terça-feira, 25 de junho de 2013

A Nova História do Brasil

Recentemente, através dos jovens e outros grupos, o Brasil iniciou um processo revolucionário que será eternizado nos livros como uma importante mudança no País... alguns já estão chamando de A Revolta dos R$ 0,20 e o grito de guerra é Vem Pra Rua.

biscui by Crys Leão... detalhes, clique aqui.
A redução das passagens, não foi o principal motivo das manifestações, o que motivou a população a sair nas ruas foi, principalmente, educação, saúde e segurança, além disso, a sociedade brasileira deseja: reduzir a maioridade penal (16 anos), destinar 10% do PIB para a educação, aumentar o salário dos professores, diminuir o salário dos políticos, voto no papel, fim da corrupção, impedir a privatização do Maracanã, reprovar as PEC's 33 e 37, reforma política, paralisar a inflação, etc. 

No entanto, um pequeno grupo de vândalos estão se aproveitando para destruir, depredar e saquear patrimônios públicos e privados, tentando tirar o foco de algo que se iniciou de forma tão linda e pacífica. E apesar de não entender muito sobre assuntos políticos, penso que um impeachment para a atual presidente (Dilma) não seria a melhor solução para o país, de repente, uma reforma política, seria mais coerente. 

No capítulo II (Poder Executivo) da CF, diz que se um presidente sai do poder, há uma "lista de sucessores" abaixo dele para ocupar o cargo e se nenhum deles ficar, deverá ter uma nova eleição... se isso acontecer, talvez, não aconteçam as mudanças desejadas. Afinal, o Brasil sempre foi um país rico, só que, desde a colonização essa riqueza nunca foi bem aproveitada.

A ditadura não foi boa, mas naquela época, o ensino tinha qualidade, não tinha violência e os hospitais funcionavam. O Lula, foi um dos poucos presidentes que conseguiu chamar atenção dos investidores estrangeiros... Ele não foi perfeito, mas o Brasil evoluiu com ele no poder.

Bem, eu não estou querendo, de forma alguma, induzir meus leitores a pensarem como eu, apenas, estou refletindo em cima dos atuais acontecimentos em comparação aos antigos, pois assim como todos os brasileiros, eu quero um Brasil mais justo e digno para se viver e acho que os protestos, se forem apartidários, são muito válidos para obtenção disso.

Na época do Collor, eu era criança para sair às ruas, atualmente, desejei ir às ruas, mas por estar muito gripada, achei melhor ficar em casa... contudo, se eu melhorar e der, sairei sim para ver de perto tudo o que se passa, é interessante saber (ler), ver (assistir TV e acompanhar as redes sociais) e participar (ir para as ruas) de acontecimentos assim, por enquanto, desejarei um desfecho satisfatório para esse movimento, sem que se inicie uma guerra civil. E devemos saber que não será possível conseguir tudo de uma vez, mas aos poucos, tudo é possível.

11 comentários:

  1. É difícil, mas espero que o nosso país melhore, depois disso tudo!
    Concordo com tudo que vc disse, amiga!
    Beijos.
    contornoperfeito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Barbie
    Muito bom o post. Muito consciente e inteligente. Eu concordo plenamente contigo querida!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Tomara que esse movimento que inciou consiga vitorias importantes e o movimento nao desvie do seu principal foco que e mudar e trazer vergonha na cara desses ladroes que estao no poder. Voce tem toda razao,, tirar a Dilma do poder nao melhora nada, mesmo porque quem realmente "manda" e o Senado, entao a pressao popular deveria se estender para eles muito mais do que para ela.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, flor, não se pode perder o foco. As manifestações devem continuar evoluindo com um propósito coerente. Li ontem que Renan Calheiros (Presidente do Senado) vai apoiar o passe livre e uma lei que pune a corrupção como crime hediondo... Acho que aos poucos os resultados aparecem. =^.^=

      Excluir
  4. Acho que o país tende a melhorar, mas depende muito de como os brasileiros vão agir e, principalmente, em quem vamos votar.
    Estou muito orgulhosa de toda essa comoção, acho que finalmente estamos acordando e me sinto feliz de fazer parte desse momento histórico. Fui às ruas e, se houver oportunidade, irei novamente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, So! A sociedade brasileira tem que se conscientizar que não tem só direitos (ex. pedir 10% do PIB pra educação), mas também deveres (ex. manter a cidade limpa)... Isso é amadurecer junto com o País. Seu comentário complementou meu texto, obrigada! ;]

      Excluir
  5. Já ouvi falar como Revolta do Vinagre hehehe.
    Big Beijos
    Lulu
    http://luluonthesky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!Boa noite
    Barbie
    sim...seu post está muito coerente com o que eu penso, fica muito difícil acrescentar algo novo sobre o que está acontecendo, mas, posso destacar que, esse foi a primeira manifestação comandada por uma geração 100% conectada. Lógico que , muitos nunca haviam participado de outro evento semelhante e, por consequência disso, abusos e falta de foco foram registrados nos primeiros dias. O que é natural...infelizmente uma pequena minoria (infiltrados) tentou romper os limites entre a manifestação e o vandalismo.Na democracia, tem que ser respeitado o direito da manifestação, e também a segurança dos manifestantes e do patrimônio público e privado...que estejamos, então, construindo uma nova página na história do Brasil...
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Bela quarta feira
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Acho que temos muito a fazer...
    Beijos, Pá.
    @papalombo
    www.fashionandotherthings.com

    ResponderExcluir
  8. Que interessante esse livro! Acho que você foi uma das poucas pessoas que realmente leu algo à respeito antes de dar sua opinião... Porque é cada uma que vejo por aí viu ...

    Adolecentro

    ResponderExcluir
  9. Espero que os movimentos continuem. A maldita PEC37 caiu justamente por isso. Achei o Lula um presidente péssimo, assim como todos os outros. Ele apenas deu continuidade ao governo anterior e ainda se apropriou de projetos da oposição fingindo que eram dele. Torço para que nosso país melhore e para que o povo continue acordado. Nós temos o poder. bjssssss

    ResponderExcluir