segunda-feira, 1 de abril de 2013

Papa Cartão

No final de janeiro, no dia 26, ao assistir ao Jornal Nacional, uma das matérias me chamou atenção, pois envolvia sustentabilidade. Nela foi apresentada uma máquina que facilita a reciclagem de cartões e o mais interessante é que a máquina foi criada por um brasileiro.


Na matéria, o repórter fala que as máquinas em questão ficam em condomínios e  estações de metrô. A máquina destrói cartões vencidos (crédito, vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação, planos de saúde, crachá funcional, identidade, etc), facilitando o trabalho de reciclagem, antigamente, tudo isso era só de papel (dinheiro, passe do ônibus, compras no restaurante e lanchonetes, compras no mercado, etc), mas, atualmente, é quase tudo em cartão de plástico.

Sendo assim, tudo muda... tudo melhora, mas novos problemas surgem, pois destruir esses cartões que falam tudo de nós, é um deles. A grande maioria das pessoas, cortam os cartões com a tesoura e jogam no lixo, detalhe: sendo eu uma delas. Contudo, para resolver esse e outros problemas gerados com o descarte com os cartões que um brasileiro preocupado com o desperdício e com o lixo, inventou um jeito de resolver tudo com uma manivelada só.

E a repórter continua, dizendo que: inspirada na máquina de cortar macarrão essa espécie de papa-cartão aos poucos está aparecendo em estações de metrô e condomínios empresariais de São Paulo. A estimativa é de quase 1 bilhão de cartões circulando no Brasil, são mais ou menos 600 mil kg de plástico. A ideia é dar um destino seguro e, também, útil para todo esse material.

Abaixo, os produtos que resultam dessa reciclagem:

cadernos, mouse pads, chaveiros, etc.


A repórter segue dizendo que o ruim, é somente, quando esse plástico é descartado de maneira errada. Até o idealizador do programa de reciclagem, Renato Soares de Paula, foi entrevistado, falando sobre a mistura com outros polímeros (plásticos, como pet, pvc, com abs, entre outros). 

E quem já conheceu a novidade gostou, dizendo que vai acabar mudando o nosso costume, pois o planeta será melhor conservado. Além disso, as tesouras de casa agradecem e o planeta também. Para ver o vídeo com a matéria na íntegra, clique aqui

E como a máquina só existe em São Paulo, eu ainda não pude praticar tal atitude, mas estou louca para que elas cheguem à cidade carioca.

* as imagens são prints do vídeo da matéria.

Ps.: Tirei o feriado para visitar alguns de vocês e agendar alguns posts (de hoje à sábado, para 07h00, exceto na quinta-feira que não haverá postagem)... ainda estou tentando organizar o blog e continuo com a vida corrida. Ah! Gostaria de aproveitar para agradecer e me desculpar com aqueles que tem me visitado mesmo quando eu não vou até o blog.

17 comentários:

  1. Mais um post interessante, realmente vc esteve iluminada por isso é tão bom passear por aqui, pra vc bjos, bjos e bjosssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. nossa, que legal isso!
    tenho váriooos cartões usados aqui!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Que bacana a ideia, igual às papa pilhas hehehehe
    Só fico com medo de pessoas de má fé usarem os cartões para se apoderar de dados das pessoas :/
    Bjos!
    http://amonailart.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah! Eu, também, tenho esse receio, Val! Por isso, quando descarto os meus, pico bem picadinho e depois vou descartando um pouco por dia em lixos diferentes, pois assim é impossível juntar os pedaços, mas com essa máquina, não haverá mais problema, pois eles são picados na hora do descarte e a empresa que recolhe é séria... além disso, acho meio difícil juntar um cartão quando se tem milhares picotados juntos. Não vejo a hora dela chegar ao Rio de Janeiro. ;]

      Excluir
  4. Oi querida, tb gostei dessa maquina, ainda não...espero que logo tenham em todo lugar, ontem mesmo tive que picar 4 cartões...e sempre morro de medo de algum mal intencionado juntar tudo...hehehe...bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito legal mesmo essa ideia, adoro produtos sustentáveis!!!


    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann!

    ResponderExcluir
  6. Essa ideia e legal, fora que as coisas feitas dessa reciclagem sao umas gracinhas.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Oláá, como vai?

    Estou de volta a blogesfera, gostaria que visitasse meu blog e diga o que achou. E se gostar não hesite em seguir e voltar todos os dias!
    Já sou seguidora ;D

    Beijooos
    http://lary-silvestre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ainda não sabia sobre esta máquina, tomara que chegue logo a Minas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adorei saber disso. Até porque eu não jogo os cartões fora com medo! Rs...
    Gostei das capas dos cadernos, ficaram legais!

    Beijos
    Pâmela Rodrigues
    Blog: Liste & Realize
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  10. Que a Páscoa tenha sido doce e renovadora…
    Beijo.
    Nita

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana essa ideia sabia? Gostei.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá...
    ♥ qtos produtos bacana podem ser feitos desta recilclagem :)

    Pinkiss
    by; Renata Princess ♥

    http://my-life-pink-s2.blogspot.com
    .¸¸.·.¸¸.·.¸¸.·.¸¸.♥·.¸¸.·.¸¸.·.¸¸.·.¸¸.·.¸¸.·.¸¸.·.¸¸.·.¸¸.·.¸¸.·

    ResponderExcluir
  13. eu tbm vi essa reportagem, achei isso super interessante.

    bjs

    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  14. Gente isso é reciclagem. Ninguém pega seus dados. Você mesmo coloca o cartão na máquina e gira a manivela e ela corta o cartão de crédito. é seguro. Fiquem em paz.
    Isso é uma ótima idéia..e a natureza agradece; pois demora 500 anos para se desintegrar na natureza..Valeu...vamos divulgar....abraço..

    ResponderExcluir