoje não usei essas templates prontas... penso em mudar o layout para o futuro, mas estou analisando e testando possibilidades. "-*

      Excluir
  13. Blog fantástico, é para mim um privilégio poder ler as suas palavras, de certo que mais vezes virei aqui, no entanto agora vim para encontrar novos amigos e ao mesmo tempo divulgar meu blog.
    Quero apresentar o Peregrino E Servo. Gostava que visse meu blog e desejar fazer parte dos meus amigos virtuais esteja à vontade, mas faça-o apenas se desejar.
    Muitas felicidades e saúde.
    Sou António Batalha.

    ResponderExcluir