domingo, 30 de agosto de 2015

Dia Nacional do Voluntário

Dia 28 de agosto, foi o dia nacional do voluntário e como eu já realizei alguns trabalhos voluntários, vim compartilhar com vocês o que é e minha experiência pessoal.

De acordo com a lei 9.608/1998 o trabalho voluntário é uma atividade não remunerada prestada por pessoa física a uma entidade pública de qualquer natureza, ou a uma instituição privada sem fins lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social, inclusive de mutualidade.

E para ser enquadrado no conceito da lei do voluntário, deve seguir as seguintes características: ser voluntário (sem benefício); ser gratuito; ser prestado pelo indivíduo de forma isolada (não pode ser "subcontratado") e ser prestado para entidade governamental ou privada sem fins lucrativos que tenham objetivos voltados de caráter públicos.

Ah! por lei, é autorizado o ressarcimento de despesas, desde que elas sejam direcionadas para o desempenho da atividade voluntária a ser desenvolvida, mediante notas fiscais e recibos, ou seja, é permitido ter ajuda de custo  para cobrir custos com alimentação e passagem.

Como alguns aqui sabem, eu já realizei alguns trabalhos voluntários com objetivos diversos, entre eles: educacionais, esportivos, e comunitários. Contudo, existem outros que podem ser: ambientais, proteção a animais, desastres, etc. Meu primeiro trabalho voluntário, foi realizado através da faculdade, na época em que eu estudava lá. Nesta universidade, eu comecei desenvolvendo um trabalho voluntário acadêmico e depois realizei outros de apoio à criança. Esse da foto abaixo, foi para a campanha do MC Dia Feliz, um projeto de apoio à crianças com câncer, foi bem divertido realizar este trabalho, lembro-me de ter recebido treinamento e, ainda, visitei a Casa Ronald Mc Donald.


Minha motivação para realizar os trabalhos voluntários sempre foi fazer algo que promova alegria e valorize o próximo, alguns deles me permitiram fazer parte da história. Só que além disso, descobri que os trabalhos voluntários me desenvolveram como pessoa e me fizeram ganhar experiência para a vida pessoal, acadêmica e profissional extremamente valiosas. 

Doar seu tempo por algo que vai contribuir para melhorar a vida de outras pessoas é sem dúvida gratificante, emocionante e memorável.

Navegando pela internet, descobri que a CI, sim aquela onde eu fiz meu intercâmbio, tem um programa de ajuda voluntária no exterior, lá eles organizam todos os detalhes de sua viagem, dão orientações e, antes ou após o projeto de ajuda voluntária você poderá fazer um curso de idioma ou uma viagem a turismo. Para escolher uma área de atuação e saber quais países tem esse programa disponível, cliquem neste link.

E vocês, já fizeram algum trabalho voluntário? Tem vontade de apoiar alguma causa? Contem-me um pouco nos comentários, vou adorar saber!

Ps.: Esse post não é um publieditorial! Como alguns sabem, meu blog não tem patrocínio. E caso venha a ter algum dia, avisarei a vocês. 

25 comentários:

  1. Olá!
    Admito muito quem dedica, mesmo que algumas horas, a ajudar às pessoas. Nunca realizei nenhum trabalho voluntário, então gostei muito das informações ao final do post. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Barbie,
    Eu já fiz trabalho voluntário com idosos em um asilo, é muito gratificante poder ajudar as pessoas.
    Se tiver algum muso da semana para sugerir, me avise nos comentários do blog.
    Boa noite pra vc.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  3. Que bacana Barbie! É tão bonito pessoas que dispõe um pouco do seu tempo em prol de uma causa de humanização! Parabéns! Lindo post e esclarecedor também! :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. que bacana! é muito legal o que você fez, ajudar o próximo faz uma diferença enorme!
    bjss ;*
    arisecondo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Muito linda a sua atitude, parabéns! Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Eu já tive a oportunidade de fazer trabalho voluntário e realmente é gratificante a sensação de poder ajudar ao próximo.
    Ótimo Post.

    Páginas em Preto

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que bacana!
    Adoro todo tipo de trabalho voluntário, acho tão bonito.
    Fiquei sabendo do Mc donalds ontem que a verba de todos os lanches durante o dia todo ia para a Fundação.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  8. Que data mais linda!
    Eu fiz minha parte nesse dia, ser voluntária de alguém, além de nos fazer feliz, nos faz tão bem! ^_^
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  9. Que legal@
    Parabéns a todas as pessoas que se voluntariam por uma causa.
    Kisses

    ResponderExcluir
  10. Ahh, eu adorei este post! E adorei mais ainda a tua atitude tão nobre e tão linda :) beijos querida

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho orgulho de ser voluntária. Acho que se cada um fizesse sua parte, o mundo não estaria do jeito que está. parabéns atrasado para nós e que sua postagem, faça crescer a alma voluntária em mais pessoas!
    Tenha um dia abençoado, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Todos os anos faço voluntariado no Banco Alimentar e na Liga Portuguesa Contra o Cancro. É realmente enriquecedor!

    GIVEAWAY de um colar de 2 camadas com a Timeless Thoughts ❀

    ResponderExcluir
  13. Deve ser uma atitude muito boa, uma verdadeira troca, na qual ambos ganham.
    Eu sou fã dessas atitudes, mas na minha vida coloco o trabalho voluntário como algo difícil, que requer muito de mim e na verdade só basta querer mesmo que tudo dá um jeito <3

    Um beijo, www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  14. adorei o post! é mt bom fazer trabalho voluntário, ajudar pessoas! parabéns pela atitude!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  15. Já fiz trabalho voluntário por dois anos em um grupo daqui da minha cidade chamado Girassol da Alegria, adquiri muitas experiências e lições que com certeza vou levar para a vida toda. Pretendo juntar-me logo logo ao grupo novamente. Fazer esse tipo de ação é gratificante, não?
    ● http://grgea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu nunca fiz trabalho voluntário, mas gostaria de fazer. E muito bonita a sua atitude. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  17. Nossa que legal amiga!! Parabéns pela iniciativa..
    Adoro trabalho voluntário! Adoraria fazer missões!!


    Curta:
    https://www.facebook.com/BLOGAngelP?ref=ts&fref=ts

    Big Kiss;*
    www.angelpoubel.com

    ResponderExcluir
  18. Acho que trabalho voluntario e uma das coisas mais gratificantes que existe. Que bom que voce fez esse post explicando mais sobre essa obra tao importante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Que dataaa linda para se comemorar, também já fui voluntária algumas vezes, mas da última foi de uma ONG. Queria que me chamassem de novo ):

    Beijos, Love is Colorful & Sorteio Lentes para Celular

    ResponderExcluir
  20. Eu já fui voluntária tbm, deu até uma saudadezinha ^^

    ResponderExcluir
  21. Eu acho que nunca prestei trabalho voluntario, mas acho leggal quem faz isso, de ajudar sem ganhar nada em troca
    beijos http://www.blogdaxavier.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Eu também já fiz trabalho voluntário. Em 2011 passei alguns meses ajudando numa comunidade carente, arrecadava alimentos e roupas, checava a saúde e necessidade das crianças, etc. No natal de 2011 também arrecadei brinquedos para as crianças carentes; E em 2013 e 2014 fiz trabalho voluntário numa ong de animais abandonados. Acho super legal a experiencia! Vou dar uma olhada no site do intercambio. Adorei o post, ficou ótimo.
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  23. Já fui voluntária do AMIGOS DA ESCOLA era muito legal.
    @simpleseagradavel
    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir