terça-feira, 6 de março de 2012

Viagem à Recife: Passeio em Ipojuca - Parte II

Saindo de Maracaípe, o segundo e mais esperado lugar que visitei, foi Porto de Galinhas, e apesar de não ter conhecido as piscinas naturais, adorei o lugar, lá é um paraíso, muito lindo mesmo! Com certeza, ainda volto lá! E para quem não conhece, mais abaixo, vai um pouquinho da história deste lindo "paraíso".

Mais abaixo, um pouco da história e origem do nome da cidade (Porto de Galinhas):

Segundo a história contado pelo site turismo do nordeste, antes de receber o atual nome, a praia de Porto de Galinhas chamava-se "porto Rico", devido a extração de Pau Brasil, até que a partir de 1850 começasse a aportar na área navios, trazendo escravos contrabandeados da África para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar, os mesmos, vinham nos porões encobertos por engradados de galinhas D'angola, prato predileto dos senhores de engenho (corte). 

Assim sendo, a tripulação dos navios e os escravistas em terra, criaram uma senha com uma palavra chave para anunciar a chegada de mais escravos clandestinos. O brado era dado da seguinte forma: "Tem galinha nova no porto". A palavra "nova" era a chave que significava uma nova remessa de escravos, por causa desses acontecimentos, o lugar ficou conhecido como Porto de Galinhas, que hoje é o maior pólo turístico do litoral pernambucano.

Obs.: Porto de Galinhas pertence ao Município de Ipojuca que se situa ao sul do Recife.

Abaixo, algumas fotos de Porto de Galinhas:

Nas imagens abaixo, eu com algumas galinhas, na jangada, no totem da feirinha e num barquinho. E essa foi a segunda e última parte do passeio que fiz neste dia (3 de agosto de 2008).





Em postagens futuras, virei contar mais sobre os passeios: a Casa de Cultura de Recife, Praia de Boa Viagem, Shopping Recife, Olinda, Museu dos Mamulengos, visita à casa de parentes e festa de formatura do Ensino Superior.

Os links abaixo, podem lhe interessar:


bye bye e até o próximo passeio.

Um comentário:

  1. Olá minha querida amiga Barbie, boa noite!!!
    Minha amiga, estava aguardando a parte dois, pois achei lindíssimo esse lugar... que interessante a história da troca de nomes... Adorei o passeio, o lugar é realmente um encanto, um paraíso!!!
    Valeu minha amiga!!!
    Tenha uma noite linda e abençoada!!!
    Abraços com carinho e muita paz!!!

    ResponderExcluir