sexta-feira, 16 de março de 2012

Resenha: Coisas de Homem x Coisas de Mulher

Dias desses estava lembrando de um livro que li, ainda, em outubro de 2009 com o nome de Coisas de Homem x Coisas de Mulher... aquele foi o ano que eu comecei a ler livros com mais intensidade, pois sempre gostei de ler, mas essa "intensidade" foi influenciada pela Bienal do Livro ou de repente foi só uma coincidência. O livro foi escrito pelo cronista, teatrólogo e poeta Laé de Souza.

O livro conta crônicas, principalmente, sobre o relacionamento entre o homem e a mulher, mundo onde as discussões são intermináveis. Amor, sexo, casamento, família, traição, homossexualidade, beleza, velhice, dinheiro, amizade, entre outros assuntos. A história é narrada pelo autor com situações que misturam ficção e realidade, contudo quem lê se envolve tão facilmente nas histórias que se imagina como protagonista.


Mais abaixo, descreverei umas das crônicas que fez com que eu comprasse o livro... Eu, particularmente, achei a primeira mais agradável, já a segunda, sem comentários!

Duas Preces
Prece de uma mulher

Senhor, tu que és bondoso e tens poder, ouve-me e atende aos meus pedidos: Que o meu marido esteja sempre pronto a atender os meus desejos, mesmo os mais absurdos; que esteja sempre interessado e atento ao que falo, mesmo que sejam comentários fúteis sobre vizinhos ou parentes; que nas discussões familiares e principalmente com os filhos, sempre aos meus pedidos de depósito em minha conta bancária sem questionar; que não reclame dos presentes que "damos" à minha família; que não implique mais com aquela minha amiga; que renuncie ao seu jogo de futebol nas tardes de sábado para ir a um passeio comigo ao zoológico ou ao cinema; que me leve a assistir ao show da velha Jovem Guarda no Olímpia; que não faça elogios a nenhuma senhora e, se possível, que não tenha olhos para enxergar nenhuma outra mulher; que me dê presente um carro novo para que aquela minha "amiga" fique com água na boca e louca de inveja.

Além disso, senhor, que ele nunca me advinhe os meus pensamentos e que eu tire da cabeça aquele fulano, que Tu sabes quem é. Mas se é para minha felicidade, que aconteça logo e que seja um segredo só nosso. Meu, teu e dele.

Olha pela humanidade, me protege ainda de tudo quanto é ruim, principalmente de olho gordo, amém.

Prece de um homem

Deus, que os pensamentos do patrão sejam sempre desviadas da vontade de me demitir; que os anos voem para que eu termine logo de pagar os 25 anos de prestações do BNH; que meus filhos sejam ajuizados, não deem trabalho na escola e não sejam como fui na adolescência; que minha mulher acredite sempre em mim, mesmo nas coisas impossíveis de se acreditar; que ela não fique com olhares de interrogações e não faça perguntas indiscretas quando chego tarde ou quando encontra uma simples marca de batom em minha camisa; que compreenda a natureza machista do homem de ter necessidade de conquistar e viver novos amores; que acredite que a minha precoce impotência é tudo culpa da situação econômica pela qual passa o país e me atinge; que nunca, jamais, eu tenha a infelicidade de ser morto em condições tão misteriosas quanto o PC e ainda mais ao lado de uma "namorada"; que aquela bela senhora deixe de lado princípios tolos e se arremesse aos meus braços; que sempre que eu esteja ao alado de uma linda mulher, seja visto por alguns amigos que não guardam segredo e especialmente por alguns inimigos.

Que assim seja, amém.

Outra crônica divertida, foi a do:
Com o feio, não!

Esta crônica conta a história de um certo sujeito que era lindo por beleza e nome... chamava-se Máximo... e era metidíssimo. O tal, era casado com uma bela mulher, mas não a valorizava, pois confiava demais em sua beleza e só se preocupava com ele e esquecia de elogiar e conquistar a esposa... Ela ficava triste com isso...

Eles tinham uma amigo que era muito feio... Contudo, esse feio elogiava, demais, a esposa do Máximo, mas como o Máximo se achava máximo, nem ligava para as investidas do feio. Um belo dia quando o "bam-bam-bam" chegou em casa, encontrou em cima da mesa um bilhete de sua esposa que dizia: "Hoje tenho quem me faz feliz. Esqueça-me." Ele procurou até achar, e... descobriu que a esposa tinha fugido com o "feio".

Ele achava que isso nunca aconteceria, entretanto ficou pensando nisso por um bom tempo até endoidar, dizem que algum dia você ainda pode encontrar o lindo por aí, dizendo: "com o feio não, com o feio não..." (hahahaha). Tadinho!?

bye bye e até a próxima resenha.

2 comentários:

  1. Barbie,

    A prece do homem é bem caracteristica da maioria mesmo. Quando ao da mulher, felizmente nunca quero pedir a Deus que um homem me compreenda, aprendi que se não for meu parceiro e bom comigo, eu nao o quero mais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Barbie, além dos textos serem ótimos e reais, o comentário da Sissym deu uma pitada extra de verdade. Os homens tem seus defeitos, assim como as mulheres, mas se não for parceiro e bom, realmente, é melhor ir para bem longe. Gostei da dica, gosto de ler, quando tiver um pouco de tempo vou comprar um desses. Um abraço!

    ResponderExcluir