segunda-feira, 26 de março de 2012

Resenha Revista Gloss: Manual do fim

Foi na revista Gloss, de fevereiro deste ano, que li essas dicas, numa certa matéria, de 8 páginas, que estavam na forma de um "pequeno manual do fim" para descomplicar o término de um relacionamento... Mas a verdade é que nunca é fácil chegar no fim e dar um ponto final sem sofrimentos mesmo para quem está terminando, não é verdade? Por isso, achei interessante!


A matéria que li, falava que, não importa o motivo, pois ele sempre vem acompanhado de uma avalanche de sentimentos difíceis de lidar, tais como culpa, frustração, medo, rancor, etc., deixando nossa mente num debate mental interminável. Segundo a psicóloga Jacy Bastos, como as separações não acontecem de uma hora para outra, independente do tipo de relacionamento, às vezes ela dura mais de um ano.

E foi baseado nisso que, os redatores da revista, elaboraram um guia para tornar esse processo menos sofrido, dividindo-o em três etapas que compartilharei, de forma resumida, neste post:
  • A decisão de terminar... 
Antes de terminar, é necessário responder a pergunta: "acabou mesmo?" E dando alguns motivos, onde se a maioria for sim, então é hora de terminar. E que motivos seriam? bem... se é melhor ficar solteira ou salvar o relacionamento; se não existe mais carinhos entre ambos; se há outras pessoas que você conta novidades; se existe muitas brigas; se ficar longe dele é melhor; se ele parece um desconhecido; se o jeito dele te irrita; se fazem planos muito diferentes e se você sente "inveja" das amigas solteiras na balada. Após "responder" esses questionamentos, reflita para tomar decisão.
  • O momento da conversa final...
Nessa fase, é hora de ter coragem com atitudes, como: deixá-lo preparado; ir se afastando aos poucos; diga a ele o quê você não gosta dele; não deixar que ele tome a atitude por você; tenha a conversa em um lugar calmo; evite bebidas alcoólicas; e deve ser pessoalmente, salvo se o relacionamento começou pelo Skype, por exemplo; nem pense em pedir tempo, já que deseja terminar; e evite clichês do tipo "não é você, sou eu".
  • A hora da "desintoxicação"...
saudades... culpa... raiva... solidão... fracasso... alívio... tristeza... carência... e desilusão. São sentimentos que surgem depois que o relacionamento termina, mas mesmo assim, algumas pessoas, gostariam de dizer a si que o pior já passou, mas como não é assim, há dicas para essas emoções.
Para a saudade (pensar nos melhores momentos do relacionamento), lembre-se do que não foi bom, devolva o que foi dele, bloqueie ou delete-o das redes sociais e suma dos lugares em comum.
Para a culpa (ficar triste por vê-lo chorar com o fim), não faça qualquer tipo de contato e suma dos lugares em comum.
Para a raiva (querer bater nele, achá-lo imbecil), transforme isso em energia, fazendo exercícios, trabalhando, estudando, etc.
Para a solidão (não termina só com ele, mas pessoas em comum ao casal) não é aconselhável se afastar dos amigos num relacionamento, pois no fim, eles estarão por perto, mas se foi assim, reconquiste-os.
Para o fracasso (pensamos que o relacionamento dará certo e quando não dá, ficamos frustrados) para evitar perguntas chatas, avise os amigos mais próximos, pois eles vão te entender e só depois mude o status "em relacionamento sério" no Facebook.
Para o alívio (nem sempre o fim do relacionamento causa sofrimento) por isso, evite esfregar na cara de todo mundo que está feliz, postando mensagens eufóricas, tirando fotos sensuais, etc, pois isso pode soar como provocação.
Para a tristeza (e mesmo que você tenha terminado, a vontade de chorar aparece)  para evitar perguntas chatas, avise os amigos mais próximos, pois eles vão te entender e só depois mude o status "em relacionamento sério" no Facebook, foque em você e se precisar, faça terapia para avaliar suas atitudes e frustrações dessa relação e nada de ficar pensando que "todo homem é igual", pois isso afasta futuros pretendentes...
detalhe: eu, também, penso que nem todo homem é igual e que... exceções das regras existem, mas conheço girls que não compartilham desse pensamento e inclusive já me disseram que ficam com todos... e "usam" todos que nem eles fazem conosco...  afinal, as mulheres devem ser modernas... bem, acho isso, no mínimo, estranho e, nesse sentido, prefiro ser antiquada.
Para a carência (querer voltar para ele)  lembre-se do que não foi bom, devolva o que foi dele, bloqueie ou delete-o das redes sociais, suma dos lugares em comum, não se envolva em outro relacionamento por um tempinho, o ideal é se "desintoxicar" do anterior.
Para a desilusão (pensar que nenhum homem presta, o amor é bobo e de que você nunca vai dar certo)  nada de ficar pensando que "todo homem é igual", pois isso afasta futuros pretendentes.
E por aí as dicas terminam e eu gostei da maioria... e além desta matéria, encontrei muitos outros assuntos interessantes por lá, de vez em quando gosto de ler revistas com esse tipo de conteúdo...

Um comentário: