sexta-feira, 13 de novembro de 2015

O Pequeno Príncipe


No começo de outubro voltei a ler com tudo, mas as resenhas que vou postar hoje são de antes de agosto, época em que dei um tempo (se você não viu, clique aqui).

Tenho o Pequeno Príncipe desde julho de 2009 e o Retorno do Jovem Príncipe adquiri em março de 2013 (para ver, clique aqui). Já tinha lido o primeiro, mas para que a leitura do segundo fosse mais proveitosa o li de novo e fiquei ainda mais encantada pela história.

Conversando com um amigo a respeito dessa história, ele me falou que, na visão dele, o Pequeno Príncipe fala sobre um romance, como metáfora. Onde há dois amores e drogas, os amores são a rosa e a raposa; e as drogas é a serpente. Os 7 planetas seriam reflexões comportamentais, mas eu notei que poderiam ser os 7 pecados capitais que de certo modo diz respeito ao comportamento. A história pode, de fato, ser um romance, percebi isso. Para ver minha primeira opinião, clique aqui.

O segundo livro, fala o que o título sugere, que é o retorno do Príncipe mais crescido à terra. Ele vem em busca de algo e traz consigo algumas frustações e decepções. Foi uma obra publicada a partir de reflexões que a princípio seriam compartilhadas com amigos, mas o autor Roemmers resolveu compartilhar com o restante do mundo. E fez bem. 

Ele fez uma pesquisa interessante e lá cita que resolveu fazer o reencontro dele com o Príncipe na Patagônia, enquanto que no primeiro, Exupéry encontra o Príncipe no deserto do Saara. O livro também tem algumas frases marcantes, uma delas é: "É impossível amar e perdoar as outras pessoas sem primeiro amar e perdoar a si mesmo." 

Para mais detalhes só lendo os livros e descobrindo o quanto essas histórias são interessantes.

Assisti ao filme no cinema e também achei um encanto. Só não concordei muito sobre o fato de Exupéry ser retratado como um homem desorganizado e ser nobre por isso e a mãe da menina uma mulher organizada e ser megera por isso. Na minha visão, eles deveriam ter sido mais suaves, pois parecia que o autor queria mostrar que ser organizado é prejudicial a saúde e ser desorganizado faz as pessoas serem mais tranquilas e serenas. Posso estar errada, mas creio que tudo deve ter um equilíbrio. Veja o trailer aqui.

20 comentários:

  1. Melhor livro da vida!! ♥♥
    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
  2. Oie, tudo bem?

    Interessante a visão do seu amigo, nunca li nada parecido. Estou com o livro aqui para ler, vou tentar ler em breve! ;)


    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho o pequeno príncipe e sempre achei que era um livro muito mais para adulto que para crianças. O retorno do jovem príncipe, não tenho, mas quero ler um dia. Quanto ao filme, achei que fizeram a mãe da menina organizada e tão focada que não via coisas simples da vida. E também não entendi porque o Exupéry foi retratado como alguém tão bagunceiro. Na verdade, acredito que o filme quis mostrar que é importante ter uma vida equilibrada. Não dá pra ser como a mãe da menina e nem como o Exupéry. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  4. Aquele hidratante labial é super gostosinho!

    Nunca li nada sobre o Pequeno Príncipe nem vi o filme. Mas quem sabe algum dia eu pare para ler ou assistir, né?!

    Ótimo sábado!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  5. Eu nunca li o livro e nem vi o filme. Pelo título, eu julgava ser algo bem bobo e infantil sabe? Mas vendo o post e a história, vi que eu estava enganada.
    A história é linda e cativante!
    Preciso ler esse livro, adorei o enredo. <3
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum dos livros nem vi o filme mas parecem ser bem interessantes. Beijo Patty http://ocadernodasideiasparvas.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Já li, O Pequeno Príncipe e também gostei bastante. É um livro co mensagens tão simples,mas necessárias a ser lembradas em um universo de adultos e até mesmo crianças se tornaram tão não humanizadas. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu li o pequeno principe anos atras, mas depois dessa perspectiva que voce e seu amigo tiveram, acho que nas proximas ferias vou ler de novo...rs.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Acredita que eu ainda não li O retorno do jovem principe? O.O Comprei há anos já rs

    Adorei <3

    ResponderExcluir
  10. acredite: ainda não li nenhum dos dois! mas já estão na minha listinha!
    quero mt ler! dizem que é lindo né? adorei o post!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  11. não consigo gostar do Pequeno Principe, acredita? hehe :x
    beijinhos, Re
    http://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
  12. São livros interessantes!

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  13. Esses livros são show de bola. Adoro!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Gostei da frase marcante.
    São ótimos livros.
    Eu não tenho O pequeno príncipe, mas quero comprar ainda.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  15. sempre gostei muito de O Pequeno Príncipe, mas não sabia desse outro livro. vou procurar por ele!

    ResponderExcluir
  16. Tenho que ler o pequeno príncipe, falam sempre bem dele :)
    beijinhos

    http://passosdemoda.blogspot.pt/

    ResponderExcluir