sábado, 3 de maio de 2014

Falando sério!

Prezo bastante pelo carinho, apoio e incentivo que recebo dos meus leitores. Não me incomodo com críticas, desde que sejam construtivas, em relação ao blog e posts. E adoro abrir o blog e ver muitos comentários a respeito do que escrevo.

Quando comecei a blogar, sempre respondia os comentários fosse de pergunta ou, apenas, observação sobre o post. Contudo, de uns tempos para cá, vi que não havia mais necessidade de fazer isso até mesmo porquê ocupa muito tempo de forma desnecessária, exceto se o comentário for uma pergunta.

Até hoje, a única pergunta que eu nunca respondi, diretamente, foi em relação as minhas crônicas. Sempre me perguntam se elas são verídicas ou fictícias.

Tempos atrás pediram-me dicas sobre como escrever uma crônica e como a resposta era técnica e não dava para ser respondida num comentário, fiz uma crônica para este pedido. E ali eu aproveitei também, de forma sutil, para dizer de que forma eu escrevia as minhas crônicas já que essa pergunta era constante.

Enfim, nas minhas crônicas, como inspiração, gosto de incluir fragmentos de realidade, podendo ser minha ou não. Faço isso, apenas, para mexer com o imaginário de quem lê e deixar a história mais interessante, mas não significa que a história seja real, okay? Sobre mexer com o imaginário, é no sentido de fazer a pessoa se identificar com a história e há mesmo quem diga se identificar.

17 comentários:

  1. Gostei da explicação, acho que todo mundo se pergunta isso ao ler uma crônica né rs

    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a explicação. Eu sempre tenho essa dúvida quando leio a crônica de alguém.
    infinitafeminice.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. adorei a explicação! e adoro esse tipo de escrita :D

    ResponderExcluir
  4. Olá, Barbie! Gosto muito do que coloca aqui, seja texto, fotos, experiências pessoais... penso que o blog é nosso espaço e não carece de explicações. É que muitos tem a tendência a ligar o escrito com a realidade. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Sabe, flor, eu acho que um texto, seja uma cronica, uma poesia ou uma narração devem manter esse caráter subjetivo. Para cada pessoa, um significado diferente. Por isso, é desnecessário perguntar se uma história é baseada em fatos verídicos. A história por si só assume um significado único e superior para cada leitor.

    abraços!



    http://princessandfashion.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi Barbie, tá explicado. Eu gosto muito de crônicas, as suas então...

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Mas essa é a característica da crônica, um dos gêneros textuais mais interessantes, na minha opinião, por fala de coisas do dia a dia numa linguagem bem próxima da realidade a da falada por todos e mesclando realidade e imaginação. Parabéns pelos textos, criar textos agradáveis não é pra todos.

    ResponderExcluir
  8. Achei bem legal você responder isso de maneira bem clara e falar mais sobre seu processo de criação das crônicas, super transparente e mostra respeito com os leitores...


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  9. Barbie, achei ótima a sua explicação porque muita gente tem essa curiosidade.
    Já respondeu nossa pesquisa no blog ?
    Big Beijos

    ResponderExcluir


  10. Barbie, colocar um pouco de si, mesmo que com ar de ficção, nas cronicas, as tornarão mais atraentes, porque o leitor sabendo disso, vai procurar desvendar o que existe de fato por trás das palavras.

    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Talvez muitas vezes as pessoas se identificam tanto , mas tanto, que acham que pode ser realidade...mas sempre é realidade de alguém.

    ResponderExcluir
  12. Amei o post e a explicação. Eu amo suas crônicas e concordo com você! Suas crônicas são atraentes e quem as lê fica preso do início ao fim ♥
    Beijos | www.doseujeito.tk

    ResponderExcluir
  13. Eu concordo com a Cih, que as pessoas se identificam tanto que acham que pode ser realidade!
    O blog voltou com as postagens normais e com um super sorteio!
    Beijos e boa semana ♥

    ResponderExcluir
  14. Acho interessante manter um certo mistério com relação às crônicas, assim a gente nunca sabe ao certo que aquela história aconteceu realmente, se foi inspirada em algo real ou se é totalmente fictícia.

    ResponderExcluir
  15. Eu acho que já disse umas "par de vezes" aqui que eu adoro suas crônicas e que elas sempre me fazem imaginá-las!
    E mais uma vez te parabenizo por isso!
    E concordo também com o que a Cih disse aí em cima! :)
    Beijo no bolso!
    Tô Barata, mas tô na moda! | Facebook | Twitter

    ResponderExcluir
  16. Entendi, Barbie. E essa mistura de ficção e realidade dá um charme a mais nas crônicas. bj

    ResponderExcluir