terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Exercite o cérebro, encontrando o caminho

Fazia tempo que eu não postava nenhum joguinho on line por aqui e o da postagem de hoje, é um dos meus favoritos... Eu o encontrei pelos meus passeios virtuais no site Cérebro Melhor. Lá tem uma série de joguinhos e após jogar você tem uma análise de seu desempenho e um relatório de evolução.

O joguinho escolhido por mim, foi Encontre seu Caminho, lá tem informações que falam sobre:

  • O Jogo: exercício para você reproduzir um percurso, onde uma trilha de pedras se acendem numa ordem e sua missão é memorizar o caminho, para depois reproduzi-lo. E de acordo com a progressão, as trilhas vão ficando longas. Eu, particularmente, escolhi o caminho inverso. 
  • Funções cognitivas: envolve o hipocampo, principal estrutura cerebral. O hipocampo tem função de associar informações sensoriais e processá-las em relação ao seu espaço, para que você se lembre mais tarde. O exercício que eu escolhi, exige muita atenção, uma simples distração e o hipocampo perde acesso à memória.
  • Benefícios do exercício para a vida cotidiana: o exercício mostra habilidades que usamos em nosso cotidiano, como por exemplo, encontrar o caminho de sempre ou atalhos e novas rotas para lugares conhecidos, encontrar o carro num estacionamento, andar num shopping novo ou aprender a andar num bairro desconhecido.
Motoristas de táxi em cidades grandes, como Nova York ou São Paulo, são exemplos de pessoas que tê excelente memória espacial e habilidades de navegação. Eles precisam conhecer muitos lugares, além de conhecer percursos mais curtos entre eles. E mesmo com a atual tecnologia do GPS para não se perder, nada melhor do que contar com o seu própria cérebro para encontrar o caminho.


Acima, os meus resultados, consegui realizar sete fazer, obtive 3 estrelas com nota 8, errando 4 vezes. As configurações que eu escolhi foi a fácil inversa, mas pode-se escolher outra, para jogar, lá tem:
  1. Exemplos
  2. Configurações Básicas: com 2 níveis de dificuldade (Fácil ou Difícil)
  3. Configurações Avançadas: direita ou inversa
  4. Iniciar
Para começar, clique na imagem abaixo e divirta-se!!!

3 comentários:

  1. Barbie
    ta aí um jogo que preciso. Minha memória não anda lá essas coisas, preciso exercitá-la. Depois volto para pegar o link.
    Muito boa dica! Afinal, todos devemos ter uma memória "afiada".

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi, Barbie! Me diverti fazendo o jogo, me lembrou aquele de cores a qual brincava quando criança. Obtive pontuação 8, indo até o nível 6 (nível fácil). Gostei, um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Esse site é muito bom!

    Têm diversos jogos interessantes que ajudam a melhorar nossas habilidades cognitivas, como memória, atenção, linguagem, raciocínio lógico e visão espacial!

    Muito boa dica mesmo Barbie! ;)

    ResponderExcluir