terça-feira, 14 de maio de 2013

DIY: Caderno de Organização

Desde criança, sempre fui organizada, mas confesso que, às vezes, tenho meus momentos desorganização total... (risos) e quando isso acontece, parece que tudo na minha vida fica sem sentido. No começo deste ano, visitando o blog Simplesmente Carol, algo me inspirou a me organizar de forma mais planejada.

A inspiração veio de um post com o nome Caderninho de Organização, lá a Carol dava dicas sobre como se organizar fazendo anotações e planos num caderno dividindo-o em 7 categorias.


Para dar início ao planejamento, em fevereiro comprei o caderno e em abril, comecei a organizar as ideias no papel, só não tinha feito antes, pois, como citei no post "o que levo na bolsa", eu já tinha um caderninho similar, só que lá eu anotava tudo meio que descoordenada. 

Como aquele caderninho de bolsa chegou ao fim, senti a necessidade de iniciar o novo e digamos que eu tenha feito um benchmark do caderno da Carol. Continuo com um caderninho de bolsa, no entanto, neste novo, só anotarei informações referentes a controle de despesas de curto prazo e anotações eventuais, já no outro caderno, que ficará próximo ao meu computador, anotarei os demais planos.

Para fazer o caderno de organização, usei: um caderno médio de 96 folhas, papel cartão (para divisórias), caneta (para escrever as categorias), durex, tesoura (para cortar as divisórias) e cola (para colar as divisórias nas páginas).


em cada categoria do caderno, há um tipo de objetivo que no final das contas estão interligados entre si, pois tudo gira em torno de meus sonhos.


Mais abaixo, explicarei o que escrevi em cada categoria...

1) - Caixa de Entrada: espaço destinado as tarefas diárias, ou seja, o que é preciso fazer das outras categorias com prazo determinado.

2) - Projetos e Sonhos: espaço destinado a projetos, planos e sonhos a serem realizados e conquistados mesmo que pareçam impossíveis de se fazer.

3) - Passeios: espaço destinados à planos de viagens, saídas e passeios que desejo realizar.

4) - Blog: espaço destinado para registrar ideias para os posts, layouts e tudo o que envolver o blog.

5) - Wishlist: espaço destinando a "lista de desejos" para compras. Separada pelas categorias: o que desejo (só compro se tiver folga no orçamento) e o quê preciso (o nome já diz), isso é uma forma de controlar as despesas sem exceder no orçamento.

6) - Finanças: espaço importante, pois destina-se a informar quanto se tem, quanto se está gastando, quanto se deseja acumular, quanto se tem acumulado, etc. Aqui deve-se ter: Foco total sempre!

7) - Saúde: espaço destinado a alimentação; exercícios físicos; médicos para ir e marcar, se for o caso; etc. Julgo este item um dos mais importantes, pois sem saúde não conseguimos realizar projeto algum e como eu não gosto de ir à médico, tão pouco tomar remédio, darei mais atenção à alimentação e aos exercícios físicos.

Observação a parte: Para os mais geeks, isso pode ser feito num PC, netbook ou Ipad/ tablet, considero as duas últimas opções (Ipad/ tablet) mais interessantes, contudo, à moda antiga, artesanal, achei mais divertida e criativa.

10 comentários:

  1. Amei flor, eu tenho um caderninho assim também, mais um pouco diferente!

    Beijinhos,
    Lia ¨
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Barbie,
    Nossa isso que é organizar tudo na vida né? Gostei da ideia.
    Big beijos

    ResponderExcluir
  3. Eu estou precisando fazer isso, comprei um caderno só que nunca usei.

    http://marymicucci.com

    ResponderExcluir
  4. Achei a ideia otima, seja onde for nossa planilha de planejamento, ajuda a organizar o dia.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Nossa! ótimo para facilitar os afazeres. Lindo o caderninho! *-*
    Beijinhos,

    Giovana Aguiar
    garotacomcharme.com

    ResponderExcluir
  6. Barbie, concordo com você! Quando sinto que minha vida está desorganizada perco motivação para tudo! E você falou perfeitamente: "tudo na minha vida fica sem sentido"!

    Só achei o caderninho muito... hmm... feminino, para mim. :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim sim... não há motivação melhor do que organização. ;] e é verdade, é muito feminino (risos). :P

      Excluir
  7. Boa dia, Barbie. Eu sempre fui muito organizado com meus cadernos de escola e faculdade, mas confesso que nunca usei para esse fim. Boa ideia. bjssss

    ResponderExcluir
  8. ficou fofo seu caderninho! também tenho o meu porque sou muito esquecida, haha

    champagne supernova

    ResponderExcluir