segunda-feira, 25 de março de 2013

Resenha: A Lição Final

E foi, ainda, no carnaval que eu comecei a ler este livro que, em alguns momentos, me emocionou. Já no começo, o autor fala de seu problema, um câncer de fígado que lhe dá alguns meses de vida, diante disso, ele, Randy Pausch, decide fazer sua última palestra... decide fazer uma palestra de despedida na faculdade que leciona.

Essa palestra não era, somente, uma despedida dos exercícios de suas atividades, mas uma despedida, também, para amigos e, principalmente, para a sua família. Ah! e se você for do tipo que se emociona fácil (chora com facilidade), sugiro que tenha uma caixa de lenço ao lado.


Ganhei este livro num sorteio referente ao aniversário de um blog no ano passado. O blog em questão tem o nome de (In) Feliz e pertence ao poeta Felisberto Junior. Quando ganhei, fiquei muito feliz e o livro é melhor do que eu imaginava.

Devo ter lido o livro entre os dias 01 de fevereiro e 07 de março. Contudo, demorei um pouco, pois não li direto, se isso tivesse acontecido, teria lido em 4 dias ou 4 horas ao invés de 4 semanas, pois minha média era de 70 páginas por hora e o livro tem 252 páginas.

Na história, entre a narração de um acontecimento e outro, o livro traz vários ensinamentos que servem para a vida pessoal, acadêmica e profissional. Inclusive aquela frase sobre sonhos que eu postei aqui no blog há alguns dias, foi extraída deste livro.


Outras frases, conforme, eu ia lendo o livro, postei no twitter e automaticamente, elas foram para o meu facebook. E conforme eu ia lendo, para não esquecer aonde as frases estavam, fazia anotações em minha caderneta que já está surrada e quase no fim de tantas anotações que faço nela. Não gosto de rabiscar ou amassar livros, por isso, preferi anotar, as páginas, nessa caderneta.


Além da frase citada nesse post, teve outras que considerei bem significativas:

"Se eu fosse pintor, teria feito uma pintura. Se eu fosse músico, teria composto uma música, mas como sou um professor, decidi dar uma aula." Pausch. Página 10.

"Cresci achando que existiam dois tipos de família: as que precisam de um dicionário durante o jantar e as que não precisavam. Nós éramos do 1º tipo." Página 34. Detalhe: também fui educada assim... lembro-me que durante minha infância, tínhamos uma estante repleta de enciclopédias, atlas, dicionários, gramáticas e até enciclopédias de medicina, quando eu fazia uma pergunta ao meu pai, antes de responder, ele falava: procure no dicionário! E só dava a resposta se eu tivesse dúvida no que tinha lido. Creio que meu desejo de ter uma biblioteca seja este e de repente, sou autodidata por isso.

"Sempre tenha algo a oferecer, pois assim será mais bem recebido." Pausch. Página 46.

"Se você se esforça e ninguém lhe diz nada, é sinal de que desistiram de você." Pausch. Página 49. Por este motivo, aprecio críticas, mas construtivas, pois de certo modo, elas me fazem crescer. E, às vezes, consigo tirar proveito até de críticas sem fundamentos...

"Os obstáculos existem por algum motivo." Pausch. Página 65.

"É fácil parecer inteligente quando você imita pessoas inteligentes." Pausch. Página 66.

"A arrogância limita realizações na vida." Pausch. Página 82.

"Os automóveis são meios utilitários e não expressão de prestígio social." Pausch. Página 100.

"Se você não pode morrer, porquê precisa viver, então viva!" Pausch. Página 114

"O tempo deve ser administrado com precisão, assim como o dinheiro." Pausch. Página 124

"É sempre possível mudar de plano, desde que se tenha algum." Pausch. Página 124.

"Acho total insanidade moda sair de moda e voltar à moda com base exclusivamente na opinião do que algumas pessoas acham vendável." Pausch. Página 155.

"Não se incomode com a opinião dos outros." Pausch. Página 164

"Não agradeça por interesse, agradeça por delicadeza." Pausch. Página 180.

"Se você souber transitar por duas culturas, talvez obtenha o melhor de ambas." Pausch. Página 208.

"Se você for um bom vendedor, então venda algo válido, como por exemplo, a educação." Pausch. Página 210

Para quem quiser ler mais frases, basta ver meu twitter ou meu facebook... todas as frases postadas por mim, estão com o sobrenome do autor e o número da página. Ah! e o que está em itálico, é o que penso ou aconteceu comigo. 

E se você me perguntar: Ah Barbie, mas nesse livro só tem frases assim? 

Eu vou lhe responder: Não não, tem a história sobre a descoberta do câncer dele, a decisão dele fazer uma palestra de despedida e a palestra em si, onde ele conta a vida dele começando da infância... ele fala ainda dos pais, das viagens que ele fez, do amor pelos sobrinhos, sobre como conheceu a esposa, sobre o nascimento dos filhos, das aventuras e muitas outras histórias interessantes. As frases, aparecem como "ensinamento" entre os acontecimentos da vida dele e elas fazem mais sentido, no contexto da história contada no livro.

Não existe filme deste livro, mas se existisse, com certeza, eu iria querer ver. Contudo, encontrei um vídeo  com uma reportagem sobre esse professor:

11 comentários:

  1. querida adorei esse seu post e vou colocar esse livro como um dos que tenho quer ler para cumprir minha meta de 101 coisas em 1001 dias....1 por mês...bjão...

    ResponderExcluir
  2. Fiquei interessada em ler o livros, motivadoras as frases.
    beijos

    ResponderExcluir
  3. Barbie,
    Uma das frases que me chamou a atenção foi essa: "A arrogância limita realizações na vida."
    É bem por aí. Ser arrogante faz você isolado em seu mundinho.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nunca li mas parece ser ótimo! Adorei a resenha, ficou perfeita.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Barbie
    Nem me lembrava que vc tinha sido a sortuda do blog do Felis kkkkkkk. Que tudo esse livro! Adorei o post!
    Bjos querida.

    ResponderExcluir
  6. Que livro incrível! Bonita história e pela resenha vale muito à pena a leitura. Com certeza eu iria chorar muito.
    Enfim... lembro de uma época da minha vida que meu pai também tinha isso, de induzir ao dicionário. As vezes quando falava algo, mesmo sem nenhuma maldade ele me dizia para ver primeiro o significado da mesma e depois sair por aí falando. E hoje agradeço isso à ele.

    Beijinhos!
    Giovana Aguiar
    garotacomcharme.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino sua gratidão... e embora eu não tenha citado no post, meu pai, me induzia, também, a fazer pesquisas em enciclopédias, gramáticas e outros livros, mas se surgisse dúvida, ele explicava e depois ensinava como encontrar a resposta de uma próxima vez. Também, sou muito grata a ele por isso. ^^

      Excluir
  7. Fiquei motivada a ler e principalmente achei interessante a forma como anota os pontos que acha relevante..Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Amiga Barbie
    ...vc teve a mesma impressão que eu ,antes de ler! Pensei que era mais um livro comum de auto ajuda. Mas, realmente é um livro emocionante, com frases bem pontuais. Fico feliz que tenha gostado de meu livro "sorteio", e algo que iremos compartilhar para sempre em nossa amizade.Obrigado pela referência ao meu blog.
    ...como vídeo a postagem ficou completa.
    Meu carinho
    Boa quarta feira
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Li esse livro um tempo atrás. É bem pequeno, dá realmente pra ler rapidinho, e trás ótimas ideias, ótimos pensamentos. Adorei relembrar o livro com seu post!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  10. This book is one of my favorites, and so inspiring! Love it!
    xo TJ

    ResponderExcluir