domingo, 19 de maio de 2013

O que você precisa saber sobre UK

Após algumas semanas sem postar qualquer coisa sobre meu intercâmbio na Inglaterra, hoje, como forma de dar uma retomada nas dicas sobre essa fantástica experiência, venho compartilhar informações sobre pesquisas que realizei para sanar algumas dúvidas desse pré-intercâmbio.

A verdade é que este post é uma espécie de complemento ao de "sites e blogs", pois como na época eu tinha muitas dúvidas, a forma que encontrei de sanar a maioria foi googlando e fiz isso, do momento em que pensei fazer intercâmbio até o momento em que de fato decidi que faria.

Abaixo, outros sites e blogs interessantes sobre o assunto:

1) - Site do Yahoo Finanças:

Nesse site tem um conversor de moedas onde é possível calcular, mais ou menos, quanto será necessário gastar em seu intercâmbio, já que o valor para entrar no país e outros custos são na moeda local de seu destino. Acho interessante até para usar quando tiver lá, caso sua renda seja proveniente do real, mas se você for lá para, além de estudar, trabalhar e receber em libras esterlinas, a utilização desse conversor torna-se desnecessária. Na época, eu usei esse do Yahoo, mas no site do Banco Central do Brasil, também, tem.



Outro fator interessante a ser levado em consideração é o tempo e o ideal é que você saiba como está o clima no país-destino para não ter surpresas ao chegar lá... algumas pessoas, preferem comprar roupas lá, mas como minha intenção era a de não extrapolar no orçamento, escolhi final de verão e o final de verão britânico é quase um inverno brasileiro, digamos que seja algo entre outono-inverno. Por isso, levei roupas de frio brasileiro e as usei bastante por lá.


comentários a parte: lembro-me que algumas pessoas me falaram que só tinha graça ir se fosse no inverno, mas não escolhi inverno por vários motivos, entre eles: não sei quando e se farei uma nova viagem como essa, as roupas de inverno usadas lá, não servem para o Brasil, nem sempre o custo pago pelas roupas são menores, não estou acostumada com o frio de lá, etc


3) - Londres para principiantes (Reembolso de VAT):

O VAT ("Value Added Tax") é um imposto cobrado ao adquirir bens e serviços nos países da União Européia. Segundo este site, em 2011 a taxa era de 20%. Para receber esse imposto, é necessário: morar fora da União Européia, deixar o Reino Unido e a União Européia com os bens adquiridos até três meses após a compra e ao deixar a União Europeia, mostrar às autoridades da alfândega os bens, os recibos/ notas e um formulário preenchido de reembolso de VAT. Mais detalhes, clique no link acima.


Lembro-me que na época, eu não consegui receber o valor de volta, pois fiquei sabendo no último dia através de uma amiga Colombiana que quis me ajudar... pulando os detalhes da história, voltei ao Brasil com a experiência de que se tiver outra vez, irei me preparar melhor.


A blogueira (Marina Motta) tem formação em Relações Internacionais, Administração de Empresas, é autora de um livro com este nome e trabalha numa empresa de Intercâmbio. Ela já fez 11 intercâmbios e lá tem muitas dicas, especificamente, sobre intercâmbios, citando experiências dela.



Site que pertence ao Portal R7 e neste link há dicas sobre intercâmbio na Inglaterra.



A fofa da Andrea Parri é uma adolescente (17 anos) que está fazendo intercâmbio na Austrália, país que, também, tem o Inglês como idioma e tempos atrás ela me solicitou ajuda para divulgar o blog dela, sendo assim, cumprindo minha promessa, estou divulgando o blog que é muito bom e por coincidência parece que ela voltou atualizá-lo com mais frequência.


* As imagens acima foram printadas dos sites e blogs citados.

Os links foram pesquisas que realizei antes de ir à Inglaterra, com exceção do VAT que após eu voltar e do Diário de Viagem que foi uma promessa de divulgação para ajudar a dona do blog. Quem desejar saber o que compartilhei até o momento sobre meu intercâmbio, clique aqui.

14 comentários:

  1. Bom dia minha linda
    E que maravilha de post, quem quiser viajar
    é só passar por aqui que suas dicas são ótimas
    ajuda e muito, nossa adorei saber tudo
    Deixo um abraço e meu carinho
    Bjuss
    Rita!!!

    ResponderExcluir
  2. Barbie,
    Muito bacana essas dicas de sites.
    big beijos
    Lulu on The Sky

    ResponderExcluir
  3. Que legal, ótimas dicas, sempre quis fazer um intercâmbio, mas me falta planejamento por agora, porém em poucos anos quero estar fora do país!
    Beijos,
    Vivi
    http://maniadeguria.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boas dicas para quem pretende fazer intercambio ou ate mesmo viajar de ferias para algum desses paises, o reembolso e tudo de bom pois da pra dar uma economizada extra.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Muito legais tuas dicas e orientações! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  6. Post bastante informativo com ótimas dicas..Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  7. SO INTERESTING POST
    www.theprincessgown.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Barbie!
    Adoro seus posts sobre o intercâmbio e adorei esse! Ótimas dicas, ir pra lá deve ser maravilhoso!

    http://officialgabi.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. nossa, ameii o post!
    que dicas boas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Você sempre nos passa ótimas dicas para quem quer viajar/fazer intercâmbio e tal... :)
    Por isso adooooooro vir aqui, sempre tem novidades, hehehe :D
    beijos minha lindona! adoro vc amiga!
    contornoperfeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Muito legal suas dicas! Bem útil mesmo!

    Beijinhos, beijinhos!
    Tamiris Bockmann!

    ResponderExcluir
  12. Oi Barbie
    Muito bom o post! Eu pretendo que o Daniel faça um intercâmbio, e os sites indicados vieram em boa hora.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  13. Barbie, essas suas dicas são muito úteis. Quem vier a fazer intercâmbio precisa ler. bj

    ResponderExcluir
  14. Adorei seu post! Acho que tanto um intercambio quanto uma viagem com fins turísticos devem ser muito bem planejados em cada detalhe.

    um grande abraço!
    http://princessandfashion.wordpress.com

    ResponderExcluir