sábado, 9 de fevereiro de 2013

Carinho com os leitores

No mês passado, fiz alguns posts falando sobre a informática na minha vida e o carinho que tenho com o blog, hoje, sob a forma de dicas, falarei do carinho que tenho pelos leitores, já que o que faço para conseguir leitores, foi um assunto perguntado e comentado.

Blogar não é uma tarefa fácil, exige dedicação e seriedade. Quando eu fiz o meu primeiro blog, tinha poucos leitores e, por alguns motivos, entre eles o tempo, não o atualizava muito.

Quando eu "re"criei este blogue, em julho de 2011, também, tinha poucos leitores e com assiduidade, apenas, a Suely Poubel. Entre um comentário e outro dessa "primeira" leitora, ela me indicou o diHITT, uma comunidade (rede social) para blogueiros, onde se pode conhecer outros blogueiros e desta forma interagir na blogosfera de uma maneira mais eficiente.


Nunca fui de divulgar muito o blogue, aliás, esporadicamente, comentava entre amigos de meu convívio social real, mas poucos eram os que liam e menos ainda os que comentavam... As únicas vezes que divulguei o blogue, de forma sutil (colocando o link do blog nas lembrancinhas), foi nos meus aniversários de 2011 e 2012.

Entre 2011 e 2012, criei um perfil no twitter, ganhei alguns seguidores e tudo o que posto aqui, tuito lá.


Não me recordo, exatamente, quando fiz meu primeiro cadastro no diHITT, pois o segundo perfil foi em 23 de junho de 2012, já o primeiro foi em outubro de 2011. Lá, conheci outros blogueiros e tive muitos posts que subiram no ranking da votação popular. Utilizava o diHIIT cerca de 2 horas por dia e  no dia que fiquei 4 horas on line, dei uma pausa, pois já estava começando a ficar "viciada", sendo assim, fiquei me dedicando mais ao blogue e interagindo com os usuários apenas por aqui. Atualmente, vou ao diHITT esporadicamente, só para dar uma atualizada básica.


Na mesma época em que fiz um cadastro no diHITT, criei um perfil no Facebook, isso aconteceu no dia 31 de outubro de 2011 e já tratei de deixá-lo interligado ao Twitter como forma de agilizar nas atualizações dos posts. Não fiz uma fanpage, ainda, por não ter tempo para administrá-la.


Os motivos de eu não fazer uma divulgação mais "agressiva", para leitores e visitantes, são: da falta de tempo, irritação dos leitores (tem gente que não curte blogueiros "vendedores"), etc. Além disso, o google me dá muitos visitantes e o que agrada nos leitores, é você ir no blogue deles, ler o artigo deles e comentar o que eles escrevem... às vezes, tem gente que nem blogue tem, mas só o fato de ser "bem recebido", te faz visitas frequentes.

E mesmo, "não divulgando" muito o blogue, atualmente, meus posts tem uma quantidade considerável de comentários, o recorde, até o momento foram dos posts: sites e blogs para intercâmbio e liquidação de janeiro, ambos com 27 comentários. E a média atual, de comentários, são 10 por post.

Gosto de retribuir visitas, não só para ganhar leitores, mas para aprender algo, já aprendi muita coisa só lendo outros blogues e já que leio os artigos, por quê não comentar?

Creio que o tempo ideal para blogar são de 2 horas, nelas você pode:
  • atualizar seus posts (publicar ou agendar algum artigo);
  • responder as perguntas, se tiver alguma;
  • visitar seus leitores;
  • ler e comentar em outros blogues;
  • e atualizar suas redes sociais.
Lembrando que o tempo pode variar dependendo da disponibilidade.

Para retribuir o carinho que recebo, a forma que encontrei foram com mimos... mimos através de sorteios, no aniversário do blogue e do final do ano passado até hoje, "mimei" três pessoas, sendo:
  • A Sabrina, do blog Spiderwebs, pelo comentários de número 2000;
  • E a Suely Poubel, por ser a minha primeira seguidora/ leitora.

Com exceção da Suely, todas os demais leitores (de sorteio e eventuais) já receberam os seus mimos. O mimo do sorteio de 1 ano do blogue, foi planejado, já os demais mimos, foram por um acaso... de momento... desplanejados, talvez por coincidências.

* Com exceção das imagens dos mimos, que são de minha autoria, as demais foram retiradas dos layouts das redes sociais citadas.

Os links abaixo, podem lhe interessar:

16 comentários:

  1. Olá...
    ♥ aih ki bacana, eu nao conhecia este site vou visita-lo depois... o melhor de se tornar blogueira sem duvida é as boas amizades que conquistamos =)Bom FDS

    Pinkiss
    by; Renata Princess ♥

    http://my-life-pink-s2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bem que eu queria ter duas horas por dia pra dedicar ao blog! Aaah que tristeza! :P

    Não conhecia essa rede social.. vou dar uma olhada! o/
    E poxa vida! Você vai ter a semana inteira de folga? Eu tenho só até quarta! Quinta feira já volto ao trabalho! :P
    ;**

    ResponderExcluir
  3. Ter um blog não é difícil, manter sim, é difícil. Gostei da sua dica e vou procurar saber mais. Um beijo no seu coração.

    ResponderExcluir
  4. é realmente blog exige dedicação e também tempo para visitar outros blogs, já que queremos leitoras devemos também nos dedicar aos blogs eu conheço o Dhitt realmente é um site onde a divulgação funciona, mas posso ser sincera? Lá se consegue muitos seguidores para o blog, mas a maioria passa e nem lê, por isso acho legal quando você posta uma noticia la mas para serem leitores eu não gostei muito. bjussss

    ResponderExcluir
  5. Olá

    Gosto das palavras
    que agradecem,
    ensinam
    e revelam caminhos.
    Elas se tornam
    preciosas
    nas vidas de quem
    as lê.

    Que em teu coração,
    a alegria faça morada...

    ResponderExcluir
  6. Flor, eu acho que realmente ter carinho e gostar de verdade dos leitores é o que nos motiva a seguir blogando.
    beijos!

    ResponderExcluir
  7. Ai que bacana. Inclusive conheci vc através do Dihitt, pra depois te adicionar no twitter e não lembro se já tenho vc no meu Facebook. Tb não tenho tanto tempo que eu gostaria de divulgar meu blog, blog é interação, amizade e terapia.
    Big Beijos e bom carnaval.

    ResponderExcluir
  8. Ter um blog é uma experiência fascinante. A comunicação permite que tenhamos conhecimento de assuntos diversificados e criemos vínculos que se tornam especiais. O mais importante, nesse mundo virtual, é o respeito. Com ele, sempre estaremos angariando leitores. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. É que quando a pessoa considera o blog seu trabalho, tem que ficar mais tempo, eu por exemplo, fico umas 6 horas por dia ou mais só trabalhando no blog, visito uns 50 blogs por dia e tenho em torno de 100 e poucos comentários pra responder diariamente. O blog vai crescendo conforme o seu esforço vai crescendo. Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Que fofinho, adorei demais! Mas acredito que mt vezes tratamos o blog como diário e, apesar de poucas visualizações, sempre é bom continuar a escrever.
    Bjos e bom carnaval!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Acho que blog nao precisa ficar pedindo leitores/seguidores por ai, so de voce participar em outros blogs, ta sempre atualizando o seu e dando um retorno para quem passa de uma forma indireta acaba atraindo pessoas e quando a gente da por si ja ta interagindo com um monte de gente.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas, Barbie. E é isso mesmo, com o tempo vamos aprendendo. Bjão

    ResponderExcluir
  13. Oi, Barbie! Lembro-me de tê-la conhecido no Dihitt, sem dúvida uma ferramenta poderosa para divulgação. No entanto, concordo contigo: o tempo gasto para retribuir e a disputa por um lugar no ranking (por outros frequentadores) me chateou um pouco, acabei me afastando mas fiz amizades duradouras por lá, e recomendo.
    Você pensa muito parecido comigo. Blogar não é só postar, é preciso cultivar o blog, os amigos, interagir mesmo, e acabamos nos apaixonando de tal forma que é preciso atenção para que a paixão não subtraia a vida real que precisa ser vivida.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  14. Boa noite amiguinha Barbie! Já recebi o meu mimo, sim!(comentei aqui em um outro post), já usei e fez o maior sucesso...lindo! Os amigos e parentes ficaram meio desconfiados quando disse que havia sido presente de uma amiga blogueira, e eles meio que me olhando espantados tipo: presente de "amigo virtual"? Brigadooo! bjnhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! sim, vi seu comentário e fico feliz que tenhas gostado e outros tenham te elogiado. Por nada! Sobre o espanto de parentes e amigos, imagino como tenha sido, afinal, não se pode confiar em todo mundo hoje em dia, principalmente virtualmente... aqui em casa, meus pais, também, são assim. Encontrar pessoas boas, pela internet, é uma sorte. ;]

      Excluir