domingo, 12 de agosto de 2012

Degustando vinhos com o papai

E foi, também, no ano de 2010 que meu pai teve a oportunidade de conhecer o meu local de trabalho numa ação similar à que teve no dia das mães, onde as filhas fizeram fuxico com as mães. Lembro-me que na época meu pai ficou enciumado querendo algo de nível parecido para ele.

E a ação do Dia dos Pais, foi tão interessante quanto a do Dia das Mães, contudo, meu pai só visitou mesmo o "meu setor", já minha mãe conheceu a empresa toda.

E na visita dos pais, teve fotografias, happy hour e uma palestra, aonde falaram sobre a história do vinho e ainda ensinaram pais com filhos ou com filhas a degustarem vinhos.


A imagem acima são de meus dedos segurando uma taça de vinho, mas antes de fazermos a degustação,  tivemos a oportunidade de conhecermos um pouco da história, dos benefícios e algumas curiosidades sobre o vinho.

Sobre o "aprendizado", foi nos passado que para a fabricação do vinho, as uvas utilizadas são bem diferentes das comestíveis que são conhecidas como uvas de mesa. Além disso, existem mais de 5.000 tipos diferentes de uvas para se fabricar vinhos. Detalhe: Antes dessa informação ser passada, eles fizeram uma pergunta que eu não me lembro qual era, mas como meu pai acertou, ele ganhou uma garrafa de vinho e ficou todo bobo por isso e eu toda orgulhosa dele.

Na palesta, foi passado que o vinho traz muitos benefícios à saúde, podendo ser para os rins e coração, por exemplo. Por outro lado, o vinho, também, ajuda na redução do colesterol. Sobre os valores, podem variar de R$ 5,00 à R$ 30.000,00. Disseram, também, que o vinho é muito antigo e tem aproximadamente 6.000 anos a.c. A palestra toda foi realizada por uma sommelier, profissional especialista nesta área (conhecer vinhos).

Na degustação, há três fatores muito importante que são: visão (análise da cor), olfato (análise dos aromas) e paladar (análise do gosto de todos os componentes do vinho).

E a palestra terminou com um Happy Hour, onde foi feita uma degustação de dois tipos de vinhos, sendo Malbec e espumante, além dos salgadinhos para acompanhar. Um detalhe interessante é a forma de segurar a taça que deve ser pela haste fina como mostra a foto acima, não devemos segurar pelo "corpo", pois o calor das mãos pode alterar a temperatura do vinho.

E a todos os pais do mundo: "Um feliz dia dos pais!"

O link abaixo, pode lhe interessar:

5 comentários:

  1. Que chique amiga! FELIZ DIA DOS PAIS para o seu pai. bjnhos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!Boa tarde!
    Tudo bem?
    Barbie...minha amiga!
    ...ah..eu me lembro do FUXICO com a mamãe, e agora,estou degustando o vinho com o seu "papi"...é verdade, tem até forma de segurar ..é muito chique, pra mim...já que tomo vinho TINTO até em copo descartável!(eu tenho baixa tolerância ao álcool, mas não sou de "ferro", né).
    Feliz Domingo do Dia dos Pais!
    Obrigado!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Barbie

    Que interessante esta atividade que a sua empresa promove. Deve ter sido muito bom saber um pouco sobre vinhos, mas nada se compara a fazer isso com o paizão ao lado.

    Feliz de dos pais para vocês!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Viva!!! FELIZ DIA DOS PAIS Barbie!!
    Que artigo lindo o seu! Estar na companhia de nossos pais no local de trabalho é maravilhoso! Foi uma bela homenagem a uma data tão importante amiga!
    Ah, o seu pai é um bom entendedor de vinhos hem? Que legal ele ter acertado a pergunta! Assim o dia ficou muito mais emocionante!!!
    Parabéns e muitos beijos para toda a família!!
    Feliz Semana!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Barbie. Algumas das dicas que li por aqui eu já conhecia, mas achei muito inovadora essa ideia da empresa de promover uma degustação de vinhos com os pais. Sem dúvida um programa diferente e aproximador. Um abraço!

    ResponderExcluir