terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Muambator: Rastreamento de correspondências

De vez em quando, eu realizo umas compras on line, em sites brasileiros e em sites estrangeiros. Contudo, na maioria das vezes, enfrento problemas com a entrega e cheguei a conclusão que em 99% das vezes é por culpa dos correios.

Ano passado, ainda em outubro, dei uma exagerada nas compras e comprei pelo menos uns 15 produtos, aproveitei, pois o preço estava excelente. Os produtos estrangeiros, em sua maioria, tem um custo bem inferior aos brasileiros. Infelizmente, os impostos brasileiros são altos, mas esse é outro assunto, pois hoje falarei dos serviços de entrega dos correios.

As compras que eu fiz, foram pelo site AliExpress. Tive uma encomenda devolvida ao remetente e dos 15 vendedores, somente, um me enrolou e não enviou a encomenda, os demais foram honestos. Enfim, você pode enfrentar problema com devolução de correspondência e com vendedor desonesto.

Para resolver o problema com as correspondências, o ideal é cadastrá-las no Muambator, um site de rastreamento mais eficiente do que o dos correios, pois ele atualiza o status de sua encomenda e lhe envia um e-mail informado todo o histórico quase que instantaneamente. Fiz isso depois de ter uma encomenda devolvida. Mas eu acho que se você paga para receber algo em sua residência e os correios não entrega, a obrigação mínima seria entregar um aviso de recebimento para retirada na agência e como isso não aconteceu, para não perder as demais encomendas, fiz o cadastramento delas por este site.

E para resolver o problema com vendedor desonesto, antes de realizar uma compra, se for pelo AliExpress, sugiro que se faça uma consulta a reputação do vendedor, pois os clientes o classificam com estrelas que vão de 1 a 5, e se a nota for 1 por exemplo, a pessoa diz o problema. Já se for 5, certamente o vendedor terá elogios. Sendo assim, só compre se a reputação do vendedor for alta em elogios. O site está todo em Inglês, sendo assim, é necessário ter algum conhecimento no idioma, outra dica, para quem dificuldade com o idioma é usar um tradutor e eu indico o do google.

Sobre a encomenda devolvida, tentei registrar uma reclamação pelo telefone dos correios (3003-0100), contudo sem sucesso, pois eles exigem, além do código de rastreamento, endereço completo, nome e descrição do produto do remetente e do destinatário, como eu não tinha o endereço do remetente, a reclamação não foi registrada... outro problema é que eu não consegui fazer contato com o remetente, resumindo: perdi a encomenda e o valor pago por ela, por isso, estou passando a dica a vocês, para que vocês não tenham o mesmo prejuízo que eu tive.

E minha maior revolta é que apesar dos produtos adquiridos serem de baixo custo, um deles teve um alto custo e foi este que voltou. Foi muita falta de sorte mesmo.

Ah! e já que estou falando de serviços mal prestados, no Brasil mesmo, há um site muito bom com o nome de Reclame Aqui. Nele é possível colocar o nome da empresa ou serviço para saber se é bom ou ruim, uma forma de evitar e resolver problemas.

12 comentários:

  1. Sempre fico com o pé atras na hora de comprar online, fico com medo de não chegar e também já tive vários problemas com o correio.
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Só compro em sites conhecido mas sempre com o pé atrás tbm.
    Bjos.

    http://as-coisas-mais-doces.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu ando com uma raiva do Correios e da Receita Federal!


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho medo de compras on line por que já trabalhei nos correios e sei bem o que acontece lá dentro. É muita desorganização. Só de saber que eles terão que trazer a minha compra já desisto. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  5. Excelente dica amiga.
    Respondendo ao teu comentário,legal que você gostou, estamos mudando aos pouquinhos, hoje foi só o primeiro dia, ainda vai mudar muita coisa por lá, beijos.

    ResponderExcluir
  6. Excelente post amiga!
    Eu pedi uma vez alguns cartões de visita para meu blog num site Inglês e até agora eles não chegaram, também acho que é culpa dos correios, demora muito e sem contar que a maioria deles não tem cuidado com as mercadorias... :(
    Quando eu for comprar algo pela net, vou cadastrar nesse site de rastreamento.
    Beijos minha linda. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, espero que consiga receber seus cartões, florzinha... e cadastra sim, inclusive cadastre os cartões. O muambator é tão bom que te informa todo o histórico do objeto no site e pelo e-mail, inclusive quando o carteiro sai para entregar a encomenda. Você pode também baixar um app do muambator para o celular para ter mais uma garantia de acompanhamento. ;)

      Excluir
  7. Concordo com você, compro muito online, nunca deu problemas, mas sempre dá medo mesmo! Ótimo post!
    Bisous,
    www.pequenomuffin.com

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente ultimamente os correios brasileiros tao deixando muito a desejar, eu envio vez por outra alguma coisa pra minha familia e teve cartas e pacotes que nunca chegaram, e impossivel reclamar sobre, ninguem faz nada a respeito, uma pena ta tao ruim assim um servico que ja foi considerado um exemplo pro mundo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Não compro on-line, não sei os sites que confio.
    Seu post é um alerta e dicas para nós.
    Abraços.Sandra

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca comprei em sites. Por mais que muita gente compre, eu não confio mesmo. Não tem jeito.

    ResponderExcluir