quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Economias, Planos, Gastos e Sonhos

Apesar de adorar viajar, me divertir, fazer compras e tal, não sou uma pessoa consumista, pois sei que gastar de forma desnecessária não faz bem, assim como não sou muquirana, pois só guardar sem propósito também não. Quando eu tenho um sonho me planejo para realizá-lo com sabedoria.


Todo ano sempre faço planos para o que desejo conquistar e em cima disso, desenvolvo estratégias para realizá-los... cada um tem a sua técnica... sua tática... e sua estratégia para atingir seu objetivo e de um modo geral, elas podem ser:

  • estudar;
  • fazer cursos;
  • ter um bom currículo;
  • ter uma boa rede de relacionamentos;
  • conseguir um bom emprego;
  • subir de cargo;
  • cortar despesas;
  • acumular dinheiro;
  • etc
Acima, eu citei as mais importantes para a maioria das pessoas, pois digamos que elas sejam a base sequencial para se realizar qualquer sonho, o resto é disciplina, persistência e organização. Sendo assim, não há segredos para realizar sonhos, você só precisa lembrar de uma palavra: f-o-c-o, o resto é resultado do que você mesmo fez com dedicação.

E se alguém estava interessado em saber o que eu faço para realizar meus sonhos, é isso... isso é, para mim, Uma Interessante Vida... e digamos que aqueles sonhos que eu apresentei na retrospectiva 2012 aqui no blog, os realizei assim e eu estava preparada até para os imprevistos que surgiram sem eu ter planejado.

Outro dia desses, pelo site da BM&F Bovespa, encontrei uma série com duas temporadas para crianças, ensinando a importância do dinheiro, uma espécie de "educação financeira", mas são bons para os adultos, também.

E através desses vídeos, você aprende que o dinheiro foi feito não só para guardar, mas também para gastar, pois devemos viver a vida, se divertir, dar presentes e ajudar os outros. Além disso, devemos comprar coisas que a gente quer, coisas que a gente precisa e, principalmente, coisas que a gente pode comprar, pois é importante saber gastar bem e separar um pouco para o futuro.

Para quem interessar, o nome dos personagens são: o Porco e o Magro e o link é da "Turma da Bolsa". Abaixo, um dos episódios:


O link abaixo, pode lhe interessar:

11 comentários:

  1. Interessante que desde pequenas as crianças aprendam a gastar e valorizar o dinheiro!Saber do trabalho que dá pra ganhá-lo! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Um bom planejamento financeiro conduz ao sucesso. Tb sou controlada quanto a dinheiro e evito entrar no vermelho.
    big beijos
    Lulu

    ResponderExcluir
  3. Eu também junto dinheiro num cofre, coloco só de 0,50 ou 1,00 pra caber mais. Sempre que encho e quebro, começo a encher outro... Junto para comprar algo que eu queira que se fosse comprar com o salário do mês faria falta, mas também já fui salva pelo cofre pra pagar uma conta que faltou dinheiro no dia. Atualmente estou juntando para fazer uma tatuagem, rs.
    Gostei do vídeo! Também aprendi a usar meu dinheiro depois de descontrolar vários cartões, acho que porque comecei a trabalhar bem nova.

    Beijos
    Quando chegar o mimo te aviso!
    http://livrosebatons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece que virou moda essas explicações sobre orçamentos kkkkkk
    Eu tento economizar, mas meus planos são simples por ora.
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Belo post Barbie..planejamento financeiro é tudo para alcançar nossos objetivos. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  6. Planejar sobre suas finanças é vital, Barbie. Adorei a postagem, que funciona como uma importante dica também. Tento sempre ficar na linha! Bjão!

    ResponderExcluir
  7. ADOREI o post mi princessa Barbie..
    preciso seguir a dica Rsss
    Beijosss

    ResponderExcluir
  8. adorei o post
    devemos investir realmente mais em nossos sonhos

    ResponderExcluir
  9. Adorei o post, mesmo! Concordo com você, a gente tem que ir balanceando tudo, senão ficamos loucos, né? Eu sempre guardo um tanto e com o resto compro algumas coisinhas que eu quero (e penso bastante antes de comprar!).

    Bem legal essa série pras crianças!

    http://officialgabi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu post. Realmente saber lidar com o dinheiro, dominá-lo e não deixar que ele te domine é muito importante!

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  11. oi, Barbie. Aprendi a me educar financeiramente na marra, com muito trabalho nas costas. Infelizmente ainda não consegui ensinar isso pra minha filha, que já está com 17. Vou assistir os vídeos com ela para trocarmos algumas ideias. Um abraço!

    ResponderExcluir