domingo, 26 de fevereiro de 2012

Vivendo a Quaresma

A Quaresma é o momento comemorado pela Igreja Católica e Anglicana que simboliza os preparativos para a Páscoa. De acordo com a Wikipédia, a quaresma inicia-se na quarta-feira de cinzas que, também, simboliza o fim do carnaval. Uma curiosidade é que o domingo de carnaval é sempre realizado 7 domingos antes da Páscoa. E o término da Quaresma ocorre na quinta-feira santa, quando é celebrada a Missa da ceia do Senhor Jesus Cristo com os doze apóstolos... e então os católicos realizam a preparação para a Páscoa.
  • 22/02/2012 - Quarta-feria de cinzas, marca o início da Quaresma
  • 01/04/2012 - Domingo de Ramos, 7 dias antes da Páscoa
  • 05/04/2012 - Quinta-feira Santa, fim da Quaresma
  • 06/04/2012 - Sexta-feira da Paixão
  • 08/04/2012 - Domingo de Páscoa
O tempo de quaresma é de 40 dias, porém em dias corridos somam 47, pois de acordo com o cristianismo, o domingo, que já é dia do Senhor, durante a quaresma não é contado. Após esse período, se inicia o Tríduo Pascal, que termina no Domingo de Páscoa. Na Bíblia, o número 4 simboliza o universo material e os zeros que o seguem, significam o tempo de nossa vida na terra, suas provocações e dificuldades. Portanto, a duração da Quaresma está baseada no símbolo deste número na Bíblia.

Esses simbolismos do número 40 pode significar 40 dias de dilúvio, 40 anos de peregrinação dos Judeus pelo deserto, 40 dias de Moisés e de Elias na montanha, 40 dias  que Jesus passou no deserto quando sofreu algumas tentações, 400 anos que durou a estada dos judeus no Egito, entre outros.

Eu nunca fiz quaresma, mas este ano resolvi seguir a tradição católica, já que sou uma... nesse período, é necessário dedicar-se 40 dias para orações, abstinência e caridade. No caso de abstinência, a regra se baseia em deixar de fazer alguma coisa que gostamos, como por exemplo: deixar de comer doces (quindim, casadinho, chocolate, sorvete, etc), que é o que eu estou fazendo, sou muito gulosa para doces, todo dia como um ou mais, por isso, resolvi fazer este sacrifício. Contudo, poderia ser, também, deixar de comer carne, deixar acessar internet, deixar de ir à festas, deixar de fazer compras... se bem que, no meu caso, eu já estou reduzindo o tempo de acesso à internet, saio muito pouco, não gasto muito e quase não como carne, mas esses exemplos foram citados aleatoriamente.

Vou lhes confessar que esta quaresma está sendo muito difícil para mim, detalhe: ontem foi comemorado o aniversário de 1 ano de minha sobrinha... bem, não preciso dizer mais nada, não é verdade!? Se isso vai me emagrecer? Que nada, pois existem massas (nhoc, lazanha, macarrão, etc), hambúrguer, cachorro-quente... tudo bem calórico, preciso dizer mais?

Depois da Quaresma, destinamos o dinheiro que deixou de ser gasto com essa abstinência e o empregamos na caridade. Isso duraria 40 dias em lembrança ao tempo em que Jesus ficou sem comer no deserto pela mesma quantidade de tempo. E independente da quaresma, de vez em quando, dentro de minhas possibilidades, faço caridade, seja para ajudar um parente, um conhecido, vítimas de chuva e até pagar promessas, entre outras.

Durante a quaresma, é realizado no Brasil a Campanha da Fraternidade - a maior campanha de solidariedade do mundo cristão. Todos os anos um determinado tema é escolhido para a campanha.

Na Páscoa, as pessoas tem, também, o costume de presentear, principalmente as crianças, com ovos de páscoa, alguns até fazem aquela brincadeira de colorir os ovinhos, para as crianças procurarem, como se fosse uma "caça ao tesouro". Teve um ano, que eu me reuni com umas amigas e nós fizemos um ovoculto, onde trocamos ovos e outros presentinhos num almoço de páscoa, lembro-me, ainda, que nesse ano a gente combinou que no ano seguinte, iríamos fazer a quaresma, mas eu esqueci de fazer e não sei dizer se elas fizeram.


A foto acima foi tirada, no dia 14 de fevereiro de 2010, no Botafogo Praia Shopping, ano em que fizemos o ovoculto e combinamos de fazer a quaresma para o anos seguinte (2011)... para este ano (2012), até o momento, nada foi combinado, mas se acontecer alguma brincadeira e até mesmo outros detalhes de minha quaresma, eu voltarei para contar a vocês.

bye bye e até a Páscoa.

7 comentários:

  1. Oi, Barbie, gostei muito das explicações do seu post. O período, na verdade, instiga as pessoas a desenvolverem o hábito da caridade, para que a façamos durante o ano todo. Você já faz, eu também, o que significa alguma coisa! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    entao voce nao vai publicar até a pascoa?
    Boa quaresma para voce!
    Deus te abencoe
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Muito legal e informativo seu post, Barbie! É sempre bom transmitir conhecimento a respeito sobre estas datas pois nem todos (como eu, por exemplo no caso da Quaresma) conhecem os detalhes sobre nossos feriados. Bacana também poder conhecer a Campanha da Fraternidade, a qual não havia ouvido falar ainda! Parabéns e uma boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários, Friends! Fico feliz por terem gostado das explicações de um período tão importante.

    @O Diário da Engenheira Engenheira, foi "malzes"... (risos) Acredito que o encerramento do post gerou dúvidas quando eu escrevi "até a Páscoa", mas eu estava querendo dizer que voltarei a falar mais sobre esse assunto.

    Que Deus abençoe você e a todos!
    beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi Barbie,

    tão completo este seu post, bem claro e corretas as explicações sobre a quaresma.

    Sua foto está linda.

    Outro dia dei uma passada de olho correndo em seus posts, não deu tempo de comentar e vi as votos de você de dama, linda, vou conferir aquele post agora.

    Beijinho!

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas informações querida, eu realmente queria saber quando é que terminava a quaresma, e não achei em site algum. Parabéns pelo conteúdo, está excelente! Uma ótima quaresma pra você, é muito bom chegar até o fim dela... é difícil mas quando chega o dia você sente-se vitoriosa

    ResponderExcluir